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rodrigok2

[Resolvido] TNS 12535 operacao sofreu timeout

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Bom dia pessoal!

 

Estou com um problemão aqui. tenho um servidor com o Oracle 10g instalado e precisava que um estacao se conectasse nele. bom até quinta feira 27/01/2011 tudo funcionou normalmente, mas a partir de sexta feira nao consigo mais conectar no banco atraves do software que usamos. sempre que tento conectar o software me retonar o erro ORA 12170 TNS:Ocorreu timeout da conexão. Pesquisei na internet e executei alguns comandos que encontrei em outros post, vou coloca-los abaixo como um "log" para que voces possam tentar me ajudar. Lembrando que no servidor meu software conecta a base de dados normalmente.

 

No servidor executei tnsping funcionou normalmente http://img546.imageshack.us/i/tnspingexecutivo.jpg/

Executei o lsnrctl status http://img816.imageshack.us/i/lsnrctlstatus.jpg/

tambem o lsnrctl services http://img824.imageshack.us/i/lsnrctlservices.jpg/

usei tambem o comando set o e me retornou WINDOWS_NT, esta correto?

segue o tnsnames.ora e listener.ora abaixo

 

# tnsnames.ora Network Configuration File: C:\oracle\product\10.2.0\db_1\network\admin\tnsnames.ora

# Generated by Oracle configuration tools.

 

EXECUTIVO =

(DESCRIPTION =

(ADDRESS_LIST =

(ADDRESS = (PROTOCOL = TCP)(HOST = CONTAB)(PORT = 1521))

)

(CONNECT_DATA =

(SERVICE_NAME = EXECUTIVO)

)

)

 

EXTPROC_CONNECTION_DATA =

(DESCRIPTION =

(ADDRESS_LIST =

(ADDRESS = (PROTOCOL = IPC)(KEY = EXTPROC0))

)

(CONNECT_DATA =

(SID = PLSExtProc)

(PRESENTATION = RO)

)

)

 

 

# listener.ora Network Configuration File: C:\oracle\product\10.2.0\db_1\network\admin\listener.ora

# Generated by Oracle configuration tools.

 

SID_LIST_LISTENER =

(SID_LIST =

(SID_DESC =

(SID_NAME = PLSExtProc)

(ORACLE_HOME = C:\oracle\product\10.2.0\db_1)

(PROGRAM = extproc)

)

)

 

LISTENER =

(DESCRIPTION_LIST =

(DESCRIPTION =

(ADDRESS = (PROTOCOL = TCP)(HOST = contab)(PORT = 1521))

)

)

 

tudo isso eu executei o no servidor. esta tudo certo la né?

 

bom vamos para a estacao.

quando executo o "tnsping executivo" ele me retorna o seguinte: TNS - 12535: TNS:operacao sofreu timeout

segue o tnsnames.ora e listener.ora da estacao

 

# listener.ora Network Configuration File: C:\oracle\product\10.2.0\client_1\NETWORK\ADMIN\listener.ora

# Generated by Oracle configuration tools.

 

SID_LIST_NBS =

(SID_LIST =

(SID_DESC =

(SID_NAME = PLSExtProc)

(ORACLE_HOME = C:\oracle\product\10.2.0\client_1)

(PROGRAM = extproc)

)

)

 

NBS =

(DESCRIPTION_LIST =

(DESCRIPTION =

(ADDRESS = (PROTOCOL = TCP)(HOST = Dep_Financeiro)(PORT = 1521))

)

(DESCRIPTION =

(ADDRESS = (PROTOCOL = IPC)(KEY = EXTPROC0))

)

)

 

# tnsnames.ora Network Configuration File: C:\oracle\product\10.2.0\client_1\network\admin\tnsnames.ora

# Generated by Oracle configuration tools.

 

EXECUTIVO =

(DESCRIPTION =

(ADDRESS_LIST =

(ADDRESS = (PROTOCOL = TCP)(HOST = 192.168.0.86)(PORT = 1521))

)

(CONNECT_DATA =

(SERVICE_NAME = EXECUTIVO)

)

)

 

NBS =

(DESCRIPTION =

(ADDRESS_LIST =

(ADDRESS = (PROTOCOL = TCP)(HOST = 192.168.0.1)(PORT = 1521))

)

(CONNECT_DATA =

(SERVICE_NAME = nbs)

)

)

 

EXTPROC_CONNECTION_DATA =

(DESCRIPTION =

(ADDRESS_LIST =

(ADDRESS = (PROTOCOL = IPC)(KEY = EXTPROC0))

)

(CONNECT_DATA =

(SID = PLSExtProc)

(PRESENTATION = RO)

)

)

 

 

detalhe que eu esqueci o ip do servidor é 192.168.0.86 e o nome na rede é contab

tambem tentei fazer o seguinte copiar o listener.ora e tnsnames.ora as partes que se referem ao listener e o tnsname referente ao servidor mas o erro foi o mesmo. pensei que poderia ser o host por isso fiz essa troca mas dá na mesma.

 

bom é isso, aguardo a ajuda de voces, nao sei mais o que fazer.

desde ja agradeco.

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Do manual

 

ORA-12170: TNS:Connect timeout occurred

Cause: The server shut down because connection establishment or communication with a client failed to complete within the allotted time interval. This may be a result of network or system delays; or this may indicate that a malicious client is trying to cause a Denial of Service attack on the server.

Action: If the error occurred because of a slow network or system, reconfigure one or all of the parameters SQLNET.INBOUND_CONNECT_TIMEOUT, SQLNET.SEND_TIMEOUT, SQLNET.RECV_TIMEOUT in sqlnet.ora to larger values. If a malicious client is suspected, use the address in sqlnet.log to identify the source and restrict access. Note that logged addresses may not be reliable as they can be forged (e.g. in TCP/IP).

 

--

Timing issues are associated with an ORA-12535 error in the client log files.

 

To resolve this, try speeding up the connection by using exact addresses instead of names and increase the INBOUND_CONNECT_TIMEOUT_listener_name parameter in the listener.ora file. The default value for this parameter is 60 seconds.

--

 

ORA-12170: TNS:Connect timeout occurred

Cause: The client failed to establish a connection and complete authentication in the time specified by the SQLNET.INBOUND_CONNECT_TIMEOUT parameter in the sqlnet.ora file. This error may be a result of network or system delays, or it may indicate that a malicious client is trying to cause a denial-of-service attack on the database server.

Action: If the error occurred due to system or network delays that are normal for the particular environment, then perform the following steps:

 

1.

 

Turn on tracing to determine which clients are timing out.

 

See Also:

"Tracing Error Information for Oracle Net Services"

2.

 

Reconfigure the SQLNET.INBOUND_CONNECT_TIMEOUT, SQLNET.SEND_TIMEOUT, or SQLNET.RECV_TIMEOUT parameters in sqlnet.ora to a larger value.

 

If you suspect a malicious client, then perform the following steps:

 

1.

 

Restrict access to the client. For example, you can configure parameters for access rights in the sqlnet.ora file.

 

See Also:

"Configuring Database Access Control"

2.

 

Locate the IP address of the client in the sqlnet.log file on the database server to identify the source. Remember that an IP address can be forged.

 

For example, the following sqlnet.log excerpt shows a client IP address of 192.168.2.35.

 

Fatal NI connect error 12170.

 

VERSION INFORMATION:

TNS for Linux: Version 11.2.0.0.0

Oracle Bequeath NT Protocol Adapter for Linux: Version 11.2.0.0.0

TCP/IP NT Protocol Adapter for Linux: Version 11.2.0.0.0

Time: 03-MAY-2009 13:51:12

Tracing to file: /ora/trace/svr_13279.trc

Tns error struct:

nr err code: 0

ns main err code: 12637

TNS-12637: Packet receive failed

ns secondary err code: 12604

nt main err code: 0

nt secondary err code: 0

nt OS err code: 0

Client address: (ADDRESS=(PROTOCOL=tcp)(HOST=192.168.2.35)(PORT=52996))

 

If the time out occurs before the IP address can be retrieved by the database server, then enable listener tracing to determine the client that made the request.

 

See Also:

 

*

 

"Limiting Resource Consumption by Unauthorized Users" additional information about setting the SQLNET.INBOUND_CONNECT_TIMEOUT parameter

*

 

"Configuring Database Access Control"

*

 

Tracing Error Information for Oracle Net Services

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Qual Ip que esta no seu servidor? o 192.168.0.86?

tenta mudar para 192.168.0.86 para CONTAB...

 

da um ping normal em CONTAB, qual ip que ele resolve?

 

Listener do Servidor:

 

EXECUTIVO =

(DESCRIPTION =

(ADDRESS_LIST =

(ADDRESS = (PROTOCOL = TCP)(HOST = CONTAB)(PORT = 1521))

)

(CONNECT_DATA =

(SERVICE_NAME = EXECUTIVO)

)

)

 

TNS do client:

 

EXECUTIVO =

(DESCRIPTION =

(ADDRESS_LIST =

(ADDRESS = (PROTOCOL = TCP)(HOST = 192.168.0.86)(PORT = 1521))

)

(CONNECT_DATA =

(SERVICE_NAME = EXECUTIVO)

)

)

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Qual Ip que esta no seu servidor? o 192.168.0.86?

tenta mudar para 192.168.0.86 para CONTAB...

 

da um ping normal em CONTAB, qual ip que ele resolve?

 

Listener do Servidor:

 

EXECUTIVO =

(DESCRIPTION =

(ADDRESS_LIST =

(ADDRESS = (PROTOCOL = TCP)(HOST = CONTAB)(PORT = 1521))

)

(CONNECT_DATA =

(SERVICE_NAME = EXECUTIVO)

)

)

 

TNS do client:

 

EXECUTIVO =

(DESCRIPTION =

(ADDRESS_LIST =

(ADDRESS = (PROTOCOL = TCP)(HOST = 192.168.0.86)(PORT = 1521))

)

(CONNECT_DATA =

(SERVICE_NAME = EXECUTIVO)

)

)

 

 

 

Boa tarde supernoi.

Quando pingo o ip 192.168.0.86 ele resolve o proprio ip 86 mesmo. é uma rede simples o problema é que eu tenho outro servidor com banco oracle no ip 192.168.0.1. como eu disse antes os dois funcionavam normalmente para esta maquina eu consiga conectar em ambos, mas agora quando dou um tnsping no 192.168.0.1 ele pinga normalmente, mas quando dou um tnsping no 86 ele ta o tal do time out.

 

Quanto a outra parte os dois arquivos tnsnames.ora ja estao configurados como voce falou, eu havia trocado so para testar mas a configuracao normal é contab no banco e 192.168.0.86 no cliente e mesmo assim nao conecta nem pinga.

 

O que mais pode ser? e obrigado pela ajuda!

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Cara,

 

Você possui algum firewall configurado? checa a liberação da porta no firewall do server ou da rede, como disse o supernoi, ta realmente parecendo problema de rede.

 

Se fosse problema no TNS no proprio servidor ocorreria erro.

 

qualquer coisa tenta um telnet na porta e ve se fica tudo preto.

 

telnet 192.168.0.86 1521

 

Abraço

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Ta me parecendo que o erro é de config na rede... eu chutaria nos arquivos Hosts... da uma conferida.

 

Vou verificar o arquivo hosts do windows e caso haja algum erro ou duvida coloco aqui... vlw pela ajuda

 

Cara,

 

Você possui algum firewall configurado? checa a liberação da porta no firewall do server ou da rede, como disse o supernoi, ta realmente parecendo problema de rede.

 

Se fosse problema no TNS no proprio servidor ocorreria erro.

 

qualquer coisa tenta um telnet na porta e ve se fica tudo preto.

 

telnet 192.168.0.86 1521

 

Abraço

 

Cara tenho um firewall sim slack na rede. vou verificar se há algum problema de bloqueio nos ips ou na porta, assim que testar posto o resultado aqui. obrigado pela ajuda.

 

 

ate mais

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Boa tarde.

 

Gostaria de agradece a ajuda de todos.

 

Moderação pode encerrar o topico. o problema estava no servidor mas como nao foi eu quem resolvi vou ficar devendo a solucao.

 

Até mais

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