Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Vinicius Ianni

E-commerce brasileiro briga na Justiça para não pagar ICMS duas vezes

Recommended Posts

E-commerce brasileiro briga na Justiça para não pagar ICMS duas vezes

 

Fonte: IDG NOW

 

Cresce número de Estados que exige recolhimento do imposto já cobrado pelos Estados de origem da venda; batalha deverá chegar ao Confaz em abril.

Pelo menos três Estados vêm cobrando Imposto de Circulação de Bens e Mercadorias (ICMS) em compras feitas pela Internet de empresas de outros Estados, informou nesta sexta-feira (11/2) o jornal Folha de S.Paulo.

 

Bahia, Ceará e Mato Grosso têm cobrado ICMS de compras realizadas via Internet e também via telemarketing, além do ICMS cobrado pelo Estado de origem da mercadoria.

 

O caso mais recente é o da Bahia, que começou a cobrar o ICMS este mês. Ceará e Mato Grosso realizam a cobrança desde 2009, informa o jornal. Outros Estados, como Piauí, começarão a cobrar o tributo nos próximos meses.

 

Na Bahia, grandes lojas, como Renner e o grupo B2W (controlador das lojas Americanas, Submarino e ShopTime), conseguiram liminares na Justiça que a liberam do pagamento.

 

Em abril, data da próxima reunião do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), os Estados que realizam a segunda cobrança deverão pressionar os Estados de São Paulo e de Rio de Janeiro, onde geralmente estão os estoques dessas empresas, a partilhar o valor cobrado na origem.

 

Nos EUA

A questão da cobrança de impostos em vendas realizadas pela Internet também preocupa os Estados Unidos. Lá, as lojas que vendem pela web não recolhem imposto sobre o consumo - ao contrário das lojas físicas, que cobram do consumidor taxas que chegam a 10% do preço do item. Um estudo da Universidade do Tennessee aponta que, no período de seis anos que termina em 2012, o total de impostos não coletados será de até 56 bilhões de dólares.

 

Para alguns Estados dos EUA, a solução tem sido cobrar o imposto diretamente do consumidor. Na Califórnia, o contribuinte é obrigado a declarar o quando gastou em itens comprados pela Internet. O Estado do Colorado, por sua vez, obriga os comerciantes online a informar ao Estado quanto cada morador gastou no site.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É algo que o bom senso diz que nem deveria ser preciso fazer

 

Como disse em outro tópico os estados que se acham prejudicados deveriam era fortalecer as empresas locais para crescerem e não tentar ganhar em cima das outras de outros estados

 

O caso americano parece ser bem diferente do nosso pois deixar de recolher e aqui querem recolher duas vezes

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É o famoso custo Brasil.

 

Incompetencia dos governantes que não sabem formentar as empresas (sejam municipais ou estaduais)e a completa falta de bom senso.

 

E o povo que não sabe votar, permite que absurdos como esses aconteçam.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.