Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Ramos_ML

Rede Lenta

Recommended Posts

Temos 4 PCs novos (DELL Inspiron 580) ligados em rede através de um hub Encore ENH908-NWY e este, via uplink (porta 8) a um Dlink 2640b que funciona muito bem e todos têm acesso à internet.

Noutro dia, através de uma cópia de um arquivo de 9Gb pude verificar a velocidade de 10 a 13 mbps (mais detalhes no Windows 7, todos 100% original).

Ora, os PCs tem placa Gigabit e o hub suporta "apenas" 100 Mpbs... porque a cópia ficou somente em 10% da velocidade disponível ?

Li e pesquisei que é tudo automático: tanto no hub quanto nas placas gigabit (autodetectável, etc), mas não tá legal ! O que devo fazer para otimizar a velocidade da rede e usar, pelo menos, os 100 mbps "disponíveis" do hub ? Agradeço desde já qualquer auxílio.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tenho uma rede gigalan, em um computador com uma placa gigalan e um switch gerenciavel layer 2 da Dell também gigalan ... eu atingi os mesmos 10mbps por segundo que você, só que mesmo nos 10mbps eu demorei 4minutos para transferir 4GB.

Enfim, acredito que o seu problema seja relacionado a cabeamento e ao hub ... segue a explicação:

O Hub funciona como retransmite um sinal que chega na sua porta de entrada, se o sinal chega com ruídos ao HUB ele não faz nenhum tratamento no sinal, ele repete o sinal com o ruído junto, ou seja , sua placa de rede vai ter o sinal porém vai ter mais dificuldade de interpretar esse sinal. Em um Switch o sinal não é replicado, ele chega na porta de entrada é interpretado e eliminado os ruídos e retransmitido sem os ruídos iniciais.

No cabeamento o problema está em relação a categoria, o mais utilizado cat 5e tem uma largura de banda de 100mhz, o cat 6 que eu tenho aqui tem uma largura de banda de 250mhz. O que isso significa? Em uma analogia simples: Vamos imaginar que o cabo seja uma rodovia cujo a velocidade máxima seja 10 km/h. O cabo cat 5e é uma pista de 10 faixas, 5 faixas que mandam sinal e 5 faixas que recebem sinal ... colocaremos 5 carros enviando dados e 5 carros recebendo dados e todos andando a 10km por hora. POr algum motivo (ruído,diafonia,e outros muitos) o sinal tiver ruído, seria como se uma das vias estivesse em manutenção e 5 carros tivessem que dividir 4 pistas. Se o sinal for muito prejudicado, mais pistas podem ficar em manutenção e fazer 5 carros dividirem 2 pistas por exemplo. Ou seja, eles vão tentar andar na velocidade máxima mas com muitos carros disputando poucas faixas de pista a velocidade diminui e pode acontecer até acidentes (os chamados crashs ou perca de pacotes).

Okay, foi meio complicado mais deu pra ter uma base.

O que fazer para verificar se o problema é cabeamento?

Bom como solução simples recomendo você abrir o prompt de comando de dar ping em uma máquina na rede e verificar quanto tempo de reposta ele dá. O normal é 1ms, se for acima disso para uma rede cabeada é algo prejudicial.

Se o sinal for 1ms, recomendo substituir o hub por um switch (pode ser 100mb msm) que o desempenho vai ser maior.

Compartilhar este post

Link para o post

Fiz os testes entre os PCS: somente 1 caso identifiquei com o ping velocidade <1ms. Então cronometrei o tempo entre um outro caso e este... a diferença de tempo ficou em segundos apenas.

Apenas para ilustrar: fiz o teste com um arquivo de 8,87 Gb vezes 1.024, 9.083 Mb, vezes 1.024 9.300.769 Kb, vezes 1.024 9.523.987.788 bytes que "fecha" com as propriedades do arquivo no windows em questão! A cópia durou aproximadamente 13'40'' ou 780 segundos. Para verificar a velocidade média em Mb, levo em consideração o tamanho em Mb : 9.083 por 780... total 11,07 que condiz com a média apresentada no Windows 7 ! Fiz um cálculo aproximado do seu exemplo também: 4 Gb (ou 4.096 Mb) em 4 minutos (ou 240 segundos), ou seja 17,06 Mbps... certo ?

Não sou expert no assunto, mas meu Encore de R$ 50 responde bem comparado ao seu equipamento de, imagino, alguns mil reais. Estão corretas estas velocidades ? Afinal para que se adquire equipamentos (seu caso ?) de rede corporativa caros com velocidades NOMINAIS de Gigalan ? Agradeço sua contribuição e aguardo a réplica, mas preciso de segundas e terceiras opiniões... pois no meu ententer este arquivo de 8,87 Gb deveria ser copiado em aproximados 91 segundos (9.083 Mb / 100 Mbps).

Compartilhar este post

Link para o post

As empresas gastam alguns mil reais em equipamentos como esse devido a quantidade de máquinas e a possibilidade de fazer QOS nas portas do Switch ou então gerenciar porta por porta do Switch. Em um switch como o meu eu posso reservar 10 portas para o meu servidor, somar a velocidade dessas portas e transferir dados a 10Gigalan para o meu servidor, ou então criar Redes virtuais.

Compartilhar este post

Link para o post

Meu amigo, você está com uma rede doméstica, equipamentos simples, sem capacidade de transferir MBbytes FULL (Real) com tudo, sua taxa de transferência via rede, será mesmo baixa.

Compartilhar este post

Link para o post

Reconfigurei meu router: os pings estão todos OK (tempo <1ms) !

Refiz os testes, inclusive com outro PC... a diferença é rídicula.

Li os demais comentários... =(

eh... até justifica... mas não explica !? =/

Compartilhar este post

Link para o post

Poxa, ninguém mais se habilitou ? =(

Fiz o seguinte: pesquisei! Baixei o aplicativo Broadcom Advanced Control Suite (BACS3) da broadcom. Fiz os testes e diagnósticos do aplicativo e, irei em breve arrumar (re-crimpar) os conectores RJ45, pois não estão 100%. Esquisito né ? Achava que estes cabos à venda nas lojas de informática eram melhores, coloridos (para facilitar a identificação do equipamento que chega ao hub) e bem acabadinhos até, mas não funcionam direito. Bom, segundo li, os cabos devem estar 100% para funcionar a Gigalan... ao consertar postarei aqui o resultado. Sem pressa...

=D

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.