Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

fekz

modelagem

Recommended Posts

Pessoal, estou com uma dificuldade num processo, que não consigo definir o melhor jeito de fazer.

Tenho uma tabela de Origem(id e titulo). Tenho 4 títulos a principio, Vendedor externo, vendedor interno, Agência, Empresa.

Preciso fazer um jeito que em outra tabela, eu consiga fazer combinações desses itens, para poder colocar valores de porcentagem de comissão.

Por exemplo:

Caso 1: Vendedor Externo 4% + Vendedor Interno 4%

Caso 2: Vendedor Externo 3% + Agência 5%

Caso 3: Vendedor Externo 1.5% + Agência 5% + Vendedor Interno 1.5%

Preciso fazer combinações e colocar valores, mas não consigo pensar numa estrutura correta pra isso.

Pensei em fazer uma tabela ComissaoOrigem, com ID, ORIGEM_ID e VALOR. Aí eu colocaria os itens separados por ',' tipo:

id (1), origem_id(1,2), valor(5,3)

Isso ia querer dizer que a origem_id 1 teria 5% e a origem_id 2 teria 3%.. mas esse não é o jeito ideal...

Preciso formar essas combinações pois depois vou querer consultar, por exemplo, existe alguma linha na tabela com as combinações VENDEDOR EXTERNO + Agência...

Algo do tipo...

Se não der pra entender eu explico de novo, mas acho que ficou claro.

ABRAÇOS.

Ninguém?? Estou penando nisso =/

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não me parece uma modelagem simples :

Primeiro precisaria de tabelas que controlacem a regra do comissionamento, depois vincular a venda à uma regra e depois o cãlculo em si.

Grosso Modo :

comissiomanento
---------------
id
nome
data

comissionamento_detalhe
-----------------------
id
id_tipo
id_agente
valor
numero_parcelas

tipo_comissionamento
--------------------
id_tipo
tipo (fixo,percentual)

vendas
------
id
data
valor
id_comissao (fk comissionamento)
id_agente (vend/agencia/empresa)

Como existem 4 tipo de agentes (vend. externo/interno,agenciae empresa) não vejo como

controlar por FK seria melhor talvez um tipo e integrigade referencial garantida

pela aplicação.

Comissonamento porém é uma problema comum tentou pesquisar se já existe algum modelo publicado na web que possa

te ajudar ?

Compartilhar este post

Link para o post

É que não é bem um comissionamento nessa parte que estou fazendo..

O comissionamento vai ser bem simples, vou fazer uma tabela pedidocomissao, guardando os valores e o nome de quem irá receber comissão naquele pedido.

O que tá pegando e eu to precisando no momento é outra coisa. Fazer uma mistura de tipos de comissão, só para eu consultar se é válido.

A partir da tabela Origem(vendedor externo, vendedor interno, agencia, empresa), eu fazer junções para consultar se existe essa mistura.

Na hora do pedido a pessoa vai por

Origem: Vendedor Externo + Agencia.. e vou verificar se existe um tipo que é Vendedor externo + agencia... esses tipos estarão gravados numa tabela, mas não estou sabendo ligar.

Exemplo

tb_origem

id, nome

1, vendedor interno

2, vendedor externo

3, agencia

4, empresa

E em outra tabela, pensei em fazer algo do tipo:

id, origem, valor

1, (1,2), (10,20)

Nesse caso, seria uma junção de vendedor interno e vendedor externo e os valores respectivos.

Mas acho que assim não ficaria bom. Isso seria só pra consulta, verificar se existe esse tipo. Depois gravar o pedido em si é tranquilo.

Compartilhar este post

Link para o post

É mais ou menos isso, mas ainda não é isso.

No seu exemplo, você tem 2 tabelas, e junta as 2 numa tabela NxN.

uma tem o veiculo, na outra o opcional...

Mas eu tenho 2 tabelas...

Uma com o tipo, e a outra com combinações desse tipo.

ORIGEM

VENDENDOR INTERNO, VENDEDOR EXTERNO, AGENCIA.

E na outra tabela, algumas misturas desses tipos. Se fosse ficar em uma linha só ficaria

LINHA 1 VENDEDOR INTERNO + AGENCIA (5% + 3%)

LINHA 2 Vendedor EXTERNO + VENDEDOR INTERNO (4%,4%)

E assim vai.

Se eu tiver que verificar essas valores pelo programa, não vai ficar muito dinâmico, pois se entrar um novo tipo, fode tudo.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.