Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Tobias Sena

Sites de busca de vôos (como o decolar.com)

Recommended Posts

Como funcionam os sites de busca de vôos? Como por exemplo o decolar.com. Eu estive estudando um pouco de curl, para ter uma idéia se é por esse lado, mas estou incerto. Alguém sabe como que funciona essas pesquisas de vôos nos sites das empresas aéreas?

Obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá,

Então, a biblioteca cURL é usada geralmente para fazer screen scraping, ou seja, extrair informações em documentos (páginas web, arquivos de texto, etc). Se as companhias aéras publicam em seus respectivos sites os vôos, e se essa informação está disponível mesmo quando o navegador não dá suporte a scripts, então o uso de cURL para pegar essas informações é viável. Mas não sei se é legal ("legal" no significado usado no meio jurídico).

Eu não sei como funciona o Decolar.com, creio que ele devem ter parceiras com as companhias aéras e-ou com agências de viagens e recebe informações e ofertas desses parceiros.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu acredito que esses sites de busca não possuem acordo com as empresas aéreas não, pois são inúmeros sites que conseguem fazer essa busca pelo menor preço de determinado vôo. O site da gol, por exemplo, para realizar a busca de um determinado vôo a escolha do local de origem e destino estão num scrip. Existe alguma ferramenta para fazer essa busca?

Por exemplo:

Como eu faria para selecionar um vôo SP - RJ, no site da gol? (www.voegol.com.br)

Obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post

Então... esses sites de companhias aéras (tanto TAM como GOL) estão em Flash ou em JavaScript. cURL não suporta essa tecnologia. Se você quer extrair alguma informação de um site é preciso que você desabilite o jovascript de seu navegador e ver se você consegue acessar a informação mesmo assim.

No site da Gol, por exemplo, é impossível fazer uma busca sem ter javascript habilitado (o formulário não manda para uma url, mas é capturado por javascript), e além disso armazena os parametros de busca em variáveis de sessão ao invés de parâmetros na url. Ou seja, eles já estão precavidos contra screen scraping.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.