Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

NJM

[Resolvido] Colocar banco em manutencao

Recommended Posts

Olá Pessoal.

Gostaria de saber se alguém conhece alguma forma de colocar o banco em modo de manutenção, ou seja que ninguém conseguisse se logar no BD senão os usuários que fossem DBA ou um usuário especifico, até que terminasse a manutenção e liberasse. Poderia ser até bloqueado por um script, trigger ou procedure de login.

Obrigado.

Nilson.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ola Motta, obrigado pela resposta. Coloquei o banco em restrict "startup force restrict", porém em nenhuma das ferramentas que uso para manutenção do banco aceitou me logar, mesmo depois de executar o commando "grant restricted session to SYS with admin option;" e tentar entrar como SYSDBA. Todos retornam a mensagem "ORA-12526 : TNS:Listener : Todas as instancias apropriadas estão no modo restrito", o falta fazer?.

Obrigado pela atenção dispensada em minhas duvidas.

Oi Motta, deu certo aqui, como uso o listener para conectar, precisa especificar dentro tnsnames.ora quais as conexões que devem aceitar abrir quando estiver em RESTRICT MODE. Deve ser colocado o argumento (UR = A) logo após o "(CONNECT_DATA =", exemplo :

XE =

(DESCRIPTION =

(ADDRESS = (PROTOCOL = TCP)(HOST = localhost)(PORT = 1521))

(CONNECT_DATA =

(UR = A)

(SERVER = DEDICATED)

(SERVICE_NAME = XE)

)

)

Mais uma vez, obrigado!

Compartilhar este post

Link para o post

Achei esta explicação.

Você está conectado localmente ao Banco ?

Que operação exatamente quer fazer ?

Compartilhar este post

Link para o post

Motta, o que preciso é fazer algumas manutenções (alterar trigger, rodar script) no banco sem que algum usuario se conecte para garantir a integridade. Fazendo aquela alteração no tnsnames como mostrado aqui funcionou bem pra mim, eu acho que é basicamente o mesmo que o artigo que você postou fala.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu sou usuário Oracle, não DBA, já vi dar manutenção mas nunca a fiz sozinho.

Compartilhar este post

Link para o post

"startup force restrict"

É praticamente a mesma coisa que um SHUTDOWN ABORT e STARTUP RESTRICT.

Que pode te dar muita dor de cabeça um dia...

Como o Motta relatou.

Em modo restrict voce só pode acessar localmente.

Qual o seu ambiente?

Não tem como acessar o host via SSH/Acesso remoto?

Tenta usar o STARTUP MOUNT EXCLUSIVE...

(só estou em duvida se se vai ter o mesmo caso do restrict, eu deveria lembrar mas sou filho de deus... =P)

Tenta ae...

Compartilhar este post

Link para o post

Ola Supernoi, tenho acesso sim direto no servidor. É que uso algumas ferramentas para aplicar scripts e fazer manutenções, e com essa mudança no listener usando o "startup force restrict" irá funcionar pra mim, por que você acha que pode dar muita dor de cabeça um dia? você. acha melhor usar o "startup mount exclusive"?

Compartilhar este post

Link para o post

Bom dia,

Startup Force, o que voce acha que é? rs

Na pratica eh um RESET...

É que nem da um reset no dedão no pc... fazer isso direto ainda mais com transação rolando pode ter certeza que a base uma hora vai dar M...

Usa o startup mount exclusive e tenta fazer o que voce precisa...

Voce pode tambem:

1 Dar um shutdown

2 Dar um Stop no listener

3 Start no banco normal

4 Fazer o que voce tem o que fazer

5 Levantar o listener

É uma alternativa... Ja que o listener estara off, so quem tem acesso local no banco poderá conectar...

Compartilhar este post

Link para o post

Bom dia, entendi o que quis dizer.

Claro que não sou louco de ir chegando nos servidores e dando "startup force", a idéia é tirar todos os usuários antes, tirar o banco, e ai sim colocar o banco no ar e claro garantir que ninguém (startup force restrict) sem autoridade acesse o banco até que os procedimentos de manutenção terminem, neste caso o "startup mount exclusive" me garante?, lembrando que para fazer manutenção uso ferramentas de terceiros instaladas as vezes no servidor as vezes no meu notebook.

Obrigado pela ajuda.

Compartilhar este post

Link para o post

* STARTUP RESTRICT OPEN dbname PFILE=filename This command starts the instance, and opens the database named dbname using the parameter file specified by the filename following the PFILE= clause. This starts up the database in the restricted only mode (only users with RESTRICTED SESSION privilege can log in).

Fonte

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.