Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Deise Vicky

Gerar Relatório com iReport

Recommended Posts

Dae..galera...

 

Estou numa dúvida cruel.

Estou desenvolvendo um projeto de TCC e tenho no meu projeto um módulo de relatório. Não é nada muito complexo, a princípio, eu pensei em fazer com JTable (ah, eu utilizo o NetBeans) pelo fato de meus relatórios serem bem simples.

 

Só que a parte mais complicada é que, nos requisitos do sistema, o usuário deve ter a possibilidade de salvar esses relatórios no formato PDF. Aí complicou, porque apesar de saber como gerar um pdf, não sei como incluir a minha JTable no arquivo...

 

Descobri então que existe uma maneira mais fácil de gerar relatórios que é usando o iReport. Segundo alguns tutoriais, essa ferramenta possibilita a criação de um pdf com muita facilidade.

Outra coisa que vi também, foi que existe um plugin do iReport para o NetBeans, o que facilita ainda mais, não tendo a necessidade de utilizar duas IDE's distintas.

 

Qual conselho vocês me dão?

Utilizo mesmo o iReport ou continuo fazendo da outra maneira?

 

Ah, outra coisa...pergunta tosca, mas não sei como funciona....

Supondo que já criei um relatório com o iReport, quando eu executar o sistema e abrir a minha tela de relatório eu consigo por exemplo trazer na tela a estrutura do meu relatório com os campos vazios e no momento que eu selecionar um determinado botão ele simplesmente efetuar a consulta no banco filtrando por alguns parâmetros e mostrar o resultado da busca no relatório?

 

Outra coisa...consigo por exemplo colocar em cada linha do meu relatório botões, por exemplo, "Editar", para que quando o usuário selecionar eu pegar o

id do registro e enviar para uma outra tela? É possível fazer esse tipo de coisa?

 

 

Desde já agradeço quem puder me dar umas dicas...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Dae..galera...

 

Estou numa dúvida cruel.

Estou desenvolvendo um projeto de TCC e tenho no meu projeto um módulo de relatório. Não é nada muito complexo, a princípio, eu pensei em fazer com JTable (ah, eu utilizo o NetBeans) pelo fato de meus relatórios serem bem simples.

 

Só que a parte mais complicada é que, nos requisitos do sistema, o usuário deve ter a possibilidade de salvar esses relatórios no formato PDF. Aí complicou, porque apesar de saber como gerar um pdf, não sei como incluir a minha JTable no arquivo...

 

Descobri então que existe uma maneira mais fácil de gerar relatórios que é usando o iReport. Segundo alguns tutoriais, essa ferramenta possibilita a criação de um pdf com muita facilidade.

Outra coisa que vi também, foi que existe um plugin do iReport para o NetBeans, o que facilita ainda mais, não tendo a necessidade de utilizar duas IDE's distintas.

 

Qual conselho vocês me dão?

Utilizo mesmo o iReport ou continuo fazendo da outra maneira?

 

Ah, outra coisa...pergunta tosca, mas não sei como funciona....

Supondo que já criei um relatório com o iReport, quando eu executar o sistema e abrir a minha tela de relatório eu consigo por exemplo trazer na tela a estrutura do meu relatório com os campos vazios e no momento que eu selecionar um determinado botão ele simplesmente efetuar a consulta no banco filtrando por alguns parâmetros e mostrar o resultado da busca no relatório?

 

Outra coisa...consigo por exemplo colocar em cada linha do meu relatório botões, por exemplo, "Editar", para que quando o usuário selecionar eu pegar o

id do registro e enviar para uma outra tela? É possível fazer esse tipo de coisa?

 

 

Desde já agradeço quem puder me dar umas dicas...

 

 

Bom, consegui entender mais ou menos como funciona o iReport.

Enfim, instalei o plugin do iReport no NetBeans 6.9.1 e criei um relatório...

Agora o problema é: como chamar o relatório na minha aplicação?

 

Tentei fazer da seguinte forma:

private void jButton1ActionPerformed(java.awt.event.ActionEvent evt) {                                         
       Acesso ac = new Acesso();
       JasperPrint rel = null;

       try {
           Connection con = (Connection) ac.conectar();
           HashMap map = new HashMap();
           String arquivo = "C:/JAVA/JavaApplication7/src/relatorios/relatoriopessoa.jasper";
           JasperReport jasperReport = (JasperReport) JRLoader.loadObject(arquivo); --dá erro nessa linha...

           JasperPrint jasperPrint = JasperFillManager.fillReport(jasperReport, map,con);

           JasperViewer jrviewer = new JasperViewer(jasperPrint, false);
           jrviewer.setVisible(true);
       } catch (JRException ex) {
           Logger.getLogger(Principal.class.getName()).log(Level.SEVERE, null, ex);
       }

   } 

 

Está dando erro no loadObject...me gera essa exceção:

erro.JPG

 

Tenho as seguintes bibliotecas adicionadas no meu projeto:

libs.JPG

 

O relatório (.jasper e .jrxml) estão em um pacote dentro da minha aplicação:

struct.JPG

 

O que estou fazendo de errado?

Vale lembrar que minha aplicação é Desktop...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom galera só pra fechar esse tópico...já que ninguém me ajudou consegui resolver da pior forma possível né (tentativa e erro)..até descobrir que o problema era eu estar utilizando a versão 4.0.2 do iReport e bibliotecas anteriores a esta....

Não ia funcionar nunca!

 

Resumindo, baixei as bibliotecas da mesma versão, adicionei no meu projeto e finalmente funcionou!

Agora é mãos a obra!

:D

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.