Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Apenas Eu

[Resolvido] Perfil de cores

Recommended Posts

Olá!

Eu estou com uma dúvida estarrecedora! =O

Eu uso a camera Nikon D90, fiz as fotos em RAW e tudo mais.

Bom, observei que, ao salvar no PS em JPG., o programa sugere salvar em sRGB. As cores ficam muito mais bonitas. Contudo, estou preocupado que as cores na impressão, não sejam fiéis.

Se por exemplo abro a mesma foto com o perfil sRGB, em outros monitores, não dá diferença se salvar em sRGB ou não. A dúvida é: Devo manter este perfil (sRGB) ou desabilito essa opção?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa Tarde "Apenas Eu".

Pelo que li, o padrão sRGB nada mais é que um ajuste de brilho e tom predifinido para monitores que aceitam esse tipo de padrão de cor, ex: Se você optar pelo padrão sRGB o monitor ajusta automáticamente o seu brilho e contraste para que a foto fique o mais bonita possível, isso ajuda na calibragem de cores e na diminuição da diferença de cores de monitor para monitor.

Olha essa explicação abaixo:

O termo sRGB significa espaço de cor "standardised Red, Green and Blue" (vermelho, verde e azul padronizados). A necessidade de se desenvolver um RGB padrão baseou-se no aumento do uso de monitores e outros dispositivos RGB para exibição de imagens como, por exemplo, páginas da Web. Se o espaço de cor sRGB for utilizado, qualquer monitor calibrado em um sistema que aceite sRGB deverá exibir a imagem com o mesmo equilíbrio de cor do arquivo original, garantindo assim a consistência da apresentação. Quando "sRGB" é selecionado, os controles de brilho e contraste são automaticamente ajustados com uma condição predefinida.

Quanto a sua pergunta, apesar de não ser exatamente minha área, acredito que irá sim ter uma diferença de cores na hora da impressão independente de você usar ou não o padrão de cores sRGB, pois as cores exibidas pelo monitor usam o padrão de "COR LUZ" onde as primárias são o Vermelho, Verde e Azul. Já um documento impresso irá utilizar o padrão de cor "PIGMENTO" CMYK, Cian, Magento, Yellow e Black. Tendo isso em vista acredito que uma diferença vai ter, pequena más vai.

Infelizmente sou um pouco limitado para dar esse tipo de Auxilio, más temos um colega do fórum "COXÃO" que na certa irá poder lhe auxiliar melhor neste processo e transição. Ele passando puraqui na certa te dara altas dicas sobre o assunto.

Por hora, espero ter contribuido, caso eu encontre algo mais esclarecedor me comprometo a editar este tópico e responder com mais autoridade sobre o assunto.

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Se você usar o perfil sRGB para impressão poderá ter problemas sim, pois sRGB é um perfil de cor de visualização (tela) ou mais usado pra web

As cores ficam "mais bonitas", porque na verdade o espectro de cor ("tamanho") do sRGB é muito maior que o do CMYK por exemplo.

Trabalhe com o perfil ADOBE RG (1998) ... isso para impressoras de birô, pois se for mandar impressão em offset envie em CMYK, use sempre o CONVERT TO PROFILE do photoshop e nunca o IMAGE > MODE > CMYK Color

Outra dica... NÃO CONFIE NAS CORES DO SEU MONITOR kkkkkkkk... parece zueira mas é serio, não confie... há não ser que você tenha um EIZO ou APPLE CINEMA, alguns DELL ULTRASHARP chegam proximo da cor de impressao, mas o mais confiável é você usar o EYEDROPPER TOOL (conta gotas) e ver a porcentagem das cores em determinados pontos da imagem, no monitor você olha e a imagem esta perfeita e quando imprimi vê que ficou toda puchada para o cyan.

Mas caso a impressão seja em birô (RGB) acompanhe a impressão, eles geralmente (pelo menos comigo sim) fazem a calibragem antes de imprimir.

POis impressora a laser colorida não dá pra confiar 100% também.

é chato fazer TUDO isso ?

sim é... isso que difere uma pessoa que trata foto e uma pessoa que faz tratamento profissional de fotos :D

Compartilhar este post

Link para o post

Ollaaaaa

Ahh muito obrigado em....esclareceu a minha dúvida...

Esse perfil "mais colorido" já vinha ao transferir as fotos da camera para o PC. Eu vou converter as fotos antes de mexer nelas, pois eu preciso do "tratamento profissional de fotos" como nosso colega falou. ( O perfil da camera é Nikon sRGB 4.0.0.3001)

Meu monitor está até bem calibrado, em relação a impressão... claro que não está 100%.... hehehe

Eu queria até imprimir duas fotos lado a lado para ver na pratica como fica, mas a fototica aqui além de muito longe, está dificil enviar fotos pra eles ¬¬

Qual será o melhor maneira agora de converter no modo "normal", salvando como, ou ali em IMAGE > EDIT > tals....?

Compartilhar este post

Link para o post

Ollaaaaa

Ahh muito obrigado em....esclareceu a minha dúvida...

Esse perfil "mais colorido" já vinha ao transferir as fotos da camera para o PC. Eu vou converter as fotos antes de mexer nelas, pois eu preciso do "tratamento profissional de fotos" como nosso colega falou. ( O perfil da camera é Nikon sRGB 4.0.0.3001)

Meu monitor está até bem calibrado, em relação a impressão... claro que não está 100%.... hehehe

Eu queria até imprimir duas fotos lado a lado para ver na pratica como fica, mas a fototica aqui além de muito longe, está dificil enviar fotos pra eles ¬¬

Qual será o melhor maneira agora de converter no modo "normal", salvando como, ou ali em IMAGE > EDIT > tals....?

Sim toda câmera por default deixa como sRGB pois têm em mente que nem sempre a pessoa que compra a câmera é profissional, pois somente profissionais entendem de perfis de cor, que isso prejudica na impressão, tratamento blablablba

Se sua câmera for profissional ela tem opção de alterar o perfil de cor como ADOBE RGB sim, a minha Sony Alpha 200 eu usava já nesse padrão pois sabia que teria de imprimi-las posteriormente e precisava do mais fiel de cor possível.

Monitor bem calibrado

Calibrou como ?? com calibrador ???

Imprime... mas pede para quem for imprimir não fazer nenhum tipo de conversão... geralmente nos birôs ou gráficas eles arrumam nossas cagadas :D

melhor maneira ? eu falei ali em cima ó EDIT > CONVERT TO PROFILE ... abri essa tela:

convertl.jpg

ali você vê qual o perfil de cor que esta aplicado na imagem (source space), no meu caso sRGB ... e para qual você deseja convertê-lo (destination space)

tem opções como compensação de ponto ou difusão (dither) que é a mistura das cores para manter o mais fiel ao original possível, essa é uma das maneiras mais usadas entre profissionais para conversão de perfil de cor.

Compartilhar este post

Link para o post

Olá!...

Então, eu tinha lido isso no manual, que o perfil precisa usar é o Adobe RGB e tals, mas fiquei com medo e voltei para o sRGB. Faz pouco tempo que comprei uma cam. profissional.

Eu "calibrei" meu monitor usando o painel da placa de vídeo da Nvidia e uma foto que eu revelei, só que a foto é de outra camera (sony h-50). Dae eu tentei deixar as cores no monitor, o mais próximo das cores da foto impressa.

Em fototica eles imprimem em algo parecido com o RGB né? (eles não pedem para fazer nenhuma conversão, embora eu ja tenha falado para eles não alterarem nada na foto)

Eu vou tentar converter neste modo, embora eu tenha feito isso se não me engano. Só que estou montando um foto-livro por outro programa, e está dando diferença nas cores. Isso está me deixando preocupado, então eu vou seguir de perto aqui sua dica, para não haver problemas....

Outra duvidazinha, eu devo deixar ativo a opção "cores de prova>" né?

Obrigado mais uma vez....

Compartilhar este post

Link para o post

Olá!...

Então, eu tinha lido isso no manual, que o perfil precisa usar é o Adobe RGB e tals, mas fiquei com medo e voltei para o sRGB. Faz pouco tempo que comprei uma cam. profissional.

não é certo ou errado, pois você pode pegar as fotos depois de decarregá-las e converter para ADOBE RGB.... creio eu (posso estar falando besteira) que inseriram exatamente por conta dos profissionais que trabalham com esse perfil de cor nas ferramentas de edição e tb pra facilitar pois converter 3.000 fotos não é mole, mesmo que em lote !

Eu "calibrei" meu monitor usando o painel da placa de vídeo da Nvidia e uma foto que eu revelei, só que a foto é de outra camera (sony h-50). Dae eu tentei deixar as cores no monitor, o mais próximo das cores da foto impressa.

essa "calibragem" não funciona.... cor pigmento (tinta) é diferente de cor luz (monitor) .... não confie nas cores do seu monitor (a nao ser que você tenha um ultrasharp, apple cinema, etc) ... do contrário esse tipo de calibragem pode até piorar na hora de imprimir, quando eu não tinha como calibrar eu deixava DEFAULT !!

Em fototica eles imprimem em algo parecido com o RGB né? (eles não pedem para fazer nenhuma conversão, embora eu ja tenha falado para eles não alterarem nada na foto)

sim eles usam o modeo RGB... CMYK é para offset/roto e para algumas impressoras à laser e inkjet

Cores de prova ??? O.o

onde têm isso ?

Compartilhar este post

Link para o post

Cores de prova ??? O.o

onde têm isso ?

É ali em Visualização>Ativar cores de prova >.... hehehehhe

Obrigado por esclarecer minhas duvidas. Me ajudou bastante. O pessoal lá do programinha que uso, também me ajudou. Eu coloquei aqui também o perfil de cores do monitor como ADOBE RGB 1998, dae agora está tudo sincronizado.

Mas para garantir, eu vou escolher umas fotos e revelar para ver como vão ficar. Nada melhor que ver na pratica como elas ficarão né?!

Valeu!

Compartilhar este post

Link para o post

Revelei...

agora posso ficar mais tranquilo. Ficou bem semelhante o resultado final.

Quando bate a sindrome do perfeiccionismo vejo que puxou um pouquinho para o vermelho. Isso pq eu reduzi o ciano ao mexer nas fotos, pois estavam muito azuladas.

Mas ficou bom de qualquer, eu acho :)

Compartilhar este post

Link para o post

a melhor coisa pra quem não tem calibrador de monitor ou monitor profissional para tratamento de imagem é você saber exatamente como tratar as fotos NO SEU MONITOR, por exemplo o meu de casa puxa mais pro magenta, mesmo na tela ele ficando reguladinho na impressão fica magenta, então o que eu faço é adicionar um pouco mais de verde, na tela fica horrível.. mas na impressão fica do jeitinho que eu quero :D ... famosa GAMBIARRA hehehe

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.