AndreVidal 0 Denunciar post Postado Maio 17, 2011 Olá pessoal, tudo bem? Meu professor pediu para que minha turma resolvesse umas questões de algoritmos envolvidos com vetor e matriz. Só que, este professor não é um professor de programação, ele saca muito mas não sabe passar para a turma isso, ele não é "formado em programação", entenderam? Então ele simplesmente jogou essa lista pra gente fazer e uma apostila, sem explicar ou resolver uma questão passo-a-passo para nós, sei que para muitos só lendo já conseguem o entendimento, mas para mim não é bem assim. Eu já li, reli, li denovo e não entendi ainda o que É, de fato, um vetor. A primeira questão vem assim: Escreva um algoritmo que lê um vetor A(10) e escreva a posição de cada elemento igual a 10 deste vetor. O que é esse (10)? Seria a posição 10 do vetor A? Posição de cada elemento igual a 10? Quer dizer que o programa vai dizer qual posição está um elemento que vale 10? E se não tiver nenhum que tenha esse valor? Bem, eu tentei e acho que não deu muito certo. VAR vet: vetor[0..9] de inteiro i: inteiro resp: caracter INICIO resp <- "S" escreva("Entre com a posição: ") leia(i) Repita para i de 0 ate 9 faca escreva("Escreva os valores do vetor: ") leia(vet) se vet = 10 entao escreval("Posição: ", i) fimse fimpara Escreva("Deseja tentar denovo? <S/N>") leia(resp) ate Resp<>"S" fimalgoritmo É isso? rs Caso positivo, alguém pode me dizer qual o objetivo desse algoritmo? Porque apenas eu olhando eu consigo saber qual é a posição que contém o valor 10, até porque sou eu quem vou introduzi-lo no programa. Obrigado, André Vidal Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
AndreVidal 0 Denunciar post Postado Maio 19, 2011 Dei uma estudada aqui e vi que esse I aí não é preciso LER, não é? E o algoritmo parece estar certo, mas tem algum jeito que eu possa dizer a posição depois? porque desse jeito aí, ele indica a posição do número 10, na próxima linha. Executando o programa fica assim: Escreva valores do vetor: 10Posição: 1 Escreva valores do vetor: 10 Posição: 2 Ele indica a posição logo depois que eu digito o 10. E continuo com a pergunta, qual é a finalidade desse programa? Apenas aprender o conceito de vetor, né? rs Abraços Ninguém para ajudar?! :/ Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
AndreVidal 0 Denunciar post Postado Maio 24, 2011 Engraçado, né? Quando alguém vem aqui e pede pra fazer a questão sem ao menos ter LIDO vem um monte de gente pra pelo menos tentar ajudar ou simplismente fazer. Agora, eu tentei ainda estou com dúvidas.. o professor me deixa com mais dúvidas ainda e o tópico ta às moscas. Abraços, André Vidal Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Marcelo de Andrade 2 Denunciar post Postado Maio 26, 2011 O que é esse (10)? Seria a posição 10 do vetor A? Posição de cada elemento igual a 10? Quer dizer que o programa vai dizer qual posição está um elemento que vale 10? E se não tiver nenhum que tenha esse valor? O que ele pede é que você faça um vetor chamado "A" de 10 posições. A segunda parte ele quer que você diga em qual posição do vetor tem um valor que seja igual a 10, caso não haja é só fazer uma condição SE e informar que não há o valor. Engraçado, né? Quando alguém vem aqui e pede pra fazer a questão sem ao menos ter LIDO vem um monte de gente pra pelo menos tentar ajudar ou simplismente fazer. Agora, eu tentei ainda estou com dúvidas.. o professor me deixa com mais dúvidas ainda e o tópico ta às moscas. Abraços, André Vidal Tenha calma meu jovem... Se alguém viu o teu tópico e não respondeu, é porquê não sabia a resposta para te ajudar, nem todos tem tanto tempo pra ficar 24horas dando suporte no fórum. Espero ter ajudado, se continuar com dúvidas, poste-as para te ajudarmos. Abraço. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Elektra 102 Denunciar post Postado Maio 27, 2011 Amigo, uma variável comum permite receber apenas um valor de cada vez. Por exemplo, a contagem de pontos de um jogo. Inicialmente o jogador tem zero pontos, sua variável pontos <- 0 A cada jogada bem sucedida ele ganha 5 pontos, ou seja, sua variável teve o valor atualizado, e assim sucessivamente até o final do jogo. Ao término exibirá o escore final, digamos, pontos <- 1590 Se você precisa guardar o valor de cada fase do jogo e continuar a contagem para exibir o escore final + os pontos de cada fase, precisa criar novas variáveis que armazenem esta informação. fase1 <- 250 pontos <- 250 -- 0 (valor inicial) + 250 (fase1) fase2 <- 400 pontos <- 650 -- fase1 + fase2 fase3 <- 380 pontos <- 1030 -- fase1 + fase2 + fase3 // ESCORE FINAL Já um vetor é uma variável com várias 'gavetas', que permite guardar diversos valores, conforme o tamanho definido. Vamos usar como exemplo uma turma com 5 alunos, cada 'gaveta' (índice), vai guardar o nome de um aluno. vet: vetor[0..4] de caracter i: inteiro Pelo nome do vetor e o número do seu índice você acessa o conteúdo (nome do aluno) que ficou guardado em uma das gavetas. Seu exercício faz uma verificação e informa em qual 'gaveta' você guardou o valor '10'. Penso que finalidade seja compreender os índices e como acessá-los. Uma matriz é um 'vetor duplo', que permite acessar mais informações. Gostei muito dessa vídeo aula sobre matrizes, a didática do instrutor é ótima. Há muitas outras no Youtube que podem auxiliar bastante. http://www.youtube.com/watch?v=9nNyW4xSSgo&list=PL4269B320041A60ED Abraços Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
blacksaint 0 Denunciar post Postado Maio 27, 2011 Para entender melhor sobre o vetor pense assim: 1 variavel comum guarda 1 dado 1 variavel de vetor guarda vários dados definidos em quantidade por quem programa, neste caso você. exemplo: Variavel comum de um número inteiro (vamos classificar com A) e B): A) Numero exemplo: var numero:inteiro início //Seção de comandos escreva("Digite um número: ") leia(numero) fimalgoritmo isso guarda o numero digitado na variavel do tipo inteiro. B ) com vetor exemplo: var a:inteiro vet: numero [0..9] de inteiro inicio //Seção de comandos a<- 0 para a de 0 ate 10 passo 1 faca escreva("Digite um número: ") leia(numero[a]) fimpara fimalgoritmo isto irá guardar o valor da váriavel A na posição 0(zero) pois todos os vetores começam na posição zero sendo assim, [0..9] estamos dando um vetor de 10 posições supondo que o usuário digitou 25, e no segundo laço do para digitou 26 ficaria assim A A A A A A A A A A posição 0 | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | leitura 25|26 | | | | | | | | | note que a variável A dentro do vetor guardou a informação 25 na posição numero[a] posição 0 e o número 26 na numero[a] na posição 1. Espero que possa te ajudar. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites