Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

eugaleano

Como usar o mysql no EASY

Recommended Posts

Instalei o easy e com ele estou iniciando o estudo do php. Mas, instalei o mysql no meu vista e nao deu certo. Instalei o virtual box e nele instalei o xp2 e xp3 e neles instalei o mysql, tb nao deu certo. Só deu certo num velho desktop xp3 do longinquo ano de 2003. Desisti do vista+mysql. Eu estudo no vehio mesmo. Com o easy+mysql+apache, estou podendo implementar o php que estou aprendendo de um livro. Até aih, tudo bem. Uso o notepad e rodo o programa no easy. Soh que como o easy tem tb o mysql, nao estou sabendo como rodaar o programa nele, usando o notepad. Por isso, gostaria de uma ajuda de como rodar o programa mysql no easyphp. obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

eugaleano, pelo que entendi você tem duas instancias do MySQL uma do EASYPHP e uma que você instalou. Como o EASYPHP já possui um banco MySQL você pode desabilitar este do EASYPHP e usar o que foi instaldo no seu Computador, pois os dois não podem estar rodando ao mesmo tempo, pois os dois utilizam a mesma porta de conexão (claro se você alterar isso pode dar certo) porta 3306.

Seguinte como você está estudando PHP eu lhe recomendo utilizar só o que o EASYPHP lhe proporciona, pois já tem tudo nele. Também lhe indico a utilizar o WAMPSERVER, pois o EASYPHP não tem mais atualizações (me corrijam se estiver errado) e o WAMPSERVER sempre atualizam as versão do PHP e MySQL. Se quiser saber mais eu fiz um tuto ajudando a instalar e configurar o WAMP segue link:

Instalando e Configurando o WAMP

Agora se sua dúvida for como fazer a conexão com o MySQL é só você utilizar o script abaixo:

<?php
   /* Efetuando conexão com o MySQL
    * @param {string}: IP do servidor PHP
    * @param {string}: Usuário da conexão com o banco
    * @param {string}: Senha do usuário da conexão
    * @return {string}: ID da conexão do MySQL
    */
   $conn = mysql_connect('localhost', 'root', '');

/* Selecionando o Banco de Dados
    * @param {string}: Nome do Banco de Dados
    * @param {string}: Conexão do Banco (Opcional)
    */
   mysql_select_db('seuBanco',$conn);

/* Fazendo consulta no Banco
    * @param {string}: SQL para seleção dos dados
    * @param {string}: Conexão do Banco (Opcional)
    * @return {string}: Dados da consulta
    */
   $sql = mysql_query('SELECT * FROM seuBanco',$conn);
?>

Por default o usuário root do Banco vem com a senha em branco para facilitar a conexão.

Espero que isso lhe ajude. Qualquer coisa é só postar.

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Wess, na verdade, eu estou estudando php sozino e achei o easyphp que tem o mysql que estou fazendo esta matéria. Instalei a versão 5.5 do mysql e nao roda de jeito nenhum no meu vista, sempre dah erro quando entro com foreign key para criar chave estrangeira. O problema está ai. O mysql do easy estah sempre desabilitado, mesmo antes de ter instalado o mysql versao 5.5 e depois a versao 5.1 tanto no vista como velho xp que tenho aki em casa. Quando chega no FK, dah sempre erro 1005 errno 150 ou cant create table fone.fone quando coloco um fk para outra tabela. O problema estah no fk. Sendo assim, vou desinstalar o easy no qual estudo o php atraves livro do Paulo Dall. Vou tb desisntalr o mysql 5.5 para poder seguir o seu tuto e ver como eh o wamp. Já são dias que nao consigo estudar o mysql e fazer os exercícios. Ufa!!! Obrigadooooo!

Compartilhar este post

Link para o post

eugaleano, faça isso mesmo qp se tem problema com FK é algo da instalação do MySQL. Veja o tuto q criei e tendo qualquer dúvida me fale.

Compartilhar este post

Link para o post

eugaleano, faça isso mesmo qp se tem problema com FK é algo da instalação do MySQL. Veja o tuto q criei e tendo qualquer dúvida me fale.

ei, wess, tb sou de bh mas estudo php atraves de livro pois no 2sem vou fazer a materia e por isso jah vou adiantando. vi tb no seu blog que tem php inicial. vou acompanhar a sua aula. Mas achei o seu tuto bastante amigavel e intuitivo. Parabéns! Instalei no ato. Adeus, easy. Abri o console do mysql e testei o programa que jah estah na minha cabeça decorada. Mas, infelizmente, deu errado, i.e., deu os mesmos erros de antes. Segue o programa:

create database alo; ok

use alo; ok

create table alo(alo int not null, primary key(alo)); ok!

create database fone; ok

use fone; ok

create table fone(fone int not null, primary key(fone), foreign key(fone) references alo(alo)); dah o seguinte erro:

error 1005 hy000: can´t create table 'fone.fone' (errno:150).

agora se eu criar create table fone(fone int not null, primary key(fone)); dah certo e depois uso o alter table fone add foreign key(fone) references alo(alo); dah erro novamente, tipo erro 1005. pelas alterosas, onde estah o problema? tks

Compartilhar este post

Link para o post

vi tb no seu blog que tem php inicial. vou acompanhar a sua aula. Mas achei o seu tuto bastante amigavel e intuitivo. Parabéns!

Obrigado meu caro, acompanhe sim que postarei mais coisas espero postar ainda este mês funções de manipulação de Strings.

Instalei no ato. Adeus, easy. Abri o console do mysql e testei o programa que jah estah na minha cabeça decorada. Mas, infelizmente, deu errado, i.e., deu os mesmos erros de antes. Segue o programa:

create database alo; ok

use alo; ok

create table alo(alo int not null, primary key(alo)); ok!

create database fone; ok

use fone; ok

create table fone(fone int not null, primary key(fone), foreign key(fone) references alo(alo)); dah o seguinte erro:

error 1005 hy000: can´t create table 'fone.fone' (errno:150).

agora se eu criar create table fone(fone int not null, primary key(fone)); dah certo e depois uso o alter table fone add foreign key(fone) references alo(alo); dah erro novamente, tipo erro 1005. pelas alterosas, onde estah o problema? tks

Pelo que vi você criou dois BDs (alo e fone) e no banco fone você quer criar uma Tabela com a FK sendo a PK da Tabela alo do BD alo.

Cara se for isso mesmo eu posso estar errado mas não dá não. Referência só existe dentro do mesmo DB. O que você tem que fazer é o seguinte:

- Criar um BD único;

- Criar a sua Tabela alo;

- Criar a sua Tabela fone com a referência;

Exemplo de um script:

CREATE DATABASE `banco`;;
USE `banco` ;

-- -----------------------------------------------------
-- Table `banco`.`alo`
CREATE  TABLE IF NOT EXISTS `banco`.`alo` (
 `alo` INT NOT NULL AUTO_INCREMENT ,
 PRIMARY KEY (`alo`) )
ENGINE = InnoDB;

-- Table `banco`.`fone`
CREATE  TABLE IF NOT EXISTS `banco`.`fone` (
 `fone` INT NOT NULL AUTO_INCREMENT ,
 `id_alo` INT NOT NULL ,
 PRIMARY KEY (`fone`) ,
 INDEX `fk_fone_alo` (`id_alo` ASC) ,
 CONSTRAINT `fk_fone_alo`
   FOREIGN KEY (`id_alo` )
   REFERENCES `banco`.`alo` (`alo` )
   ON DELETE NO ACTION
   ON UPDATE NO ACTION)
ENGINE = InnoDB;

Neste exemplo crio um BD com o nome banco e crio as duas tabelas neste sendo referênciada a FK na Tabela fone. Veja isso ai e qualquer coisa é só postar.

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Wess, obrigado. Vou ler com calma o que você escreveu, pois para mim é novidade e nada disso consta no livro texto da materia. Quer dizer, eu fiquei malhando em ferro frio por dias... mas a minha pergunta agora eh sobre o php. fiz o que você sugeriu e salvei o index.php em www em blog que criei mas na hora de rodar, o windows fez aquela pergunta cretina: com qual programa você quer abrir? me enrolei. o meu wamp estah online, testei o apache tudo certo. entao, como faço para eu rodar o index.php? eu fui na pasta onde guardei o arquivo php , cliquei e ele pede o programa. e, agora?

Compartilhar este post

Link para o post

eugaleano, essa pergunta é pq o Window não reconhece um programa que irá abrir os arquivos *.php, mas você deve fazer assim, se você acompanhou meu post você deve ter uma pasta no WWW do WAMP de nome blog e dentro desta um arquivo index.php aí você acessa pelo IE, FF, Chrome, etc pal URL: http://localhost/blog assim chamando a sua página index.php.

Compartilhar este post

Link para o post

Rodou! Mas, e se eu tiver outro arquivo? devo abrir uma nova pasta? no blog, se eu salvar um outro arquivo php com outro nome, ele nao vai rodar, ne? ou vai?

Rodou! Mas, e se eu tiver outro arquivo? devo abrir uma nova pasta? no blog, se eu salvar um outro arquivo php com outro nome, ele nao vai rodar, ne? ou vai?

Reli o tudo. Toda vez que criar um projeto, tenho que criar uma pasta e guardar nele o arquivo.php. Entendido! Obrigado. Agora, vou ler com calma o texto do mysql para implementar. Obrigado, mesmo. Muito bom, esse wamp.

Compartilhar este post

Link para o post

eugaleano, pode ter sim mais de um arquivo PHP de nomes diferentes. Exemplo:

Tenho na minha pasta blog três arquivos: index.php, alunos.php, grupos.php

Para acessar o arquivo index.php é só ir no Browser e digitar a URL http://localhost/blog

Para acessar o arquivo alunos.php é só ir no browser e digitar a URL http://localhost/blog/alunos.php

Para acessar o arquivo grupos.php é só ir no browser e digitar a URL http://localhost/blog/grupos.php

Reli o tudo. Toda vez que criar um projeto, tenho que criar uma pasta e guardar nele o arquivo.php. Entendido! Obrigado. Agora, vou ler com calma o texto do mysql para implementar. Obrigado, mesmo. Muito bom, esse wamp.

Cara o WAMP é bom d+. Precisando estamos ai, então se puder coloque este como RESOLVIDO.

Abraços e boa sorte nos estudos.

Compartilhar este post

Link para o post

Uma ultima pergunta: eu tenho que fazer um bd que tenha 3 tables sendo que um deles - central - faz referencia fk para um e outro fk para outro. Explicando: produto, dados_da_compra_ e nota_fiscal. Em dados da compra, quando eu preencher, como tem fk para produto e outro fk para nota_fiscal, eu devo seguir o que você postou? Em produto, eu tenho o codigo do produto, em notafiscal, eu tenho o numero dela e em dados da compra, eu tenho notafiscal que estah relacionado com notafiscal via fk e tb em dados da compra eu tenho tb codigo do produto que estah relacionado com a table produto via fk. Agora, vou estudar a sua solução e implementar. Agradeço muito. E quanto ao www, nao atinei que posso colocar em localhost a pasta e depois o arquivo. Valeu!!! Assim, posso colocar em blog, p.ex, vários arquivos e chamar via localhost. Mamão com açúcar. tks

Compartilhar este post

Link para o post

Wess, por mim, jah estah finalizada. muito obrigado . Vou zapear lah no seu blog para ver seu tuto de php. Nenhuma dúvida. tks.

Compartilhar este post

Link para o post

Wess, por mim, jah estah finalizada. muito obrigado . Vou zapear lah no seu blog para ver seu tuto de php. Nenhuma dúvida. tks.

Por nada meu caro que bom q conseguiu resolver sua última dúvida sozinho isso demonstra maturidade. Mas se percisar de algo é só postar.

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.