Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Julien Obiz

Dois boletos para o mesmo pedido

Recommended Posts

Bom dia!

Tenho uma dúvida relacionada ao retorno automático do PagSeguro: como ele gerencia pagamentos múltiplos para o mesmo pedido (mesmo código de referência)?

Um exemplo concreto:

- Um cliente gerou dois boletos para o mesmo pedido.

- O cliente pagou o último, o primeiro continua "Aguardando Pgto".

Se o lojista cancelar o boleto não pago, o PagSeguro vai enviar para a loja uma notificação de "cancelado" ?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pergunta... Ele conseguiu gerar dois boletos a partir do PagSeguro ou a partir do seu site?

Geralmente quando você envia o carrinho para o PagSeguro ou qualquer outro meio de pagamento, você deveria limpar o carrinho, para não acontecer esses caso, e o código de referencia,ele nunca poderá repetir, para não acontecer esses tipos de conflitos.

Acho que fazendo isso você evitará esses tipos de problemas.

E respondendo a sua pergunta. Sim o PagSeguro irá enviar a notificação de cancelado.

Compartilhar este post

Link para o post

Pergunta... Ele conseguiu gerar dois boletos a partir do PagSeguro ou a partir do seu site?

Geralmente quando você envia o carrinho para o PagSeguro ou qualquer outro meio de pagamento, você deveria limpar o carrinho, para não acontecer esses caso, e o código de referencia,ele nunca poderá repetir, para não acontecer esses tipos de conflitos.

Acho que fazendo isso você evitará esses tipos de problemas.

E respondendo a sua pergunta. Sim o PagSeguro irá enviar a notificação de cancelado.

Mas não existe uma forma de dar continuidade a uma transação quando a referencia informada for a mesma?

Por exemplo: Cliquei num botão de pagamento e imprimi o boleto. Se eu clicar novamente em um botão que informe a mesma referencia para o Pagseguro, o mais óbvio seria que eu pudesse dar continuidade a esse mesmo pagamento. Ao invés disso, o pagseguro inicia uma nova transação com a mesma referência.

Eu desenvolvi um sistema de cobrança recorrente, mas se o meu cliente clicar duas vezes no botão "Pagar" serão geradas duas transações com a mesma ref - Isso não prejudica o meu sistema, mas inicia várias "Intenções de pagamento" para uma unica referencia.

E agora? Ninguém passou por nada assim?

Compartilhar este post

Link para o post

O Sistema ideal

Verifique se ele já gerou o pagamento.

Caso seu cliente tenha gerado o pagamento e tenha cadastro ele pode reimprimir o boleto entrando na conta do PagSeguro

Caso seu cliente tenha gerado o pagamento e não tenha cadastro ele pode solicitar e você na sua conta, pode enviar uma segunda via.

Compartilhar este post

Link para o post

O Sistema ideal

Verifique se ele já gerou o pagamento.

Caso seu cliente tenha gerado o pagamento e tenha cadastro ele pode reimprimir o boleto entrando na conta do PagSeguro

Caso seu cliente tenha gerado o pagamento e não tenha cadastro ele pode solicitar e você na sua conta, pode enviar uma segunda via.

Boa cara! Eu queria automatizar isso também mas aí vai ficar difícil...

Mas aí entra mais uma questão: Quando o cliente inicia um pagamento por transferência eletrônica ou cartão de crédito, se o cliente parar no meio da operação, o pagamento vai ser visto como iniciado? E como faria pra dar continuidade ao pagamento nesse caso?

Eu vou testar isso hoje... Se alguém souber já compartilha aí!

Valeu!

Compartilhar este post

Link para o post

Se o seu cliente parar no ultimo passo... paciência ele terá que fazer tudo novamente...

Porem o retorno automático não bagunça, afinal dessa forma ele só pagará a ultima.

Falando em cartão, transferência... estamos fugindo do assunto do tópico que era sobre os boletos...

Compartilhar este post

Link para o post

Se o seu cliente parar no ultimo passo... paciência ele terá que fazer tudo novamente...

Porem o retorno automático não bagunça, afinal dessa forma ele só pagará a ultima.

Falando em cartão, transferência... estamos fugindo do assunto do tópico que era sobre os boletos...

ok ok, nada de cartão...

Acho que seria bom se PagSeguro mandasse no retorno automático o link para imprimir o boleto gerado, ou da segunda via... Mas já deu pra finalizar meu sistema aqui. Se o boleto já tiver sido impresso o link estará no e-mail do meu cliente então é só eu mandar ele verificar sua caixa de entrada caso precise imprimir novamente o boleto, e colocar uma opção para solicitar o reenvio caso não tenha recebido.

Compartilhar este post

Link para o post

@John B,

Eu entendo perfeitamente a sua situação, eu também possuo um sistema de cobrança recorrente que envia o link das faturas por e-mail para o cliente e o código de referência enviado ao PagSeguro é o ID da fatura.

Já ocorreram diversas vezes do cliente clicar no link da fatura, gerar a transação no PagSeguro e não pagar. Então mais tarde, talvez de outro PC, ele clica novamente direto no link da fatura e gera outra transação no PagSeguro com a mesma referência, ou seja, com o ID da fatura.

Esta é uma situação muito comum de acontecer, não é nenhum bicho de sete cabeças como o @senartes deu a entender e nem há problema no seu sistema.

Para evitar que uma fatura que foi paga seja marcada em seu sistema como "Cancelada" devido a outra transação gerada, é bem simples, quando receber o retorno automático do PagSeguro verifique o status atual da fatura em seu banco de dados, e não permite que o status seja alterado para "Cancelado" caso o status em seu banco de dados já esteja como "Aprovado" ou "Concluído".

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.