Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Mário Monteiro

Crise política na Líbia ameaça sites com endereço '.ly'

Recommended Posts

Crise política na Líbia ameaça sites com endereço '.ly'

Domínios dependem de servidores raiz, controlados por filho de ditador.

Servidores fora do país não garantem estabilidade.

 

Altieres Rohr Especial para o G1

 

bitly.jpg

Bit.ly, encurtador, tem endereço com extensão da Líbia (Foto: Reprodução)

 

A internet na Líbia enfrentou problemas e instabilidades desde o início dos protestos contra o governo do presidente Muammar Kadhafi. A rede chegou a ficar fora do ar no sábado (19). Mesmo assim, sites cujo endereço tem a extensão da Líbia, como o famoso encurtador de links bit.ly, continuaram funcionando.

 

O motivo disso é a presença de servidores líbios nos Estados Unidos e na Holanda, garantindo a estabilidade desses sites mesmo quando o país ficar sem internet.A estabilidade, porém, está nas mãos de Muhammad Kadhafi, que é filho do presidente e responsável pela empresa de telecomunicação do país, a GPTC. A GPTC também é a controladora de todos os endereços .ly.

 

Apesar dos sites .ly hospedados fora do país terem sobrevivido à queda no sábado, ainda existem meios de o governo derrubar esses sites. Para isso é preciso alterar a lista de domínios, controlada pela Companhia Geral de Correios e Telecomunicações da Líbia (GPTC) – um departamento do governo da Líbia.

 

A Líbia Telecom & Tecnologia (LTT) é a única empresa que pode comercializar e editar domínios no país. A empresa pertence à estatal GPTC, que é comanda por Muhammad Kadhafi, filho mais velho do presidente Muammar Kadhafi. Uma decisão de uma dessas duas organizações seria capaz de tirar do ar todos os domínios “.ly” dentro de 10 minutos.

 

Apenas retirando o servidor líbio “mestre”, que fornece as informações aos servidores raiz fora do país, o “.ly” sobrevive durante 28 dias. É o tempo determinado pela GPTC para que as informações de domínios do país expirem.

 

Cada domínio pode configurar seu próprio tempo de “sobrevivência”, no entanto. O tempo de 10 minutos no caso de uma atualização que apagasse todo os domínios, por exemplo, só iria valer depois de uma hora para o Bit.ly. Já no caso de uma queda total da internet na Líbia, o Bit.ly iria cair depois de 7 dias. Em outras palavras, o tempo até a queda total seria diferente para cada site.

 

Servidores raiz

Servidores raiz são como as lista telefônicas base da internet. Sem eles, não é possível acessar nenhum endereço como “globo.com”. Só quem souber o número do endereço IP de um site poderá acessá-lo. Cada país possui servidores raiz próprios, e existem os servidores raiz gerais da internet, que estão espalhados por todo o mundo.

 

Encurtadores de links são os principais utilizadores de serviços de registro de domínio em países “exóticos”. O próprio Bit.ly, cujo escritório se localiza em Nova York, não tem qualquer relação comercial na Líbia. . O site conta com o endereço alternativo bitly.com. Respondendo a um usuário, um administrador do site admitiu que o endereço líbio foi escolhido porque era “curto”.

 

Apesar dos servidores raiz espalhados darem mais estabilidade no caso de problemas de conexão, decisões do órgão responsável podem tirar qualquer site do ar.

 

Controle dos domínios .br

Os domínios brasileiros do .br são controlados pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), que obedece as regras estabelecidos pelo Comitê Gestor da Internet (CGI).

 

O CGI é um órgão multissetorial. Participam dele várias entidades do governo, mas também membros eleitos da sociedade civil de vários setores.

 

Fonte: G1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.