Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

zecka3

Helvetica rebenta o IE8 e IE9

Recommended Posts

E aí, bleza?

Seguinte, quando coloco no CSS a instrução -> font: Helvetica, Arial, Sans-Serif; <- os meus IE 8/9 (que só uso para testar mesmo) não consegue apresentar a página mas nos outros browsers dá tudo certinho.

 

Basta retirar a referência ao "Helvetica" que ele passa a funfar direitinho.

 

Alguém tem ideia do que se passará?

 

Valeu!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pelos meus testes (não tenho Helvetica instalada), o IE vai procurar por fontes similares, talvez via algoritmo de heurística.

 

O teste de verificação que fiz foi o seguinte:

font-family: Helvetica, 'Times New Roman', serif;

 

E o resultado foi uma renderização sem serifas.

helvetica.jpg

 

Removendo a Helvetica

font-family: 'Times New Roman', serif;

 

Renderização perfeita da fonte 'Times'.

timesa.jpg

 

Por fim, deixando apenas a família genérica

font-family: serif;

Podemos notar uma diferenciação da fonte Times, indicando que a anterior foi aplicada corretamente.

serif.jpg

 

O que posso lhe propor é que passe a fonte Arial para a primeira da lista, garantindo renderização equivalente em todos os navegadores

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Agradeço a brevidade da resposta.

 

Mas como o cliente necessita dessa font acho que vou colocar ela "embeded" no site, no entanto eu gostava era de compreender porque razão isso acontece.

 

É estranho eu ter Helvetica instalada (aliás, eu fiz o esboço no photoshop com ela) e nos outros browsers (Safari, FF, Chrome, Opera) surge o texto direitinho em Helvetica, só no IE é que borrega feio (surge apenas a cor/img do bg) (?!?)

 

Mas valeu!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Testa em outro computador. ;)

 

Aproveitando, só uma dica para os seus próximos trabalhos:

A Helvética é uma fonte paga (e não é barata) e colocá-la "embeded" no seu site sem ter a licensa não seria legal (na verdade, eu não sei se você tem a licensa) e poderia trazer dor de cabeça para o seu cliente.

O Google disponibiliza algumas fontes free e uma maneira bem simples de usá-las no seus sites: http://code.google.com/webfonts

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A Helvética é uma fonte paga (e não é barata) e colocá-la "embeded" no seu site sem ter a licensa não seria legal (na verdade, eu não sei se você tem a licensa) e poderia trazer dor de cabeça para o seu cliente.

 

O uso da fonte não acarreta em problemas de licenciamento. Exatamente por isso é possível definir uma ordem de uso de fontes. Se o visitante não a possuir, utilizaremos outra similar. O proibido é a distribuição/aquisição ilegal da fonte. Declarar um @font-face com o arquivo online para download que causa problemas de licenciamento/mau-uso/pirataria.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.