Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

RSS iMasters

[Resolvido] Cobertura do GUOB Tech Day 2011

Recommended Posts

Olá, pessoal!

 

No dia 16 de julho deste ano, aconteceu o evento GUOB Tech Day 2011 em São Paulo. Foi um evento técnico voltado para a comunidade de usuários que trabalham com os produtos e serviços fornecidos pela Oracle Corporation.

 

38530.jpg

O evento foi coordenado pelo Grupo de Usuários de tecnologia Oracle do Brasil (GUOB) que faz parte do LAOUC, o Latin American Oracle Users Community, entidade que integra os grupos de usuários Oracle na América Latina. Vale a pena destacar que este evento coincidiu com a turnê chamada OTN Tour Latin America 2011, que é uma série de eventos técnicos promovidos pela OTN (Oracle Technological Network), o canal que dissemina informação, conhecimento, documentação e outros recursos relacionados aos produtos da Oracle.

38532.jpg

Este foi o segundo ano de realização do evento coordenado pelo GUOB.

 

A programação do evento foi dividia em duas partes: durante a manhã, foram realizadas quatro palestras no salão principal e, na parte da tarde, houve três trilhas diferentes cobrindo assuntos como Virtualização, Oracle Fussion, carreira da certificações, melhores práticas de administração, tuning de banco de dados, MySQL e outros. No total, foram 11 palestrantes, 350 inscritos (representado 13 estados brasileiros), 19 palestras e 7 patrocinadores. A maioria das palestras foi realizada em inglês e contou com o recurso de tradução simultânea característica deste tipo de evento.

 

Logo na abertura do evento, Eduardo Hahn, presidente do GUOB, fez questão de indicar que o evento foi montado pensando na comunidade técnica e que o principal objetivo era proporcionar um ambiente para conhecer novas pessoas e praticar o famoso networking. Isso ficou claro quando um almoço com os palestrantes foi oferecido para quem conseguisse encontrar alguém na plateia que faria aniversário no mesmo dia, ou seja, cada participante teve que interagir com os demais para achar seu "par"! Esta ação serviu para integrar os participantes, agindo como um facilitador para a socialização entre os participantes.

38534.jpg

Em seguida, tivemos a palestra de Pablo Ciccarello, diretor da OTN para a América Latina. Pablo falou um pouco sobre o trabalho da OTN em integrar a comunidade e citou diversos números relacionados à quantidade de grupos de usuários, acessos e recursos divididos por línguas na OTN. Talvez o grande destaque tenha sido a força da comunidade brasileira para a Oracle, pois recentemente a OTN recebeu uma versão brasileira com diversos artigos e conteúdo técnico traduzido para o português. A OTN alcançou a marca de 20.000 acessos mensais (só no Brasil) e conta com 233.000 membros cadastrados (em toda América Latina).

 

Logo após a curta apresentação do Pablo tivemos a primeira palestra técnica do evento: Oracle Exadata Live, comandada por Graham Wood, arquiteto de desenvolvimento da seção RDBMS do Oracle. Ficou claro que ele apresentou uma novidade muito importante e que ainda vai dar muito o que falar para qualquer profissional que trabalha com o Oracle: o Exadata. Inicialmente ele explicou qual é a proposta, o objetivo e o que esta tecnologia pode oferecer. Em seguida, ele se concentrou em diversas demonstrações ao vivo (através de uma conexão remota com o VNC) que acessou remotamente uma instalação do Oracle Exadata em Austin, no Texas, para mostrar o quão rápido esta solução pode ser.

 

Dentre diversos recursos apresentados, talvez o que tenha chamado mais a atenção dos presentes tenha sido a rapidez com que o Oracle Exatada manipulou aproximadamente 7 bilhões de linhas divididas em poucas tabelas de um banco de dados de exemplo. Com certeza esta foi uma surpresa para quem nunca tinha ouvido falar de Exadata ou não saberia como trabalhar com este volume de dados.

38536.jpg

Após o coffee break tivemos a palestra Hidden Features You Probly Don't Know About And Are Free, novamente ministrada pelo Graham Wood. O foco desta apresentação foi em algumas das funcionalidades que já estão embutidas no Oracle mas que pouca gente conhece, incluindo o SQL Trace, novas funcionalidades do tkprof, alguns hints de queries, estatísticas, analytics, external tables e outras. Também foram abordadas funcionalidades associadas à pacotes pagos do Oracle, tai como AWR, ASH e o SQL Monitor.

 

A última palestra antes do almoço foi conduzida por Arup Nanda, um conhecido guru do mundo Oracle que já publicou diversos livros importantes. A palestra se chamava Exadata for Oracle DBAs e foi uma verdadeira aula introdutória sobre o Exadata. Muitas pessoas comentaram que esta palestra deveria ter sido realizada antes da primeira palestra do Graham, porém ela serviu muito bem ao seu propósito de apresentar diversos detalhes do Exadata ao público.

 

O palestrante discutiu o que é o Exadata, incluindo seus componentes de software e de hardware e focou no papel do DMA (Database Machine Administrator) indicando que 60% do conhecimento necessário para se trabalhar com Exadata já é dominado por um DBA Oracle. Já os outros 40% necessários são associados a detalhes do Exadata tais como o Oracle Clustware, o gerenciamento de discos e rede (infinity band), toda a tecnologia dos cell servers, o uso especial de índices e a separação do storage e detalhes do Unix. Um dos pontos que mais chamou a minha atenção foi a tecnologia focada no melhor gerenciamento do disco e na integração com o banco de dados ao ponto que detalhes de um objeto do Oracle é praticamente mapeado para um local específico do disco. Foi possível notar que a plateia compreendeu melhor o que realmente é o Exadata e que esta solução não é para crianças e sim para gente grande com bancos de dados muito volumosos e com características de altíssima disponibilidade.

 38539.jpg

Após o almoço, me dirigi para a sala que na qual veríamos a palestra MySQL Trabalhando em Alta Disponibilidade e Alta Performance, ministrada por Airton Lastori. Foi uma introdução a algumas opções de alta disponibilidade e de alta performance no Oracle sem se aprofundar no assunto. O palestrante fez questão de indicar que a Oracle continua investindo no MySQL e citou diversos exemplos de participação na comunidade em eventos, como o FISL.

38542.jpg

A próxima palestra seguinte foi a apresentação de um dos patrocinadores: Simplifique o Gerencialmento de Banco de dados Oracle conduzida por Kleuber Matta, da Quest Software. Esta palestra apresentou diversas ferramentas de monitoria e solução de problemas em banco de dados e também para negócios. A interface destas ferramentas, em particular do Spotlight, é algo muito bonito, intuitivo e que pode auxiliar muito quem trabalha com bancos de dados Oracle ou de outros fornecedores.

 

Após o segundo coffee break fui assistir à palestra 42 Real Life Examples of Fusion Middleware with Apps apresentada por Debra Lilley. Me interessei por esta palestra pela escassez de material a respeito do Oracle Fussion, uma ferramenta de integração com muito potencial. Como a própria palestrante citou, existem muitos cases de sucesso deste middleware, porém pouca gente os conhece. Destaco que a palestra focou em apenas três exemplos de uso (devido ao tempo) e que o conteúdo apresentado não foi muito técnico, apesar da palestrante ter escrito um paper que foi aceito na última edição da conferência Oracle Open World.

38544.jpg

Outra palestra que assisti foi a Oracle Net Services and Best practices for scalability, performance, security, etc ministrada por Kuassi Mensah. O conteúdo desta palestra focou nas otimizações que podem ser realizadas quando se trabalha com o Oracle Net, o conjunto de componentes de rede do Oracle. O palestrante dividiu o conteúdo em etapas que incluíam configurações no sistema operacional (auto-tunning de protocolo TCP, opções do kernel), configurações do cliente (parâmetros no sqlnet.ora e do tnslistener.ora) e detalhe de modificação no servidor (segurança, parâmetros do listener.ora e outros). Cada configuração foi detalhada e explicada focando no tipo de ganho que se pode obter. Confesso que em alguns momentos senti falta de algumas demonstrações práticas, porém quem conhecia bem os detalhes do Oracle Net não deve ter ficado perdido em meio a tantas opções, parâmetros, valores, detalhes e configurações apresentadas pelo palestrante.

 

A última palestra que participei foi a Real World Best Practices for DBAs do Arup Nanda. E foi a melhor palestra do evento! Inicialmente o palestrante deixou claro que as melhores práticas que ele iria comentar, e qualquer outra técnica indicada como melhor prática, sempre deve ser questionada, detalhada e contextualizada. O conteúdo foi divido em diversas práticas que foram detalhadas incluindo gerenciamento de caminhos para aplicação de patches, controle de modificação em arquivos de configuração, ferramentas adicionais para o gerencialmente, agendamento e manutenção do banco de dados e outras. Por meio dos diversos exemplos e situações descritas pelas palestrante ficou claro que ele realmente tem muita experiência trabalhando com Oracle e conhece bem seus detalhes e pormenores, o que justifica o título de um dos maiores gurus de Oracle da atualidade.

 

38546.jpg

Para finalizar o evento, tivemos os tradicionais agradecimentos e sorteios que incluíram assinaturas de revistas, livros e até um netbook.

 

Posso indicar que o GUOB Tech Day 2011 foi um evento técnico muito bom e com foco na comunidade. O conjunto de palestrantes nacionais e internacionais foi bem escolhido e a organização, instalações, local e demais detalhes foram ótimos. Recomendo a todos que estiverem interessados no mundo de tecnologias Oracle que se filiem gratuitamente ao GUOB e que participem da comunidade para tornar eventos como este cada vez melhores.

 

Um grande abraço e até a próxima.

 

 

 

http://imasters.com.br/artigo/21478/outros/cobertura-do-guob-tech-day-2011

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.