Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

programador_master

Sistema de Cadastro de Cliente Online

Recommended Posts

Seguinte,

estou desenvolvendo um Sistema de Cadastro de Clientes Online. Devido a necessidade de alguns clientes que fizetam sites comigo, sendo uns donos de pizzaria e outros de lanchonete, em ambos os casos eles disseram que precisam de um programa que cadastre um cliente novo para que seja feito uma busca por um dado especifico desse cliente, o número de telefone por exemplo.

Já tenho a lógica de funcionalidade do programa toda esquematiza e inicialmente ofereceria essas ferramentas:

- Cadastrar novo cliente

- Buscar por cliente / filtrar por:

- Backup mensal

- Exibir dados do cliente

- Página online do Sistema

- Tutoriais de FAQ Online

- Planos de assinatura

- Alterar dados do cliente

- Relatório de cadastros

Além do site do Sistema que estaria disponível 24h. A idéia inicial seria vender os pacotes como plano de hospedagem de acordo com as ferramentas adicionais que fossem úteis a cada um. A dúvida é quanto cobraria pela mensalidade de um programa desse tipo. Ou se, seria melhor vendê-lo para o cliente. Qual seria a melhor opção, o programa vai ser todo em php e vai rodar direto no browser do navegador. Cada cliente cadastrado teria um login e senha e teria acesso total ao seu banco de dados podendo também cadastrar a URL do seu site para receber os cadastros pela página de cadatro do site direto no seu bd.

A principio são essas funcionalidades, ainda vou ver quais são as principais necessidades de quem trabalha com pizzaria-lanchonete-restaurante ou empresas que precisam cadastrar clientes, principalmente as que fazem entrega e precisam checar o endereço toda vez que alguém liga pra fazer um pedido.

Compartilhem suas idéias aqui, gostaria de saber o que acham e qual seria a melhor opção na hora de cobrar por esse serviço. Eu particularmente venderia online e cobraria mensalidade, oferecendo suporte, backup, atualizações e soluções em tempo real para cada cliente mas gostaria de saber de vocês aqui do fórum o que é melhor.

Abraço.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sempre fui fã de cobrar mensalidade. Acho interessante para profissionais autônomos como eu. Mas ao mesmo tempo, você precisa oferecer um sistema bom de verdade independente do valor que for cobrar.

Bom, completo e simples. Para não te dar dor de cabeça na hora do suporte.

Mas é um palpite mesmo, você precisa analisar o mercado seu, minha cidade aqui não daria muito certo. Então nem sei quanto deveria cobrar.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom Luckas a idéia é sempre oferecer o melhor, e não seria diferente comigo, tbm sou freela e optei pelo pagamento mensal justamente porque iria me ajudar bastante financeiramente. Como eu estou desenvolvendo e pesquisando junto com algumas pequenas empresas aqui no meu bairro acho que o produto final será algo bem inovador e eficaz. Se o negócio 'bombar' vou começar a implemetar o sistema, o objetivo mesmo é disponibilizar pra todo o brasil ou o mundo todo? rsrs sei lá, serve pra qualquer empresa q precise criar um banco de cadastro de clientes, dai em diante as ferramentas e funcionalidades do sistema vão depender do rumo que tudo isso toma. Mas vlw pela dica, acho que o legal é discutir um assunto mesmo que seja uma opnião, pode ser que seja útil pra mim ou pra alguém, vai saber né? Vou esperar por mais opnioes e vamo ver no que dá ;) Vai ser uma experiência boa desenvolver esse sistema vai testar minha capacidade de desenvolvedor em PHP também e além disso vai gerar muitas perguntras aqui no fórum, espero que tudo de certo. E vamo q vamo rsrs

Compartilhar este post

Link para o post

são questões administrativas.

pesquise no forum Consultoria.

respondendo a questão principal, citarei um exemplo simples para que tenha uma idéia.

Faça as contas de quanto custaria a venda do licensiamento do software para 1 cliente.

Vender uma licensa é diferente de vender o projeto, pois o projeto inclui tudo, como o versionamento, a documentação da engenharia do software, com os fontes e tudo mais.

Suponha que o valor da licensa para 1 cliente seja de 30 mil reais, sendo que a média cobrada na sua região é de 30 a 40 mil.

Ok! agora você pode montar a sua estratégia comercial.

Clientes de pequeno porte achariam pesado demais para o orçamento deles.

Para clientes desse tipo você pode oferecer um único sistema online e negociar uma mensalidade pelo uso.

Determine um valor que seja compensatório para ambos os lados, ou seja, tem que ser acessível ao orçamento do cliente e, claro, tem que retornar lucro para você.

Se a licensa do sistema custa 30 mil reais, divida esse valor em 10 anos.

Parece estúpido não ? rsss

Mas veja a estratégia do negócio:

(30.000 / 10 ) / 12 = 250 reais por mês.

Aí você tem uma base legal para determinar um valor mensal.

Os clientes pagariam 250 mensal ?

A maioria aceitaria, mas tem que oferecer vantagens e depende de cláusulas contratuais e conforme comentado acima, o sistema tem que ser realmente muito útil, seguro, funcional, prático, etc.

O cliente também tem uma empresa e sabe cuidar da contabilidade. Ele vai fazer as contas e chegará na conclusão de que é vantajoso segundo as circunstâncias, pois ele usufruirá de um sistema que vale 30 mil, mas pagando leves prestações (loans). Mesmo que ele se arrependa e queira usar algum outro sistema, não correu o risco de perder 30 mil reais de uma só vez. você pode usar isso como marketing para vender o serviço. Procure todos os tipos de vantagens e também as desvantagens e faça um balanço. As vantagens tem que pesar mais que as desvantagens.

Para cobrar, fixe planos semestrais e anuais, para evitar gastos com cobranças e transações bancárias mensalmente, além de minimizar possibilidade de calotes.

Como é um sistema B2B online, você pode vender as assinaturas para outros clientes usarem o mesmo sistema.

Quando tiver uns 20 clientes já terá uma boa renda mensal de 250 x 20 = 5 mil reais.

Mantendo 20 clientes durante 6 meses você já terá o retorno dos 30 mil do que seria o custo de uma licensa privada.

Ofereça 3 meses gratuitos para início, descontos periódicos, etc..

Daí pra frente, mantenha a fidelidade, o compromisso e, busque novos negócios, novos clientes e terá uma renda muito boa e praticamente vitalícia.

Contrate profissionais para suporte, desenvolvimento, vendas, administração, etc, pois vai chegar num ponto que você não terá tempo nem para respirar.. mas esse é outro assunto..

obs: Os valores citados são meramente ilustrativos.

Esteja ciente de que há também outros meios diversos para montar o business. Esse post é um mero exemplo e não uma solução definitiva.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.