Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

DaRkShAfT

[Resolvido] Zf CMS

Recommended Posts

Oi Galera,

Já alguém utilizou o Digitalus CMS?

Estava procurando um CMS já desenvolvido em ZF para poder alterar o design e criar o meu próprio CMS para me facilitar no desenvolvimento web...

Qual a melhor escolha?

Obrigado.

[]

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olha, o que eu utilizo não chega a ser um CMS. Vejo muita gente trabalhando com módulos (notícias, email...). Por exemplo, tenho um Controller para CRUD de notícias (admin) e um Controller para visualização da notícias (default), além do Model padrão para notícias. Da mesma forma para outras partes comuns em diversos sites.

não acha uma boa opção implementar um cms destes?

O que você quer dizer com implementar? Não vejo o que implementar em um CMS assim. Você pode utilizar este CMS, mas vai do seu gosto. Eu preferi fazer do zero, mas é sempre válido analisar o que fizeram, como fizeram...

Enfim, veja, instale, analise e tire suas próprias conclusões sobre qualquer ferramenta (CMS, Framework).

Carlos Eduardo

Compartilhar este post

Link para o post

Olha, o que eu utilizo não chega a ser um CMS. Vejo muita gente trabalhando com módulos (notícias, email...). Por exemplo, tenho um Controller para CRUD de notícias (admin) e um Controller para visualização da notícias (default), além do Model padrão para notícias. Da mesma forma para outras partes comuns em diversos sites.

não acha uma boa opção implementar um cms destes?

O que você quer dizer com implementar? Não vejo o que implementar em um CMS assim. Você pode utilizar este CMS, mas vai do seu gosto. Eu preferi fazer do zero, mas é sempre válido analisar o que fizeram, como fizeram...

Enfim, veja, instale, analise e tire suas próprias conclusões sobre qualquer ferramenta (CMS, Framework).

Carlos Eduardo

Oi,

Pois o meu problema é o seguinte... Eu quero criar um cms em cima de uma framework, neste caso zend.

Mas estava procurando já uma base evoluída... Gestão de users, gestão de páginas, gestão do site, etc... que fosse escalável para eu depois criar novas facilidades como modulo de noticias, etc etc...

Algo que tivesse uma comunidade para tirar dúvidas, partilhar idéias, etc...

Assim do zero, nem daqui a um mês eu tenho uma base estável para ir trabalhando e eu infelizmente estou com pouco tempo...

Abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Viva,

Eu tenho estado a pensar seriamente em construir a minha própria aplicação, no entanto tenho algumas dúvidas que gostaria de esclarecer antes de partir para essa aventura...

Eu vou querer ter dois módulos, o public e o admin... Preciso de configurar a framework para trabalhar desta maneira.

No entanto, e não sei se dá para fazer mas, precisa de funcionar da seguinte maneira:

Na administração eu vou chamar por exemplo dominio.com/admin/controller/action, no entanto para o public eu quero chamar por dominio.com/idioma/controller/action e gostaria de saber se é possível para as páginas do CMS como Home, Contactos, Etc., se é possível chamar directamente tipo dominio.com/idioma/Home?? Ou seja, neste caso não vai existir um controller/action ou então o mesmo está camuflado...

Preciso também de saber como configurar templates/skins para o modulo admin, e templates/skins para o modulo public...

Obrigado pela paciência galera, mas estou entrando num mundo novo e preciso de apalpar terreno antes de meter a pata na poça :)

Valeu[]

Compartilhar este post

Link para o post

Por uma questão de organização, mantenha apenas uma dúvida por tópico.

Sobre a questão de utilizar site.com.br/idioma/controller/action, você já fez a pergunta e eu já respondi aqui, então mantenha a dúvida por lá.

Sobre utilizar o CMS, já resolveu?

Carlos Eduardo

Compartilhar este post

Link para o post

Por uma questão de organização, mantenha apenas uma dúvida por tópico.

Sobre a questão de utilizar site.com.br/idioma/controller/action, você já fez a pergunta e eu já respondi aqui, então mantenha a dúvida por lá.

Sobre utilizar o CMS, já resolveu?

Carlos Eduardo

Oi,

Ok, desculpa... convém manter isto arrumado! ;)

Não, ainda não sei como fazer essa questão do cms...

Se poder ajudar...

Abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Você quer fazer um CMS ou utilizar um dos que foi citado? Como eu disse, sugiro que você utilize o TomatoCMS, pois acredito que será a solução mais rápida para você.

Carlos Eduardo

Compartilhar este post

Link para o post

Você quer fazer um CMS ou utilizar um dos que foi citado? Como eu disse, sugiro que você utilize o TomatoCMS, pois acredito que será a solução mais rápida para você.

Carlos Eduardo

Oi,

Estou mesmo a fim de desenvolver um cms de raíz...

Eu não sei se estou vendo bem o trabalho que isto me vai dar, lembrando que eu não conheço nem domino a framework...

No entanto como já fiz um pequeno projecto com ela, já sei de algumas coisas que vou precisar para começar...

Primeiro de tudo preciso de ajuda para configurar a framework para trabalhar com módulos, admin/ e public/.

Depois cada módulo vai ter as suas próprias configurações... é possível certo?

A partir daqui é começar a trabalhar no cms, basta ficar tudo preparado para abrir da seguinte maneira:

- http://app.dom/idioma/controller/action (você já me explicou como funciona a parte do idioma)

- http://app.dom/admin/controller/action (aqui não vai ter idioma na url, mas o utilizador vai escolher o idioma no form de login, depois fica registado na sessão)

Pode funcionar assim?

Valeu[]

Compartilhar este post

Link para o post

Para trabalhar com módulos, você cria os módulos utilizando o Zend Tool, com o seguinte comando:

zf create module admin

Onde admin é o nome do módulo. Com isto já são feitas as configurações necessárias no arquivo application.ini para que o módulo seja carregado.

Carlos Eduardo

Compartilhar este post

Link para o post

Oi,

eu criei o módulo admin a partir da consola e ele simplesmente me criou a estrutura... não foi configurada nenhuma alteração no application.ini!

Abraço[]

Compartilhar este post

Link para o post

Estranho... De qualquer forma, você pode fazer manualmente então as configurações para carregamento dos módulos:

resources.frontController.moduleDirectory = APPLICATION_PATH "/modules"
resources.frontController.defaultModule = "default"

A segunda linha é utilizada caso o módulo default fique dentro da pasta modules e não direto dentro de application. Se ficar dentro de application, você coloca só a primeira linha.

Veja se carrega normalmente agora. Para criar um controller dentro do módulo, você utiliza:

zf create controller NomeDoController -m admin

Onde NomeDoController é o nome do controller que você quer criar e admin é o nome do módulo.

Carlos Eduardo

Compartilhar este post

Link para o post

Oi,

Mesmo assim ele não está funcionando...

Ele está carregando da seguinte forma:

Request Parameters:

array (

'controller' => 'admin',

'action' => 'index',

'module' => 'default',

)

Isto quando eu chamo por /admin

[]

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, então você pode configurar assim:

resources.frontController.controllerDirectory = APPLICATION_PATH "/modules/default/controllers"
resources.frontController.moduleDirectory = APPLICATION_PATH "/modules"
resources.frontController.defaultModule = "default"

Só que aí o módulo default tem que ficar dentro da pasta modules. Você está usando autoload?

Carlos Eduardo

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, o problema é que o ZF não está localizando o módulo admin e está tentando mostrar o controller admin. Como está o seu application.ini, a estrutura de diretórios e arquivos?

Carlos Eduardo

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, o problema é que o ZF não está localizando o módulo admin e está tentando mostrar o controller admin. Como está o seu application.ini, a estrutura de diretórios e arquivos?

Carlos Eduardo

Já está funcionando! ;)

[]

Compartilhar este post

Link para o post

Legal!!! Mas o que tinha de errado? Poste aqui a solução.

Com a solução postada aqui, outras pessoas que venham a ter o mesmo problema poderão solucionar da mesma forma que você. :joia:

Carlos Eduardo

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.