Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

AndreVidal

"Simples" Vetor

Recommended Posts

Olá pessoal, tudo bem?

Meu professor pediu para que minha turma resolvesse umas questões de algoritmos envolvidos com vetor e matriz. Só que, este professor não é um professor de programação, ele saca muito mas não sabe passar para a turma isso, ele não é "formado em programação", entenderam?

Então ele simplesmente jogou essa lista pra gente fazer e uma apostila, sem explicar ou resolver uma questão passo-a-passo para nós, sei que para muitos só lendo já conseguem o entendimento, mas para mim não é bem assim. Eu já li, reli, li denovo e não entendi ainda o que É, de fato, um vetor.

A primeira questão vem assim:

Escreva um algoritmo que lê um vetor A(10) e escreva a posição de cada elemento igual a 10 deste vetor.

O que é esse (10)? Seria a posição 10 do vetor A?

Posição de cada elemento igual a 10? Quer dizer que o programa vai dizer qual posição está um elemento que vale 10? E se não tiver nenhum que tenha esse valor?

Bem, eu tentei e acho que não deu muito certo.

VAR

vet: vetor[0..9] de inteiro

i: inteiro

resp: caracter

INICIO

resp <- "S"

escreva("Entre com a posição: ")

leia(i)

Repita

para i de 0 ate 9 faca

escreva("Escreva os valores do vetor: ")

leia(vet)

se vet = 10 entao

escreval("Posição: ", i)

fimse

fimpara

Escreva("Deseja tentar denovo? <S/N>")

leia(resp)

ate Resp<>"S"

fimalgoritmo

É isso? rs

Caso positivo, alguém pode me dizer qual o objetivo desse algoritmo? Porque apenas eu olhando eu consigo saber qual é a posição que contém o valor 10, até porque sou eu quem vou introduzi-lo no programa.

Obrigado,

André Vidal

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Dei uma estudada aqui e vi que esse I aí não é preciso LER, não é?

E o algoritmo parece estar certo, mas tem algum jeito que eu possa dizer a posição depois? porque desse jeito aí, ele indica a posição do número 10, na próxima linha. Executando o programa fica assim:

Escreva valores do vetor: 10

Posição: 1

Escreva valores do vetor: 10

Posição: 2

Ele indica a posição logo depois que eu digito o 10.

E continuo com a pergunta, qual é a finalidade desse programa? Apenas aprender o conceito de vetor, né? rs

Abraços

Ninguém para ajudar?! :/

Compartilhar este post

Link para o post

Engraçado, né? Quando alguém vem aqui e pede pra fazer a questão sem ao menos ter LIDO vem um monte de gente pra pelo menos tentar ajudar ou simplismente fazer.

Agora, eu tentei ainda estou com dúvidas.. o professor me deixa com mais dúvidas ainda e o tópico ta às moscas.

Abraços,

André Vidal

Compartilhar este post

Link para o post

O que é esse (10)? Seria a posição 10 do vetor A?

Posição de cada elemento igual a 10? Quer dizer que o programa vai dizer qual posição está um elemento que vale 10? E se não tiver nenhum que tenha esse valor?

O que ele pede é que você faça um vetor chamado "A" de 10 posições. A segunda parte ele quer que você diga em qual posição do vetor tem um valor que seja igual a 10, caso não haja é só fazer uma condição SE e informar que não há o valor.

Engraçado, né? Quando alguém vem aqui e pede pra fazer a questão sem ao menos ter LIDO vem um monte de gente pra pelo menos tentar ajudar ou simplismente fazer.

Agora, eu tentei ainda estou com dúvidas.. o professor me deixa com mais dúvidas ainda e o tópico ta às moscas.

Abraços,

André Vidal

Tenha calma meu jovem... Se alguém viu o teu tópico e não respondeu, é porquê não sabia a resposta para te ajudar, nem todos tem tanto tempo pra ficar 24horas dando suporte no fórum.

Espero ter ajudado, se continuar com dúvidas, poste-as para te ajudarmos. Abraço.

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo, uma variável comum permite receber apenas um valor de cada vez.

Por exemplo, a contagem de pontos de um jogo.

Inicialmente o jogador tem zero pontos, sua variável pontos <- 0

A cada jogada bem sucedida ele ganha 5 pontos, ou seja, sua variável teve o valor atualizado, e assim sucessivamente até o final do jogo.

Ao término exibirá o escore final, digamos, pontos <- 1590

Se você precisa guardar o valor de cada fase do jogo e continuar a contagem para exibir o escore final + os pontos de cada fase, precisa criar novas variáveis que armazenem esta informação.

fase1 <- 250           pontos <- 250  --  0 (valor inicial) + 250 (fase1)
fase2 <- 400           pontos <- 650  --  fase1 + fase2
fase3 <- 380           pontos <- 1030 --  fase1 + fase2 + fase3  // ESCORE FINAL

Já um vetor é uma variável com várias 'gavetas', que permite guardar diversos valores, conforme o tamanho definido.

Vamos usar como exemplo uma turma com 5 alunos, cada 'gaveta' (índice), vai guardar o nome de um aluno.

vet: vetor[0..4] de caracter

i: inteiro

Pelo nome do vetor e o número do seu índice você acessa o conteúdo (nome do aluno) que ficou guardado em uma das gavetas.

Seu exercício faz uma verificação e informa em qual 'gaveta' você guardou o valor '10'. Penso que finalidade seja compreender os índices e como acessá-los.

Uma matriz é um 'vetor duplo', que permite acessar mais informações.

Gostei muito dessa vídeo aula sobre matrizes, a didática do instrutor é ótima. Há muitas outras no Youtube que podem auxiliar bastante.

http://www.youtube.com/watch?v=9nNyW4xSSgo&list=PL4269B320041A60ED

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Para entender melhor sobre o vetor pense assim:

1 variavel comum guarda 1 dado

1 variavel de vetor guarda vários dados definidos em quantidade por quem programa, neste caso você.

exemplo:

Variavel comum de um número inteiro (vamos classificar com A) e B):

A)

Numero

exemplo:

var
numero:inteiro
início
//Seção de comandos 
escreva("Digite um número: ")
leia(numero)
fimalgoritmo

isso guarda o numero digitado na variavel do tipo inteiro.

B ) com vetor

exemplo:

var 
a:inteiro
vet: numero [0..9] de inteiro
inicio
//Seção de comandos
a<- 0
para a de 0 ate 10 passo 1 faca
escreva("Digite um número: ")
leia(numero[a])
fimpara
fimalgoritmo

isto irá guardar o valor da váriavel A na posição 0(zero) pois todos os vetores começam na posição zero

sendo assim, [0..9] estamos dando um vetor de 10 posições

supondo que o usuário digitou 25, e no segundo laço do para digitou 26 ficaria assim

A   A   A   A   A   A   A   A   A   A 
posição 0 | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 |
leitura 25|26 |   |   |   |   |   |   |   |   |

note que a variável A dentro do vetor guardou a informação 25 na posição numero[a] posição 0 e o número 26 na numero[a] na posição 1.

Espero que possa te ajudar.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.