Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

RSS iMasters

Gestão de TI: eficiência e resultados para os negócios

Recommended Posts

Quando o assunto é negócio a conversa invariavelmente tenderá para temas como crescimento, investimento, redução de custos e riscos de segurança, eficiência operacional, credibilidade, valorização da marca, enfim, como tudo isso pode melhorar os resultados do negócio?

 

De um lado, sempre existirá alguém propondo a mudança, seja para inovar ou para trazer mais inteligência, eficiência e resultados para os negócios ou simplesmente para atender às exigências obrigatórias de cada setor. Do outro lado, alguém precisa aprovar, além de encontrar evidências de que a proposta esteja aderente com a estratégia do negócio e agregue valor que poderá gerar bons resultados. Entre esses dois está a TI e, neste momento, enquanto você lê este artigo, alguém está desempenhando esses papéis e, com toda certeza, um novo projeto de TI está nascendo.

 

A importância dos gestores de TI nos negócios contemporâneos não lhes permite mais participar discretamente da gestão corporativa. O volume de transações e de informações geradas, o número cada vez maior de usuários internos e de clientes envolvidos, a intolerância à falha e a indisponibilidade dos produtos e dos serviços demandam excelência na definição e na condução dos projetos pelos gestores de TI que apoiarão ou, por que não dizer, tornarão realidade os objetivos da organização.

 

A tarefa é árdua e qualquer vacilo poderá, e isso é quase uma certeza, fazer recair sobre os ombros da TI e seus gestores o peso do insucesso, das iniciativas que apresentem baixos resultados ou simplesmente não agradem todos os stakeholders envolvidos. Na primeira fila, apresentam-se os acionistas representados pelo board de diretores do nível estratégico e, logo a seguir, no nível tático, temos analistas ou consultores de negócio e gerência intermediária inseparavelmente acompanhada pelo nível operacional onde gravitam os usuários finais.

 

Ciranda de gestores de TI? Normal. Está difícil encontrar gestores nessa área que consigam gerenciar o orçamento sem serem exatamente donos da verba e que se comprometam a gastar somente o valor entregue. Também não é fácil administrar projetos cuja certeza da mudança é um fato, pois a clareza dos requisitos só se alcança conforme o trabalho avança, passando da abstração para a materialização das soluções. Intermediar, contudo sem bloquear os usuários finais, atuando como facilitadores e atentos para realizar as necessidades que podem melhorar os resultados sem sucumbir às vontades desse grupo quando estão desalinhadas da estratégia do negócio. Facilitar e intermediar sem isolar usuários internos de fornecedores de soluções, mas, ao contrário, construir uma aproximação que permita potencializar as ideias e maximizar os resultados tendo como combustível uma sinergia que, de tão forte, possa garantir a harmonia e a convivência entre stakeholders com interesses e objetivos por vezes bastante diferentes.

 

Os gestores de TI precisam investir e abusar de business case sempre que possível para mitigar quaisquer riscos e apontar claramente os objetivos e os benefícios de cada projeto. Estudar e adotar modelos de gestão modernos com diretrizes sólidas de governança. Desenvolver e manter fornecedores que combinem com os valores da organização sem se preocupar tanto em gastar cada vez menos, mas em otimizar o orçamento, em soluções essenciais que viabilizem a geração de resultados e que estejam alinhadas com a estratégia do negócio.

 

Orçamento para projeto sempre existirá. Necessidade de soluções de tecnologia também. E tecnologia não falta, pois estamos cada vez mais bem servidos tanto em hardware quanto em software. Para quem pensou até agora que o maior entrave para o setor da tecnologia da informação é a oferta de mão de obra especializada para produção, eu convido a refletir sobre o tema. Considere que a oferta de profissionais para gestão também precisa de mais atenção principalmente pelo perfil híbrido desejado por toda organização que procura gestores altamente capazes e especializados, se possível com alguma herança técnica, que entendam o negócio e saibam desenvolver bons relacionamentos e resultados trabalhando com usuários e fornecedores.

 

 

avw.php?zoneid=14&n=a32a0e94

 

http://imasters.com.br/artigo/20132/dotnet/gestao-de-ti-eficiencia-e-resultados-para-os-negocios

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Do modo melhorar a eficiência da empresa a monitorização dos sistemas de ti deve ser levada a cabo. Só assim através de relatórios em tempo real podemos verificar que tudo decorre normalmente ou caso contrário, caso haja alguma anomalia, poderemos detetar de onde ela provém, falamos de gerenciamento servicos it

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.