Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

RSS iMasters

[Resolvido] Plataforma Web ou Windows Forms?

Recommended Posts

35762.png

 

Olá,pessoal!

 

Gostaria de falar um pouco sobre estas duas plataformasdiferentes e diferenciadas no desenvolvimento. Mesmo usando linguagem semelhanteno desenvolvimento, a forma é diferente, e para preencher alguns objetos a formaé diferente entre as duas plataformas.

 

Existemvárias vantagens em desenvolver na plataforma web, mas nem tudo pode ser feitocomo desenvolver na plataforma Windows Forms. Vou citar algumas opçõesespecíficas para que entendam e saibam qual a opção melhor para desenvolverdependendo do sistema.

 

Gostariade lembrar que não existe uma competição entre as plataformas específicas. Oque indico é: antes de começar um aplicativo, analise o que será feito no todoe assim escolha a plataforma.

 

 

Plataforma Web

Naplataforma web, existem vantagens no desenvolvimento devido à facilidade de usosem instalar qualquer programa. A onda Web 2.0 ou Web 3.0 não é à toa. Comotodos já sabem, basta acessar o endereço e pronto.

 

Oque ocorre no desenvolvimento web é que uma linguagem não é suficiente paracriar um sistema. É necessário saber HTML, CSS, JavaScript e a linguagemC#.NET. Está certo que as outras linguagens como HTML, CSS e JavaScript; sãolinguagens interpretadas. Mesmo assim, é necessário entendê-las.

 

Aplataforma web fica centralizada, isto é, hospedada no servidor web que podeser acessado pelo browser instalado no computador. Atualmente, com vários browsers àdisposição para download, dentre os mais conhecidos: Internet Explorer, Safari,Firefox, Chrome e Opera. Qualquer sistema operacional que tenha um browserinstalado pode acessar o aplicativo web, por exemplo: mesmo sendo feito emC#.NET (Windows 7), pode ser acessado pelo browser do MacOsX ou Linux.

 

 

Oque a plataforma web não faz?

Essa parte é interessante, porque aplataforma web não acessa localmente o computador do usuário para gravar dados,não consegue buscar a configuração da máquina do usuário totalmente seminstalar plugins específicos.

 

Osplugins específicos nasceram para minimizar este problema de acesso a máquinalocal do usuário, isto é, aquele que acessa o sistema pelo browser. Só que énecessário aprender também a linguagem desses plugins, dentre os mais popularessão o Silverlight e o Adobe Flash.

 

 

Plataforma Windows Forms

A vantagem de usaro Windows Forms é que tudo é programado para acessar diretamente do computadorpessoal do usuário. Os dados específicos como número da placa de rede, númerodo HD e outros podem ser acessados de forma simples e direta. Acessar umscanner, por exemplo, fica fácil usando Windows Forms; já na plataforma Webisso já não pode ser feito; a não ser que coloque um controle Windows dentro daplataforma Web.

 

Outravantagem que vejo é na linguagem de programação. Basta aprender uma linguagempara programar, por exemplo: C#.NET, VB.NET ou F#.NET. Na escolha de uma dessas,é possível desenvolver o aplicativo para Windows Forms. Diferente da Web, queprecisa entender sobre outras linguagens.

 

Acentralização pode ser feita usando Windows Forms, a Microsoft disponibilizoujunto a ferramenta Visual Studio .NET, o ?ClickOnce?. Essa centralizaçãofunciona perfeitamente, basta colocar os instaladores em um endereço deinternet ou intranet para que o aplicativo seja atualizado e instalado, sem anecessidade de ir máquina por máquina.

 

Sehouver alguma atualização no aplicativo, no momento em que o usuário clicar paraabri-lo, será feita uma atualização automática. A busca é feitaautomaticamente pelo próprio software.

 

 

Qualo problema de programar em Windows Forms?

O único problema que vejo hoje é a falta damulti-plataforma. No caso da programação Windows Forms, o mesmo só pode seracessado pelo Windows e suas versões. O Linux ou o MacOsX não consegue executaro aplicativo; isso já corta um pouco a multi-plataforma que existe no mundotodo.

 

 

Resumindo...

Emresumo geral, é bom analisar os dados do seu aplicativo antes de começar afazer. Se o objetivo for colocar em multi-plataforma, então faça na plataformaWeb; senão, faça Windows Forms.

 

Existem vários aplicativos que precisam utilizardados ou scanners da máquina, então use Windows Forms, mas para a visualizaçãoutilize Web; isto é; usando as duas plataformas para o funcionamento ideal doaplicativo.

 

Espero que tenha gostado. Qualquer dúvida ou comentário, é só entrar em contato.

 

 

 

http://imasters.com.br/artigo/20583/dotnet/plataforma-web-ou-windows-forms

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.