Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Giovani

Google acusa China de bloquear acesso ao Gmail

Recommended Posts

Gigante de buscas acusa governo chinês de arquitetar bloqueios de um jeito que pareça que a origem do problema está dentro da Google.

 

A China está bloqueando o Gmail no país com métodos que fazem parecer com que a causa esteja dentro da Google, afirmou a gigante de buscas nesta segunda-feira (21/3).

 

Nas últimas semanas, os usuários da Internet na China têm reclamado sobre as enormes dificuldades enfrentadas no acesso ao Gmail, alertando em microblogs que o serviço está ou lento, ou inacessível.

 

A Google afirmou que o responsável pelos problemas de acesso é o governo chinês.

 

“Da nossa parte, não há questões técnicas. Nós fizemos uma verificação ampla”, disse um porta-voz da Google. “Este é um bloqueio governamental projetado cuidadosamente para fazer parecer com que o problema está no Gmail.”

 

Os recentes problemas com o acesso ao Gmail não podem ser considerados como interrupção significativa, de acordo com o relatório de tráfego online da Google. Isso porque os bloqueios são intermitentes e de pouco alcance.

 

O bloqueio do Gmail coincide com os recentes esforços da China de suprimir qualquer menção à “Revolução de Jasmim”, que começou com uma conclamação online ao povo chinês para que protestasse contra o governo.

 

Intimidação

A China bloqueia conteúdo politicamente sensível, mas especialistas dizem que os censores do governo apertaram seus controles na web nas últimas semanas. A palavra “Jasmim” e os termos relacionados a protestos antigoverno no Oriente Médio não podem mais ser buscados nos microblogs do país. A resposta da China incluiu também a prisão de ativistas, a intimidação de jornalistas estrangeiros e o destacamento de grandes forças policiais para prevenir protestos.

 

O Gmail já enfrentou problemas na China. A Google disse que em dezembro de 2009 um ciberataque com origem na China tentou a infiltração e o acesso de contas do Gmail mantidas por ativistas de direitos humanos.

 

Analistas dizem que a recusa da Google em colaborar com a censura chinesa tem sido uma das razões da baixa penetração da empresa no mercado local. A Google atualmente tem uma fatia de 19,6% do mercado de motores de busca, bem menos que os 35% do fim de 2009, de acordo com a empresa de pesquisas Analysis International. No passado, a Google chegou a afirmar que a censura praticada pela China na Internet era um obstáculo ao comércio.

 

Outras mídias sociais, como Twitter e Facebook, também têm sido bloqueadas. Como resultado, os usuários chineses migraram para sites locais de mídia social que obedecem às regras estritas de censura do país.

 

Fonte: http://idgnow.uol.com.br/internet/2011/03/21/google-acusa-china-de-bloquear-acesso-ao-gmail/

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se a china quer bloquear porque pelo menos não tem a coragem de afirmar isso com já fizeram antes?

 

Correta a postura do Google, não se pode aceitar este tipo de pratica

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.