MPS2 0 Denunciar post Postado Junho 30, 2011 Bom dia, pessoALL. Tenho um relacionamento do tipo um Curso possui no mínimo 1 Aluno ou mais. E Aluno só pode estar em um único Curso e não pode ser repetir novamente esta ocorrência de Aluno para Curso (claro que este exemplo é meramente para sanar minha dúvida, o exemplo não é real). Então, qual é a minha dúvida: A melhor forma de garantir que o Aluno irá estar somente uma vez em Curso durante toda sua existência seria colocar a chave de Aluno como estrangeira em Curso e como Unique? Os colegas fariam desta forma? Obrigado. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Motta 645 Denunciar post Postado Junho 30, 2011 Depende, se o relacionamento é sempre um para um curso é atributo e deveria ser uma coluna em aluno, se é uma coisa como UM CURSO DURANTE UM PERÌODO deveria ser uma tabela com a alicação (eu faria por trigger) controlando a regra. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
MPS2 0 Denunciar post Postado Junho 30, 2011 Claro Motta. você tem razão. Se é 1:N a chave estrangeira estará do lado N. Logo só será possível garantir a regra de negócio ou do lado da aplicação ou via trigger. Não tem período envolvido. O Aluno só poderá cursar um único Curso durante toda sua existência. Nunca mais este Aluno poderá cursar outro Curso. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Motta 645 Denunciar post Postado Junho 30, 2011 Então Curso é atributo de Aluno. Mas lembre, uma vez feito assim se amanhã decidem abrir mais de curso, f")&" ... pois o Sistema está engessado. :) Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
MPS2 0 Denunciar post Postado Junho 30, 2011 É f")&" .... rsrsrsrsrsrs Regra é regra. Cliente quer assim....vamos lá. Obrigado pelo apoio mais uma vez. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites