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Motta

Mercado brasileiro de serviços de TI é concentrado

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Mercado brasileiro de serviços de TI é concentrado, mostra IBGE

 

RIO - O mercado brasileiro de tecnologia da informação (TI) é concentrado, revelou pesquisa divulgada nesta sexta-feira pelo IBGE. Em sua primeira edição, a Pesquisa de Serviços de Tecnologia da Informação (PSTI) mostrou que apenas três atividades foram responsáveis pela geração de 43% da receita bruta de R$ 39,4 bilhões do setor em 2009.

 

São elas: desenvolvimento e licenciamento de software customizável (14,9% da receita bruta); consultoria em processos em TI (14,1%); e software sob encomenda para projetos (14%). Sozinha, a produção nacional de software (que engloba várias atividades) responde por um terço da receita bruta do setor.

 

BAIXA COMPETITIVIDADE: Brasil é o 56º país no uso da tecnologia para o desenvolvimento econômico

 

A concentração também fica clara na distribuição das empresas: 11,1% das firmas foram responsáveis por 75,6% da receita total. Embora representem 55,8% do total de empresas de TI no país, as empresas com até R$ 5 milhões de receita respondem por apenas 5% da receita gerada.

 

Comparada com a de outros países, a receita de exportação de serviços de TI no Brasil é pequena. Em 2009, o país conseguiu R$ 2,1 bilhões com a atividade (5,4% da receita do setor), sendo que o principal destino, os EUA, representou fatia de 72,7% disso. O segundo maior destino foi o México, cujas importações brasileras representaram 3,9% das receitas.

 

Enquanto isso, a Índia, como maior exportadora de serviços de TI do mundo, conseguiu US$ 50 bilhões com atividade. Depois vêm Alemanha (US$ 17,9 bilhões) e EUA (US$ 13,4 bilhões). O desempenho brasileiro fica próximo ao do Japão (US$ 1 bilhão).

 

A PSTI foi realizada em parceria com a Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex). Foram analisadas 2.008 empresas com 20 ou mais funcionários.

 

Fonte

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Não é só em software que a indústria brasileira é fraca e não consegue competir lá fora, muitas vezes perdendo mercado para o estrangeiros aqui dentro (o que faz todo mundo clamar por uma "proteçãozinha").

 

Como sempre, a culpa é do Estado gigante, burocrático e burro, ou mais específicamente do "Custo Brasil":

  • Carga tributária das maiores do mundo.
  • As leis tributárias mais confusas do mundo que obriga as empresas a gastarem até 5% do faturamento com serviços de contabilidade e advocacia.
  • Os maiores juros do mundo.
  • Uma das menores poupanças do mundo.
  • Nível de investimento muito abaixo dos outros emergentes.
  • Leis trabalhistas anacrônicas incompatíveis com o dinamismo do mercado de tecnologia.
  • Custo por trabalhador muitas vezes chega a quase o dobro do salário.

 

Em suma: o problema é que TI é coisa do século XXI mas ainda temos um Estado do séc. XIX.

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