Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Elektra

[Resolvido] Clipping Mask com 2 cantos arredondados

Recommended Posts

Testei algumas opções (revirei meus livros), mas só consegui fazer a composição da forma que precisava no Fw, salvei como PSD, e depois apliquei a máscara no PS. Não uso Fw nunca, foi no grito mas simples resolver (felizmente eu tenho esse software).

clippingmask.jpg

No PS, com a Rectangular Marquee Toll > menu Select Modify Smooth com valor em Radius, o arredondamento das bordas é definido para os 4 cantos, não ficou satisfatório, além do serrilhado. Não posso suavizar bordas, as imagens serão carregadas por XML para animar em um banner swf (wip).

Experimentei a seleção com a grade (Bézier), complicou pra definir a forma, caminho inadequado.

Criar um demarcador com a Pen Tool faz sentido para formas mais elaboradas, não era o caso.

Então peço alguma sugestão ou link de como montar essas formas direto no PS.

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Então peço alguma sugestão ou link de como montar essas formas direto no PS.

Desconheço no PS ferramenta própria para isso (no Corel sei que tem).

Criar um demarcador com a Pen Tool faz sentido para formas mais elaboradas, não era o caso.

Eu usaria a "Pen Tool" para criar a forma desejada e utilizar esta como base para aplicar a máscara na imagem ou,

Criar um "Path" com a forma e através da seleção desta, moldar a imagem apagando as bordas.

Att.

Compartilhar este post

Link para o post

O photoshop é meio embaçado mesmo quando o assunto são formas + precisão. Como não encontrei nenhum tuto específico que faça o que você necessita eu gravei uma vídeo aula simples mostrando uma maneira alternativa de fazer. Como sei que você já conhece o photoshop não me apaguei em detalhes.

EDIT:

PS: tem uns 2 ou 3 errinhos de português lá e a qualidade não está das melhores mais se você ver em tela inteira da pra entender.... Beijos

Compartilhar este post

Link para o post

WilliansS sem palavras pra agradecer tamanha generosidade. Já virei sua fã, na boa! :grin:

Para quem assistiu até vídeo em árabe pra aprender algo que desejava, e tá ralando num curso de inglês, nem repara um teclado na contramão. O meu também tem vontade próprias as vezes.

Baixei o vídeo e vou estudar sim. Para mim está perfeito!

Por sorte lembrei alguma coisa que aprendi de Fw na formação web, formas para compor um layout (tô precisando criar um pra ontem).

Então, também deixo minha contribuição.

fw1l.jpg

fw2m.jpg

fw3w.jpg

fw4m.jpg

fw5u.png

fw6.png

fw7.jpg

fw8n.jpg

Aqui um exemplo de estudo, com demarcador feito com a Pen Toll.

pentooldemarcador.jpg

Layout inicial do banner com scroll (quase pelado), curso em andamento, atualmente arrastando correntes com a programação.

bannerscroll.jpg

Valeu mesmo

Adorei a trilha da Colbie Caillat para o vídeo.

vamo que vamo, grande abraço :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Olá Elektra, tudo bem?

Pois bem, no FW pelo menos você pode editar o vetor diretamente clicando sobre o ponto que deseja alterar + tecla ALT.

Já no PS, é um pouco mais complicado pq as ferramentas vetoriais dele não são "tão simples". Elas complicam o que deveriam facilitar... mas enfim.

Uma forma é apagar um ponto das curvas e realinhar a curva paralela. (Ok ok... acho que não fui muito claro, mas vou fazer uns prints e já envio...rs)

Compartilhar este post

Link para o post

Opa =)... imagina Elektra, estamos aqui pra ajudar mesmo =). Fico muito agradecido por poder compartilhar conhecimento e valew mesmo por postar algo sobre as formas do FW, tenho certeza que vai ajudar muito.

Beijos.

Compartilhar este post

Link para o post

@ Public2004

Pois é, mas eu não tenho Corel. Tenho vontade de encarar é o Illustrator, já comprei um livro e um CD básico com vídeo aulas, pra criar vetores mais elaborados e animar no Flash. Agora é ralar para adquirir a licença e encontrar algum tempo livre.

ps: aquela pescaria honesta da sua resposta para outro user me permitiu finalmente desenvolver um popup swf com JS (sonho antigo), usei timer, TweenMax, code limpo, um luuuuxo! Adorei :grin: (só falta um layout decente)

@ T.Colucci

Sem querer lhe derrubar, mas não foi nada claro não, ahahahhhh. :P

WilliansS, ainda não tive tempo de refazer da maneira como você demonstrou, bem mais eficiente que o exemplo que eu tinha com uso do demarcador. Faz tempo, mas lembro a técnica.

Fiz aquele exercício quando estava estudando PS por conta (Estudo Dirigido - Adobe Photoshop CS3, Lane Primo - Editora Érica). Eu usava um PS CS3 portable com tradução podre para português, um sofrimento, rsrssss. Isso foi antes do curso de PS na formação web.

Atacar o Fw foi no improviso. No PS eu me viro melhor, mesmo sem ter domínio uso frequentemente, mas essa de criar uma forma específica me pegou de jeito. Eu precisava de uma solução não para 1 imagem, mas de algo prático para aplicar a muitas (a rolagem do banner não tem um número definido, é algo editável).

Assim que possível eu posto o resultado.

Beijo grande. ^_^

Compartilhar este post

Link para o post

WilliansS, ainda não tive tempo de refazer da maneira como você demonstrou, bem mais eficiente que o exemplo que eu tinha com uso do demarcador. Faz tempo, mas lembro a técnica.

Fiz aquele exercício quando estava estudando PS por conta (Estudo Dirigido - Adobe Photoshop CS3, Lane Primo - Editora Érica). Eu usava um PS CS3 portable com tradução podre para português, um sofrimento, rsrssss. Isso foi antes do curso de PS na formação web.

Atacar o Fw foi no improviso. No PS eu me viro melhor, mesmo sem ter domínio uso frequentemente, mas essa de criar uma forma específica me pegou de jeito. Eu precisava de uma solução não para 1 imagem, mas de algo prático para aplicar a muitas (a rolagem do banner não tem um número definido, é algo editável).

Assim que possível eu posto o resultado.

Beijo grande. ^_^

----------------------

Poste sim, ficarei aguadando =)...

Aproveitando o comentário... no photoshop existem mais maneiras de realizar este trabalho de uma forma "BEM MAIS" automatizada usando as formas. Como você disse que necessita de algo prático para aplicar em muitas imagens é possível por exemplo você, gravar uma action onde você cria determinada seleção ou forma para recorte e depois com o processo em lotes aplica isso em todas as imagens que você quiser com apenas um clique.

Tenho estudado photoshop a fim de conseguir a certificação da Adobe (ACE), então caso você queira posso até fazer uma nova vídeo aula explicando um pouco sobre isso. Já tinha em mente fazê-lá a algum tempo.

Beijos.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu lembrei disso, aprendi a criar action bem simples com meu instrutor para fazer crop em lote, e aplicar efeito em diversas imagens, mas realmente não me lembro pela falta de uso (há quase 3 anos).

Tenho os arquivos, mas não o passo a passo anotado, teria que pesquisar em algum livro. E nem se compara a aplicar uma máscara.

Quando tiver um tempo para criar a vídeo aula vai ser ótimo. Nada urgente, quando for possível está perfeito. VOU ADORAR :love:

Legal saber que está em busca da Certificação, isso tem muito valor no meio profissional.

Já estou torcendo por você, conhecimento e talento tem de sobra, além da disposição de auxiliar com uma simplicidade que encanta, isso vale ouro, com certeza merece e muito.

Beijo

Compartilhar este post

Link para o post

Desculpe a demora, 24 horas no dia tá pouco.

Não tive dificuldade para moldar com os pontos âncora conforme sugeriu, apenas alguns ajustes foram necessários porque a imagem é exatamente do tamanho da seleção, isso é pré-definido na programação e deve ser preciso por conta da posição ao animar, no meu caso, não é propriamente recortar uma imagem grande, mas apenas definir a forma das bordas com uma máscara 'justa'.

tuto6700.jpg

Até definir o Radius 0,1 px foi tranquilo, mas ao clicar em OK para a Make Selection a tela ficou toda branca.

tuto7700.jpg

No seu vídeo recorta apenas a área selecionada.

video700.jpg

Não pude visualizar no tutorial se usou algum atalho, apenas a nova camada com o recorte, e após, a adição do back branco. Eu preciso manter a transparência nas bordas.

Tive dúvidas pela falta de uso do PS para estes recursos e confesso que faltou tempo para dar uma conferida mais apurada nos meus livros, estou aprendendo a programação do banner, ainda faltam assistir algumas aulas.

Sei que é importante saber me virar no PS, mas nem comparação a simplidade de criar a mask no Fw.

Então, se não estiver abusando muito, aceito mais um help.

Vale dica de algum outro tutorial com algo semelhante, eu me viro pra tentar fazer.

ps: e o Collucci só no embromation, o tal dos Print >> NADA! rsrssss (mó dureza).

PS não é mole não meu fii. Troçim poderoso. :innocent:

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Editei o post pra postar pra você um link pra baixar outro tuto que fiz. nele mostro uma outra maneira de fazer o que você precisa, como o vídeo tem 16 minutos não consegui postá-lo no you tube então postei no 4shared mesmo.

Espero que dê certo ai, caso não funcione ainda, peça mais um help aqui que a gente vai até conseguir...

Segue o link: BAiXAR

Beijos.

Compartilhar este post

Link para o post

Mil perdões pela demora em dar um retorno (estou com 2 cursos em andamento + 1 por começar/baixando as aulas + ap pra manter = dureza), não percebi que o post foi editado - esqueço que moderas tem essa regalia.

Estou atualmente 100% ativa no fórum onde estou fazendo curso de Flash, excelente, há muito compatilhamento de arquivos, jóia rara pra quem está começando. A comunidade se ajuda mesmo.

Fazendo download do seu vídeo-tutorial direto, minha conexão mixa tá colaborando. \o/

Concluí as aulas que ensinam a programação básica do banner, muito o que aprender pra ficar perfeito, mas já está funfando. Ainda não testei online.

Preciso melhorar o code(adicionar preloader, definir posicionamento dos objetos, carregar back e botões em arquivos externos), e o design atual é apenas referência (funcional).

bannerscrollfinish.jpg

Testo o mais breve. Obrigada mesmo.

Beijo grande meu querido. :grin:

Compartilhar este post

Link para o post

Mestre, agora funfou lindo! :clap:

shapemask800.jpg

Ficou excelente pra trabalhar, tenho opções de adequar o shape direto no documento.

Show!!!

Valeu mesmo WilliansS. Você é D+

Compartilhar este post

Link para o post

Opaaaa aeeeee... Fico feliz que tenha funfado ai =) de verdade.

Bom, agora é usar e abusar das opções, srsrsrs...

Vou dar o tópico como resolvido, precisando de qualquer ajuda da um grito, to 24 horas monitorando esta área do fórum...

Beijo Grande! Linda.

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigadíssima, pelo auxílio generoso e gentileza.

Sei quase nada ainda de Flash, mas se precisar estamos aí.

Imenso e carinhoso abraço querido amigo. ^_^

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.