Sature 0 Denunciar post Postado Maio 9, 2011 preciso fazer um formulario que faça um calculo, e acho que em php e possivel fazer. a pessoa digita quantos kilometros ela andou, de carro ou de avião, ou os dois, e o formulario calcula e mostra quantas arvores ela tem que plantar para cobrir isso. #Digita quantos kilometros andou de carro OU #Digita quantos kilometros percorreu de avião OU AINDA Se ela viajou de carro e depois de aviao ela preenche os 2 campos e o formulario tem que calcular para exibir para a pessoa quantos kilos de Co² ela emitiu, e quanto isso vai valer em arvores. eai a pessoa depois vai la e planta uma arvore, como concientização. Eu descobri a formula pra fazer isso: CARRO = KM*1,77 = KG Co² (Então se você viajar 1,000KM você vai emitir 1,770KG de Co²) AVIÃO = KM*0,18 = KG Co² (Então se você viajar 1,000KM você vai emitir 180KG DE Co²) 1 Arvore = 1,330KG de CO² Se você viajar 1,000KM de carro você vai ter que plantar 1,33 arvore depois so exibir abaixo quantas arvores a pessoa tem que plantar. Poderiam me ajudar com isso? Abraços. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
vieira.rrafael 2 Denunciar post Postado Maio 9, 2011 Mas se você já tem a equação, tá faltando o quê? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Sature 0 Denunciar post Postado Maio 10, 2011 não sei fazer no php, consegui fazer somente isso aqui mais falta consegui fazer uma parte, so que não sei como criar as condições para: Se você preencher somente 1 campo calcular so ele. e filtrar os dados porque olha como esta exibindo: Você deve plantar13.308270676692arvores.Você deve preencher os campos. tinha que achar uma forma de arredondar isso; 13.308270676692 e se eu tirar o if que avisa para preencher os campos, da erro e não exibe nada de calculo, pode me ajudar nisso? [b]index.php[/b] <html> <head> <meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=utf-8" /> <link rel="stylesheet" type="text/css" href="style.css"> <title>Teste de formulário matemático PHP</title> </head> <body> <form method="get" action="form_matematico5.php"> <b>Calcular a soma:</b><br><br> Carro : <input name="carro" type="text" /> Avião : <input name="aviao" type="text" /> <input type="submit" value="calcular" /> </form> <p class="calcula"> <?php //############################################################## //Calcula campo do carro. if(isset($_GET['carro']) && isset($_GET['valorcarro'])) { $carro = (int) $_GET['carro']; $valorcarro = 1.77; $soma = $carro*$valorcarro/1.33; echo 'Voce deve plantar' . $soma. 'arvores.'; } //############################################################## //Calcular campo do avião. elseif(isset($_GET['aviao']) && isset($_GET['valoraviao'])) { $aviao = $_GET['aviao']; $valoraviao = 0.18; $soma = $aviao*$valoraviao/1.33; echo 'Voce deve plantar' . $soma. 'arvores.'; } ?> </p> </body> </html> [b] form_matematico5.php[/b] <?php if(isset($_GET['carro'])){ $carro = $_GET['carro']; $valorcarro = 1.77; $soma = $carro*$valorcarro/1.33; } if (empty($carro)) { echo 'Você deve preencher os campos.'; } else{ echo 'Você deve plantar' . $soma. 'arvores.'; } if(isset($_GET['aviao'])) { $aviao = $_GET['aviao']; $valoraviao = 0.18; $soma = $aviao*$valoraviao/1.33; } if (empty($aviao)) { echo 'Você deve preencher os campos.'; } else{ echo 'Você deve plantar' . $soma. 'arvores.'; } ?> Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
vieira.rrafael 2 Denunciar post Postado Maio 10, 2011 <!-- index.php --> <html> <head> <meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=utf-8" /> <link rel="stylesheet" type="text/css" href="style.css"> <title>Teste de formulário matemático PHP</title> </head> <body> <form method="get" action="form_matematico5.php"> <b>Calcular a soma:</b><br><br> Carro : <input name="carro" type="text" /> Avião : <input name="aviao" type="text" /> <input type="submit" value="calcular" /> </form> </body> </html> form_matematico5.php <?php //Calcula campo do carro. if(isset($_GET['carro']) && isset($_GET['valorcarro'])) { $carro = (int) $_GET['carro']; $valorcarro = 1.77; $soma = $carro*$valorcarro/1.33; echo 'Voce deve plantar' . round($soma,2) . 'arvores.'; } //############################################################## //Calcular campo do avião. elseif(isset($_GET['aviao']) && isset($_GET['valoraviao'])) { $aviao = $_GET['aviao']; $valoraviao = 0.18; $soma = $aviao*$valoraviao/1.33; echo 'Voce deve plantar' . round($soma, 2) . 'arvores.'; } ?> Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Sature 0 Denunciar post Postado Maio 10, 2011 Ola, obrigado pela resposta fiz algumas altarações de ontem para hoje. [b]index.php[/b] <html> <head> <meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=utf-8" /> <link rel="stylesheet" type="text/css" href="style.css"> <title>Teste de formulário matemático PHP</title> <script src="http://code.jquery.com/jquery-latest.js"></script> </head> <body> <form id="calculoDeArvores" onsubmit="return calcula()"> <b>Calcular a soma:</b><br><br> Carro : <input name="carro" type="text" /> Avião : <input name="aviao" type="text" /> <input type="submit" value="calcular" /> </form> <p class="calcula"></p> </body> <script> function calcula() { $.get("form_matematico5.php", $('#calculoDeArvores').serialize(), function(data){ $('.calcula').html(data); } ); return false; } </script> </html> [b]form_matematico5.php[/b] <?php // Zera a variável para evitar lixo de memória $soma = 0; // Faz o cálculo do carro if(isset($_GET['carro'])){ $carro = $_GET['carro']; $valorcarro = 1.77; $soma += $carro*$valorcarro; } // Faz o cálculo do avião if(isset($_GET['aviao'])) { $aviao = $_GET['aviao']; $valoraviao = 0.18; $soma += $aviao*$valoraviao; } // Mostra o resultado if (empty($soma)) { echo 'Você deve preencher ao menos um dos campos.'; } else { echo 'Você deve plantar <b>'. number_format(ceil($soma/1.33), 0, ',', '.') .'</b> árvores.'; } ?> algo que ainda falta arrumar, se você digita no campo do carro 1000, ele exibe o valor 1.331 que no caso seria 1.3 arvores, mais eu preciso formatar esse valor para arredondar para 1, ou para exibir 1,3 e não 1,331 com este codigo que você fornecei ele exibia no echo form_matematico5.php, não sei porque o.o Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
André D. Molin 15 Denunciar post Postado Maio 10, 2011 number_format() resolve. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Sature 0 Denunciar post Postado Maio 10, 2011 number_format() resolve. repare que ela esta la: echo 'Você deve plantar <b>'. number_format(ceil($soma/1.33), 0, ',', '.') .'</b> árvores.'; so que não esta fazendo oq eu keri, os numeros ainda ficam 1.331 e não 1.3 ou arredondando para 1, eu não sei php direito se você puder me mostrar como é... Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Bruno Augusto 417 Denunciar post Postado Maio 10, 2011 number_format() resolve. repare que ela esta la: echo 'Você deve plantar <b>'. number_format(ceil($soma/1.33), 0, ',', '.') .'</b> árvores.'; so que não esta fazendo oq eu keri, os numeros ainda ficam 1.331 e não 1.3 ou arredondando para 1, eu não sei php direito se você puder me mostrar como é... Está lá, mas está sendo usada errado: number_format(ceil($soma/1.33), 2, ',', '.') Se quiser mesmo arredondar, pode usar round(), que arredonda pelo decimal, ceil() ou floor() que arrendondam, respectivamente, para cima ou para baixo. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites