Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Márcio Alexandre

Problemas com Preloader AS3 no Flash CS5

Recommended Posts

Olá pessoal.

Sou novo no AC3, e estou tentando fazer um preloader para um site que estou fazendo.

PORÉM...

quando vou testar, o flash primeiro mostra um preloader (. . . . .), carrega o site todo, depois mostra meu preloader em 100% e inicia o site.

Eu não sei oq fazer, e não achei alguma solução parecida no google.

Até encontrei um cara com um problema parecido, mas ele disse que a solução foi mudar do CS3 para o CS4, que não é meu caso.

Agradeço desde já,

vlw!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se usa classes pela library experimente o Export para o frame 2.

Abraços

Amigo, obrigado pela resposta, mas como disse, eu sou iniciante em as3 ^^

Não uso classe nenhuma (não que eu saiba..)

poderia exemplificar?

vlw

---

Não sei se essas informações são relevantes, mas por via das dúvidas:

A minha time-line é de dois frames e algumas camadas.. um vazio com stop() e preloader e outro com stop() e algumas funções pra exibir cada "página".

Compartilhar este post

Link para o post

Por favor publique o action que está usando no preloader.

Ícone 'inserir code < >', basta colar entre as tags.

Está usando swf externos, páginas em frames, cenas, importou imagens com compressão, algum arquivo de som?

Qual o peso da sua página principal? site?

Acione Ctrl + Enter e no menu View clique em Bandwidth Profile, observe o peso informado para o Frame 1. Isso pode auxiliar a compreender o que está acontecendo.

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Isso é uma configuração do cs5.

Com seu fla aberto vá em Edit->Settings->Library path e no preload method selecionar Custom preloader loop.

passo1.jpg

passo2.jpg

passo3.jpg

Não sei se vai resolver o problema do preload, mas esses pontinhos não vão mais aparecer.

E ainda não me convenci de exportar tudo para o frame2. Não entendi como a document class vai acessar minhas outras classes.

Compartilhar este post

Link para o post

Isso é uma configuração do cs5.

E ainda não me convenci de exportar tudo para o frame2. Não entendi como a document class vai acessar minhas outras classes.

André, eu testei o arquivo de um colega do fórum, e funcionou na boa, mas não usava uma main.as, o code estava na timeline e os movie clips exportados pela library. O site era todo com arquivos internos.

Quanto ao preloader do autor do tópico, não é com uso de classes.

Há um exercício do livro ActionScript 3.0 (Classroom in a Book) - cap 6, onde o preloader inicial exibe estes cinco pontinhos e o code está no frame 1 da timeline. Detalhe: é usado para o carregamento das páginas externas o componente fl.container.UILoader.

classroomas3.th.jpg

O preloader lateral, movie clip + txt dinâmico com bytes + barra(componente), só é exibido ao clicar no menu para o carregamento das páginas externas.

classroomas32.th.jpg

ps: quanto ao preloader inicial em uma 'main.as' estou precisando muito aprender isso, agradeço se souber indicar algum tutorial ou puder dar um toque. Eu li o tuto do Bruno sobre a Preloader Observer, mas o uso está além do meu conhecimento atual.

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, tentei da forma que o Andre disse, mas deu erro...

Complier Errosr:

, Line 1 Warning: 5010: Use of a custom preloader loop with the RSL for TLF Text requires that the export classes frame be set after the end of the preloader loop to avoid VerifyErrors.

Quanto a classes, eu uso a "SWFAddress.as", eu tinha esquecido dela =)

Código Frame 1:

stop();

this.addEventListener(Event.ENTER_FRAME, loading);

function loading(e:Event):void {

var total:Number = this.stage.loaderInfo.bytesTotal;
var loaded:Number = this.stage.loaderInfo.bytesLoaded;

bar_mc.scaleX = loaded/total;
loader_txt.text = Math.floor((loaded/total)*100)+ "%";

if (total == loaded) {
	play();
	this.removeEventListener(Event.ENTER_FRAME, loading);
}

}

Frame 2 tem quase 600 linhas de código, mas simplificando..

Na página lookbook eu importo um SWF

Na página catálogo, eu importo as imagens via XML

Como fundo, tem um MC com duas imagens grandes

por enquanto nenhum arquivo de som.

total de mais ou menos 750KB o arquivo principal

coloquei uma versão aqui:

http://marcioalexandre.art.br/banabana/siteAS3.html

Obrigado mais uma vez

Elektra normalmente em meus projetos crio um loader em outro swf e ele chama o aplicativo principal.

você faz por exemplo, preloader.swf e site.swf?

aí no HTML, você chama preloader.swf, o preloader carrega no stage o site.swf? algo assim?

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigada André e Márcio.

Estou aprendendo a usar arquivos '.as', me ocorreu o uso desta forma, mas ainda não testei. O preloader interno para as páginas eu uma 'main' eu tenho, falta só o inicial.

Bem, quanto ao Export para o frame 2 é sugestão do Bruno Bispo, que domina o uso do AS3 em OOP.

Fica o link para o tópico com a dica que ele sugeriu para outro usuário >> http://forum.imasters.com.br/topic/419058-frame-do-preloader-maior-que-o-conteudo-em-kb/page__pid__1652605#entry1652605

Outros recursos, vale conferir o tutorial com a classe Preloader Observer >> http://forum.imasters.com.br/topic/414813-classe-preloaderobserver/

Abraços e boa sorte

Compartilhar este post

Link para o post

Márcio, aqui tem um post falando sobre este problema:

http://jeffkamerer.com/blog/2010/08/12/using-a-custom-preloader-loop-with-tlf-text/

O problema está no tlf text. Veja se você entende e resolve isso.

aí no HTML, você chama preloader.swf, o preloader carrega no stage o site.swf? algo assim?

-> Isso, faço isso.

Fica o link para o tópico com a dica que ele sugeriu para outro usuário >> http://forum.imaster...05#entry1652605

-> Eu vi tb. Mas ainda não entendi direito como isso pode me ajudar.

Compartilhar este post

Link para o post

-> Isso, faço isso.

Pois é, o exemplo do Bruno com a 'Preloader Observer' é exatamente assim, um swf com o preloader que carrega outro arquivo, a questão é que o code é um bocadinho avançado para quem está começando. Usa diversas classes de um package.

A classe eu tenho, falta é saber chamar. Nem faço questão de barra, só porcentagem tá loco de bom (nada de complicar a vida).

-> Eu vi tb. Mas ainda não entendi direito como isso pode me ajudar.

André, não sei se isso se aplica a todas as situações. No caso que mencionei, funcionou direto.

No link que você publicou observe que o autor também sugere o Export no frame 2.

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, obrigado!

Olha só que coisa, né ^^ no início do post, Elektra disse:

Se usa classes pela library experimente o Export para o frame 2.

Abraços

Aí o Andre me indicou o link do Jeff Kamerer.

Fiz tudo que ele dizia mas ainda assim dava um erro. Até que me atentei para a imagem..

Não basta só alterar Preloader Method de "Preloader SWF" para "Custom Preloader", mas tinha também que alterar Export classes in frame de 1 (padrão) para 2.

Realmente faz sentido, pq antes, ele importando para o frame 2, a classe fazia referência a objetos que não estavam na stage, aí dava uma lista de erros de variáveis não definidas...

Obrigado Andre e Elektra,

Que Deus abençoe vcs,

até +

-----------------------------------------------------------------

AIAI...

mais um problema :S

agora as fontes personalizadas (Embeded) não funcionam mais..

alguém sabe pq?

Compartilhar este post

Link para o post

Uso o CS5 com Embedding uppercase, lowercase, numerals, punctuation, e Latin I.

Dá uma olhada na aba ActionScript (Embed), talvez desmarcar o Export para o frame 1 também resolva. Nunca precisei algo do gênero, é apenas uma idéia.

No Help da Adobe encontra outras informações para problemas com fontes.

E eu que ainda não sei nem inserir um preloader na classe. Buááá ... :( (já procurei muito)

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.