gremio10 14 Denunciar post Postado Agosto 8, 2011 Fala galera, to fazendo um chat parecido com o do facebook, nada muito elaborado, apenas salvar as mensagens e depois mostrá-las... mas o que me está me deixando preocupado é como salvar duas id de uma mesma tabela, e depois como chama-las em uma query. exemplo: no meu banco eu tenho id user_from_id user_to_id message date 1 1 2 Olá 2011-08-08 2 2 1 olá! 2011-08-08 como fazer uma query aonde ele busque os nomes desses dois usuários cadastrados ? Obrigado. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Rodrigo Zanotta 0 Denunciar post Postado Agosto 8, 2011 bote user_from_id e user_to_id como foreign key da tabela users e na consulta. select u.nome_user from users u, chat c where c.user_from_id = u.id; o mesmo para o user_to_id. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
gremio10 14 Denunciar post Postado Agosto 9, 2011 Eu tentei assim, mas o problema é que ele não retorna corretamente, não sei por que... Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Rodrigo Zanotta 0 Denunciar post Postado Agosto 9, 2011 Eles precisam logar pra acessar o chat, certo? Pega por $_Session o nome deles e grava no banco do chat. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
gremio10 14 Denunciar post Postado Agosto 9, 2011 Sim, só que eu não quero ter uma redundância de dados, ou seja, os nomes dos usuários, por que cada usuário tem um nome, mas em alguma hora irá se repetir. Utilizando as ids, eu tenho uma segurança maior, por que eu sei tudo sobre aquele usuário de nº 1 digamos... O que não sei como fazer é: fazer a pesquisa para que ele me retorne o nome do usuário do campo _from_ e também o nome do usuário do campo _to_ Obrigado. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites