Caduzera 0 Denunciar post Postado Abril 28, 2011 Salve galera, como estão? Seguinte estou querendo aprender POO com Delphi 2006 e peguei um sistema relativamente pequeno que tenho e vou tentar refazê-lo com POO e logo de início já me deparei com uma dúvida sobre qual prática é melhor. Vamos lá, pelo que sei a programação POO se dá um camadas OK? De modo simples podemos dizer que existêm as seguintes camadas: - Persistência - Negócio - Interface Porém, não sei bem como entende esta divisão em uma aplicação. Exemplo: Interface: A camada de interface ao meu ver é simplismente a TELA que estou montando OK? Negócios: Para mim, seria a classe em si, isto é, a Unit que usu para montar a classe e seus métodos. Persistência: Essa camada é que me deixa meu confuso. Vi um exemplo de um cara que cria um DM e coloca lá todos os métodos de GRAVAR, ALTERAR, EXCLUIR de todas as classes. É o certo? Como fazer? Me desculpe se o post é meio grande mas peço a ajuda e até a recomendação de materias na NET e IMPRESSOS ... Abs. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Laura Celestino 0 Denunciar post Postado Abril 28, 2011 Olá Caduzera, tudo bem? Bem, alguem pode me corrigir, mas trabalhar com POO e camadas são suas coisas distintas. A programação orientada a objetos consiste na estruturação de classes, para que objetos sejam estanciados, e é neles que tudo acontece! Quanto as camadas podem ser divididas de varias maneiras, não necessáriamente 3 camadas, vai de acordo com a necessidade do seu projeto. Eu trabalhei com 3 camadas no delphi 6, utilizando MIDAS. Eram divididas em: INTERFACE : Que é realmente o que você disse, telas e mais telas, e apenas isso. Nada de regras de negocio, no maximo validações dos campos. NEGOCIO : Onde toda regra acontece, onde existe o acesso ao banco de dados para gravação, alteração, enfim, todo "trabalho" é realizando aqui. FISICA: é o banco de dados. Vai de voce estruturar e bolar uma ideia legal para seu projeto. Espero ter ajudado! =) Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Caduzera 0 Denunciar post Postado Abril 29, 2011 Obrigado pela explicação Laura ... !! Hoje eu trabalho com aplicações Client/Server no Delphi com DataSnap neste mesmo formato que você mencionou !! Estou tentando fazer a junção deste modelo com orientação a objeto. Estou procurando parâmetros de como montar a estrutura da aplicação!! Não sei se consegui ser claro, mas minhas dúvidas são: Nas telas de cadastro (por exemplo) devo colocar os DataSet's dela na tela? Crio um DM? Essas coisas ... Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Laura Celestino 0 Denunciar post Postado Abril 29, 2011 Gosto de criar regras de organização para meus projetos, por exemplo: * Componentes de "banco de dados" sempre ficam de DM, nunca nos formulários. Ou seja, para cada tela de cadastro eu acabo tendo um DM. * Na aplicação cliente não há contato diretamente com o banco, são utilizados os "clientDataSet". Apenas a aplicação servidor que conhece o banco de dados e as regras de negocio. Disponibilizo serviços na minha aplicação servidor, que eu utilizo na cliente para varias coisas. A aplicação de POO (pra mim) acontece apenas no servidor, que é onde eu efetivamente realizo todas as manipulações e processos do sistema. É lá que eu crio os objetos e manipulo tudo. Espero estar ajudando! E se alguem discordar das minhas dicas, adoraria outra opnião! =) Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
bdexterholland 0 Denunciar post Postado Abril 29, 2011 Entendo que a forma como o delphi oferece a codificação não incentiva muito a criação de classes e sim o reaproveitamento de classes já existentes, mas, tipo, acho que dá para colocar mais POO na sua vida Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites