Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Marcus Marinho

Fazer backup e restore no VB.net de um BD em access !

Recommended Posts

Pessoal,

Estou fazendo no vb.net um programinha que realizará backup e restore da base de dados. PAra isso, eu ia tentar usar o tuto http://www.macoratti.net/vbn_bkrs.htm, porém ele é para SQL SERVER. Alguem têm um tuto ou conhece para realizar isso em BD access ? Eu até achei um em inglês, mas não têm muitas opções e gostaria de ver mais opções...

Desde ja agradeço.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

bom dia amigo, eu conheço o codigo para gera o backup mais não conheço para restaurar!

coloquei isso no evento ao clicka do botão

Dim fileOrigem As String = Application.StartupPath & "\seu_banco_de_dados.accdb"
       Dim filedestino As String, o As New FolderBrowserDialog
       If o.ShowDialog <> Windows.Forms.DialogResult.OK Then Exit Sub
       filedestino = o.SelectedPath & "\backup.accdb"
       IO.File.Copy(fileOrigem, filedestino)

com esse codigo quando você clicka no botão ele vai pedir q você selecione um diretorio,

e sera gerado o backup!

espero ter te ajudado infelizmente não conheço para restaurar!

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu irmãozinho...

será que não tem um jeito de ele jogar para um diretorio pre-definido no codigo automaticamente ?

Muito obrigado mesmo pela ajuda e desculpe a demora da resposta.

abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Você pode usar Interop, e trabalhar no vb.net como se tivesse dentro do própio access

Daí você dá uma pesquisada (no 2003 tinha), no objeto docmd para compactar e reparar banco de dados ele tem os parâmetros para você dizer qual o banco que será compactado e qual o nome destino...

Daí você monta o nome do banco tipo 20110218130435_banco.mdb, ou seja, o backup de banco.mdb feito às 13:04:35 do dia 18 de fev de 2011

Código pronto eu não tenho, mas eu acho que dá pra ter uma noção

QQ coisa é só postar

Abraços

Ok

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal,

Consegui fazer mais ou menos o que desejo com o seguinte:

FileCopy("C:\Users\Marcus\Desktop\xxxxx\BD\BancodeDados.mdb", "c:\BackUpFolder\Backup.mdb")

Porém, o diretório de backup já têm que existir necessariamente, senão dá erro. Têm alguma forma dele ser criado automaticamente ou fazer aquela famosa perguntinha se deseja criado o diretorio que não existe ?

Obrigado

Compartilhar este post

Link para o post

Consegui resolver o problema da seguinte forma depois de pesquisar e muito na net:

Dim Pastabackup As String = "C:\BackupBDxxxxx"

If Not System.IO.Directory.Exists(Pastabackup) Then

System.IO.Directory.CreateDirectory(Pastabackup)

End If

Agora, eu gostaria de fazer isso junto com um progress bar. Ja tentei olhar alguns tutos, porém não consigo entender e desenvolver algo como isto. Alguem poderia me ajudar por favor ?

abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.