Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Daysuke

Oracle e Pl/Sql - Para que servem ?

Recommended Posts

Ola !! Hoje faço a minha estreia aki no forum e gostaria muito da ajuda de voce ...

Sou novato no ramo de programação e BD , faço Sistemas de Informação e estou no Primeiro ano ...

Tenho Oracle XE 10g intalado e tambem o PL/SQL developer 8.0 ... porem não sei utilizar nenhum . Gostaria de saber :

1) Para que serve cada aplicação destas

2) Como utilizo em conjunto as mesmas, se sim qual a necessidade disso ?

3) Gostaria de algumas dicas para desenvolver em PL/SQl .

Grato =)

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Oracle XE 10g É o Banco de Dados

PL/SQL developer 8.0 _ Ferramenta para desenvolver em PLSQL

Pelo Developer pode-se criar Objetos (tabelas, views, procedures etc.

Conforme a necessidade do que se queira desenvolver.

Existem bons livros que ensinam o básico do PLSQL, mas a site da Oracle tem vasta documentação sobre isto (em inglês).

Compartilhar este post

Link para o post

Olá, e primeiramente, seja bem-vindo ao mundo dos Databases!

O 10g, é uma versão do Oracle... Atualmente já temos a versão 11g; A aplicação mais usada para o desenvolvimento em um banco Oracle, é o SQL Developer, porém não é a única ferramenta disponível para tal. Qualquer editor de PL/SQL pode fazer o trabalho.

Talvez você tenha dúvidas sobre o que é o PL/SQL, vamos lá:

O PL/SQL, é uma variação da sintaxe-base SQL, existem outras variações do SQL como o T-SQL, MySQL, Postgre SQL e ainda existem outras não tão comuns. Cada uma destas variações, possuem suas funcionalidades específicas, porém a base se mantém a mesma.

O SQL Developer, permite que você desenvolva queries(buscas), procedures(procedimentos), functions(funções), triggers(gatilhos), views(modelos para exibição) e mais algumas outras instâncias de desenvolvimento. Sua necessidade, fica na capacidade de manipulação dos dados que o SQL Developer proporciona... Até pelo fato de ter interface gráfica - convenhamos que é um porre ficar desenvolvendo em console - posso apontar que a maior utilidade do SQL Developer é criar um elo entre o DBA(DataBaseAdmin) e o DB(DataBase) de maneira mais simplificada e intuitiva.

Como o Motta falou, existem livros básicos, pela internet, você também será capaz de aprender bastante, mas como conselho pessoal, digo para você começar com o SQL puro... Concretando bem os conceitos de DDL, DML, DCL e TCL. Essa parte conceitual do SQL não varia entre as distribuições.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.