Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Didiron

Atualizar campo de acordo com celula do DBGrid

Recommended Posts

Olá MArcio.

Desculpa dar retorno somente agora, mas eu consegui resolver aquele problema, só que estou com mais um agora :D .

Eu tenho uma StringGrid que está trazendo todos os dados dos clientes cadastrados no banco de dados. Criei um PopUpMenu pra ela com a opção Editar, então assim que ele clicar em editar a coluna do stringgrid fica editavel onde eu posso digitar determinada alteração, até aqui está tudo ok, o problema é que irei fazer um Update no banco somente da coluna que ele clicou editar.

Por Exemplo:

Código | Nome | Endereço

1 | sdsd | sccscdcdcd

2 | dsao | dcdcdcddcd

Caso eu queira editar o nome do registro 1, ele só vai liberar a alteração do nome, então meu update ficaria assim:

UPDATE clientes SET nome=novonome WHERE id=1

Só que como eu não sei em qual coluna que o usuário irá querer alterar (pode ser nome, endereço, etc..), eu gostaria de criar uma variavel para armazenar o nome do campo que está no banco de dados com a coluna do campo que eu selecionei. Queria fazer mais ou menos assim:

If eu selecionei a coluna Nome then

Campo := NOME_CLIENTE(este é o campo que está no bd);

UPDATE clientes SET Campo = novo_valor WHERE id = SgConsulta.Cells[0, SgConsulta.Row];

VOcê entendeu o que eu quero fazer? O que eu não estou conseguindo fazer é uma verificação para saber qual coluna eu selecionei para que eu possa atribuir o campo do bd correspondente a ela para depois jogar no update.

Será que você consegue me ajudar quanto a isso?

Fico muito grato.

Abraço.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

com o próprio dbGrid e datasets é possível fazer, isto, principalmente se usar algum tipo de table (Table, ADOTable, SQLTable). Tive problemas ao usar um adoDataSet e tentar atualizar um campo cruzado com Inner Join.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.