Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

ulfreitas

logica condicional

Recommended Posts

Bom dia, to começando a estudar logica, e to com uma duvida, não sei se é o melhor lugar pra postar me desculpem, mas como vcs são programadores devem manjar bem de logica,

logica condicional:

por exemplo tenho duas proposiçoes, 'A' e 'B' A --> B, o condicional só vai ser falsa se A é verdadeiro e B for falsa,

porque se A é falso e B verdadiro é verdadeiro?

tipo esse exemplo q tem no meu livro:

A: 5<2 (falso)

B: 2EZ (2 pertence aos inteiro) (verdadeiro)

A-->B: 5<2 --> 2EZ

Porque a primeira proposição pode ser falsa?

Desculpem se a pergunta for besta

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uma relação do tipo "A leva a B" não necessariamente implica que se A for falsa, B é falso. Pode-se dizer, a partir dessa relação, que "B é verdadeira se A é verdadeira", que é bem diferente de "B é verdadeira se e somente se A é verdadeira".

Um exemplo:

proposição A: um leão quer dominar um território pertencente a outro leão;

proposição B: um leão quer matar outro leão;

Claramente, A -> B. Mas existem outros motivos pelos quais B pode ser verdadeira. No caso, a proposição "um leão teve seu território invadido" (nova proposição C) também leva à proposição B:

A -> B;

C -> B;

Espero que tenha entendido. Acho que não tem um lugar apropriado no fórum pra esse tipo de coisa... não se trava nem de lógica digital.

Compartilhar este post

Link para o post

outra esplicação talvez que seja mais simples de entender(pelo menos para mim, nao sei quanto a você) que meu professor explicou hoje na faculdade... a seguinte questao: uma historia meia idiota mais pra entender é boa:

José se separou de Maria e josé foi morar com sua mae e maria foi morar com a mae dela....passando um tempo um amigo de josé deu uma força para que josé encontrasse maria....entao ele disse: vai no DOMINGO ao shopping que você encontra maria...

transformando essa historia em logica ficaria:

SE DOMINGO ENTAO jose ENCONTRA maria no xops transformando agora isso para tabela da verdade

____V___________________V //Verdadeiro ou seja se josé for ao domingo ele encontra maria....

____V___________________F //Falso pq josé foi mesmo ao domingo porem maria nao estava lá

____F___________________V //Verdadeiro pq josé NAO FOI AO DOMINGO entao josé nao pode afirmar que maria esteve lá

logo adimitimos que maria poderia estar la entao atribuimos V...

____F___________________F // Verdadeiro josé nao foi se josé nao foi nao pode dizer que maria foi..

bom acho q deu pra dar uma esclarecida se nao entendeu ainda peça para seu professor de explicar melhor....

vlws...

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.