Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Andrey Knupp Vital

[Resolvido] Zeos & MySQL

Recommended Posts

Olá gente, não faz muito tempo que programo em delphi, entretanto, não me zuem ! Como eu faço pra verificar se uma query foi executada corretamente ? Tentei dessa forma:

procedure TForm1.cadastrarClick(Sender: TObject);
begin
       ZConnection.Connect;
       ZQuery.SQL.Add( 'INSERT INTO usuarios VALUES( NULL, "'+nome.Text+'", "'+sobrenome.Text+'" )' );
       if ZQuery.ExecSQL then
       begin
             .... 
       end;
end;

Mas, pelo que vejo no output, ele espera um valor boleano, como eu obtenho true|false, true = query executada com sucesso e false pra falha ?

 

:o

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Colega utilizo os componentes Zeos já faz um tempo, mas nunca usei o comando ExcSql esperando um resposta booleana para confirmação, pesquisei na net e nada também, o máximo que consigo controlar é colocando o bloco de inserções dentro Try..Except, assim capturo possíveis erros durante a execução do comando.

 

Nessa máquina não tenho delphi mas o ideal seria analisar essa classe que contém o comando ExecSql dentro do do próprio ZEOS.

 

Vou acompanhar seu tópico se realmente existe esse confirmação é de grande interesse de quem usa essa engine de acesso.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olha, estranho você querer um retorno do execSQL.... até onde eu saiba, ele não retorna sucesso ou erro. O que costumava fazer se tinha instruções que dependiam do sucesso do ExecSQL era usar o try except, visto que erros de banco são retornados como exceções para que você possa tratar...

 

O mais lógico seria algo do tipo...

 

try 
 ZQuery.ExecSQL;
 <comandos a serem executados quando insert ok>
except
<comandos a serem executados em caso de erro>
end;

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Valeu galera, podem marcar como resolvido, utilizei a dica do Chrnos ! Enfim .. eu não manjo muito, achei que ele retornava algum true / false, mas já vi que não, enfim ... foi uma tentativa. Obrigado a todos !

 

;)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.