Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Doug Almeida

Elaborar um novo código ou utilizar um CMS?

Recommended Posts

Olá meus queridos. Esta é a minha primeira participação aqui no fórum de muitas outras que ainda creio ter.

Primeiramente quero parabenizar e elogiar os criadores do portal e todos os colaboradores que aqui estão. Se o mundo tivesse mais pessoas voluntárias prontas para ajudar como temos na web, com certeza viveríamos em um mundo melhor... mas enfim, vamos ao que interessa.

Recentemente tenho tido um projeto de criação em mente. Tenho uma ideia que tem sido alimentada a cada dia e que estou com toda a motivação para executá-la.

Eu já até registrei o domínio e contratei um pacote de hospedagem (www.umcontraum.com.br). Bom, não vou entrar em detalhes quanto ao projeto em si, mas posso dizer que já tenho em mente tudo aquilo que quero para executá-lo.

Já desenvolvi muitos sites em HTML e dei algumas "arranhadas" em PHP, porém ultimamente tenho me dedicado fortemente em aprender este com dois objetivos: executar este projeto e posteriormente usar meus conhecimentos profissionalmente. Tenho graduação em Design Gráfico e creio usar os meus conhecimentos de Gestalt e layout na web.

A questão é que todo meu conhecimento em programação veio através de Fóruns, Blogs, video-aulas e afins.

Inicialmente pensei em utilizar CMS open source para elaborar o meu projeto. Testei Drupal, Joomla e Wordpress. Todos eles são CMS excelentes mas nenhum cobre em totalidade aquilo que pretendo criar. Na verdade, até cobririam mas eu teria que utilizar diversos plugins desconhecidos e mods, o que avaliei não ser uma boa coisa por dois motivos: Não terei total domínio do meu site e tão pouco terei a exclusividade que desejo.

Portanto agora passa em minha cabeça desenvolver o projeto do zero e é aqui que mora o meu temor: será que serei realmente capaz?

Pretendo me dedicar ao máximo em aprender a linguagem PHP com um único detalhe: farei isso sozinho.

Seria isso possível?

O meu objetivo em criar este tópico é perguntar: É possível criar um projeto do zero adquirindo apenas conhecimentos na web e em livros e ainda por cima sozinho?

Será que minha motivação e meu desejo serão suficiente para que eu consiga elaborar meu projeto?

Claro, sei que não será fácil... na verdade até mesmo utilizar CMS pronto de maneira avançada não é fácil, mas serei capaz de criar tudo do zero?

Desde já agradeço a opnião.

Atc.

Douglas Almeida

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bem vindo ao fórum @Doug Almeida !

Eu realmente acho, que você vai ter que aprender PHP por dois motivos, um pra saber desenvolver sistemas sem a dependência de terceiros, duas, se você for utilizar algum sistema de CMS, provavelmente vai querer mecher em alguma coisa, como ter uma marcação HTML própria, entretanto, alguns cms disponibilizam várias funções para exibição de conteúdo, etc .. já isso na parte do PHP, e com certeza, você também, provavelmente vai querer fazer alguma coisinha à mais, então é bom conhecer um pouco da linguagem, o suficiente para você saber solucionar problemas, etc..

Resumo: Estude PHP, e tente fazer seu próprio sistema [ Na minha opinião ]

;)

Compartilhar este post

Link para o post

Andrey Knupp, obrigado por sua opinião.

Quando comecei a utilizar um CMS e usar meus conhecimentos básicos de PHP me deparei com situações que não conseguia resolver. Acho que grande parte disso acontecer é devido ao fato de primeiro eu ter que entender o CMS ou o plugin e seu funcionamento para depois conseguir fazer alguma modificação. Era um trabalho dobrado.

Porém, agora que estou criando o sistema do zero, além de praticar o meu PHP poderei entender todo o sistema e posteriormente fazer qualquer tipo de modificação.

Existe outro fator também: Os CMS não são completos em si, necessitam de vários plugins para chegar próximo aquilo que queremos (pois muitas vezes é só até aí que chegam), e sinceramente, acho estes plugins muito vulneráveis. Digo no sentido mesmo de ataque de hackers. Claro que existem plugins ditos confiáveis, mas há vários de origem duvidosa, ou que mesmo sendo confiáveis possam ser usados como portas de invasão (li um pouco sobre isso).

O que quero é criar o meu próprio sistema, para que assim possa criar minha própria segurança além de dominá-lo em sua totalidade.

Mas deixo uma última pergunta: Qual a média em horas ou meses para se aprender pelo menos de maneira moderada PHP?

Geralmente pratico, leio e vejo video-aulas durante 5 hs por dia. Será que é o suficiente?

Atc.

Compartilhar este post

Link para o post

Sua quantidade de horas de estudo está ótima, com isso em um mes você já estará fazendo bastante coisas em PHP...

O que eu te oriento é não depender de CMS (Você é Designer p****!! :)) e estudar Orientação a Objetos (PHPOO) pois se sua ideia for criar um sistema de médio porte e não utilizar OO tu vai sofrer para atualizar e mexer no código (já sofri isso)...

Hoje estou remodelando o codigo de um site/sistema que fiz para um cliente utilzando MVC (com framework CodeIgniter) e acredito que seria uma boa pra ti também, o código fica no seu lugar, o layout em outro e as conexões e manipulações de dados em outra...muito simples e organizado...

Estude bastante PHP para entender seu funcionamento e etc depois parte para OO ou algum framework. Bons estudos

Compartilhar este post

Link para o post

Brother, faço das palavras do Andrey a minha, agora apenas umas dicas:

1 - Não importa se você estude 1 ou 10 horas por dia, o que vale é o conhecimento que você adquiriu nesse estudo, se você acha que com 5 horas você está aprendendo bastante ótimo, mas não existe uma regra de qts horas/dia se deve estudar para aprender a programar, a maior parte das coisas você aprende na prática programando.

2 - Nunca um programador deve DEPENDER de um PROGRAMA, ok ? Se você utilizar um CMS ótimo, mas entenda como o CMS funciona e para entender isso você deve saber pelo menos um pouco mais que o básico de PHP.

Boa sorte nos estudos, e qualquer dúvida não exite em perguntar, estarei aqui para tentar te ajuda :thumbsup:

Compartilhar este post

Link para o post

1 - Não importa se você estude 1 ou 10 horas por dia, o que vale é o conhecimento que você adquiriu nesse estudo, se você acha que com 5 horas você está aprendendo bastante ótimo, mas não existe uma regra de qts horas/dia se deve estudar para aprender a programar, a maior parte das coisas você aprende na prática programando.

Exatamente !!!

2 - Nunca um programador deve DEPENDER de um PROGRAMA, ok ? Se você utilizar um CMS ótimo, mas entenda como o CMS funciona e para entender isso você deve saber pelo menos um pouco mais que o básico de PHP.

Eu concordo na parte de um 'Programador depender de um programa'. Mas não de 'entender como funciona', não 100% se você vende uma aplicação a um cliente, e o seu cliente tem um conhecimento básico nessa linguagem, ele não precisa saber se você utilizou for ao invés de um while, etc .. entretanto, a parte de saber como funciona é mais pra estudos.

Muita gente desenvolve com dreamweaver, eu não tenho 'nada contra o EDITOR' tenho contra as pessoas que usam os recursos do editor de forma errada, ou seja, gerando códigos, baixando plugins pra gerar código ..

Na minha opinião, eu uso coisas básicas no meu dia dia pra desenvolver. No linux eu uso Vim, Eclipse, no Windows eu uso NetBeans, Notepad++ ( pra mim ) são ótimos e recomendo caso você tenha alguma dúvida de qual editor usar, mas se você já usa o dreamweaver, a unica coisa que tenho a falar é, não gere códigos com ele, prefira escrever o HTML na mão, o PHP na mão que o resultado será muito melhor.

Outra coisa que gosto bastante, mas que também você tem que escrever o comando, é o ZenCoding, ele é usado para gerar marcação HTML rápidamente, no caso, eu digito:

html>(head>(meta[http-equiv="content-type" content="text/html;charset=utf-8"])+(title))+(body#corpo>header)

Ctrl + Alt + Insert

Saída:

<html>
      <head>
             <meta http-equiv="content-type" content="text/html;charset=utf-8" />
             <title></title>
      </head>
      <body id="corpo">
             <header></header>
      </body>
</html>

Posso também fazer outras coisas, como:

select#select>option[value=option-$]*5

Saída:

<select id="select">
      <option value="option-1"></option>
      <option value="option-2"></option>
      <option value="option-3"></option>
      <option value="option-4"></option>
      <option value="option-5"></option>
</select>

Compartilhar este post

Link para o post

Galera, agradeço muito a opinião de todos vocês.

Em relação as horas/aula praticadas, entendo que o que importa é o quanto eu aprendo nessas horas.

Felizmente eu sou autodidata quando se trata de qualquer coisa relacionada a lógica, então, aprendo fácil programação. Mas também sei que só prática leva a perfeição.

Andrey, agora estou usando o Notepad++ para programar... não estou usando mais o Dreamweaver (exceto quando vou usar css, pois ele facilita a vida... rs).

Mas quero aprender a programar mesmo que o único recurso que eu tenha seja o Notepad.

E esse Zencoding é um aplicativo? Achei bastante interessante.

No mais, agradeço.

Compartilhar este post

Link para o post

Não, ele é um plugin, você pode adaptar ele em vários IDE's e editores, recomendo que use o NetBeans como IDE para desenvolvimento de aplicações de grande porte.

Ele tem uns recursos bem legais, como mover o texto selecionado, usando as setas. ALT + SHIFT + Seta ( Cima, Baixo, Esquerda, Direita ), a formatação, exemplo.

<!DOCTYPE html PUBLIC "-//W3C//DTD XHTML 1.0 Strict//EN" "http://www.w3.org/TR/xhtml1/DTD/xhtml1-strict.dtd">
<html xmlns="http://www.w3.org/1999/xhtml" lang="pt-BR" xml:lang="pt-BR">
<head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=UTF-8" /><title></title></head>
<body><ul><li></li></ul><b></b><table><tr><td></td><td></td></tr></table></body>
</html>

Apertando, o tal do CTRL + T, o código fica assim:

<!DOCTYPE html PUBLIC "-//W3C//DTD XHTML 1.0 Strict//EN" "http://www.w3.org/TR/xhtml1/DTD/xhtml1-strict.dtd">
<html xmlns="http://www.w3.org/1999/xhtml" lang="pt-BR" xml:lang="pt-BR">
      <head>
             <meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=UTF-8" />
             <title></title>
      </head>
      <body>
             <ul>
                    <li></li>
             </ul>
             <b></b>
             <table>
                    <tr>
                           <td></td>
                           <td></td>
                    </tr>
             </table>
      </body>
</html>

Código PHP

<?php
     class abc{
           public function foo(){
                                         return 'Foo';
           }
           public function bar(){ return 'bar'; }
     }
     $abc = new abc(); echo $abc->foo() , $abc->bar();

CTRL + T

<?php

class abc{

public function foo(){
                   return 'Foo';

}

public function bar(){
                   return 'bar';

}

}

$abc = new abc();
     echo $abc->foo() , $abc->bar();

Entre outras coisas que ele fornece, como o CTRL + E pra deletar a linha atual, CTRL + SHIFT + Seta pra cima copia a linha atual, ALT + Insert para gerar Getters e Setters.

nb1.JPG

nb2.JPG

nb3.JPG

Não gosto de usar muito isso, mas é um recurso bacana pra quem tem várias propriedades e quer acelerar o processo.

Compartilhar este post

Link para o post

Pretendo me dedicar ao máximo em aprender a linguagem PHP com um único detalhe: farei isso sozinho.

Seria isso possível?

Sim é possível, geralmente empreendedores agem inicialmente sozinhos e claro com uma reserva financeira e ao longo do caminho encontram colabores para seu projeto.

O meu objetivo em criar este tópico é perguntar: É possível criar um projeto do zero adquirindo apenas conhecimentos na web e em livros e ainda por cima sozinho?

Será que minha motivação e meu desejo serão suficiente para que eu consiga elaborar meu projeto?

A melhor universidade são os livros, e ser autodidata é previlegios de poucos, veja Abraham Lincoln era um autodidata, e fez um dos melhores governo dos EUA. Faculdades treinam bons profissionais, esta é uma diferença que você vai ter que descobrir sozinho.

Claro, sei que não será fácil... na verdade até mesmo utilizar CMS pronto de maneira avançada não é fácil, mas serei capaz de criar tudo do zero?

Claro que é!, a resposta já foi dada lá em cima, todos nós somos capazes de alguma coisa basta querer e não ficar estacionado.

E invés de só estudar linguagens, estude sobre como montar um negócio do zero, gestão de pessoas, marketing e etc.

Senão ao terminar o projeto corre o riso de não decolar, e o que era um grande desejo, se transforma em frustação.

Sobre o restante os amigos já responderam.

Sucesso!!! :joia:

Compartilhar este post

Link para o post

WDuarte, algumas coisas na faculdade de Design Gráfico (que era voltado exclusivamente para a área impressa) e que acho que serão úteis é empreendedorismo e marketing. São matérias do curso. Claro que procurarei me emprenhar e aprender mais disso, mas é algo que já me dá uma ideia de tudo.

Agradeço sua colaboração e apoio. Agradeço mesmo... abraços!

Andrey, brigadão, cara!

Depois vou procurar mais sobre essas coisas que falou.

Por hora, vou estudar sobre OO.

Abraços!

Compartilhar este post

Link para o post

Por hora, vou estudar sobre OO.

Você manja bem da forma procedural ? se manjar, boa sorte !! se não manjar, recomendo que estude as coisas mais básicas, até as mais avançadas da forma procedural, depois vai pra OO

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.