Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Marcoheriton

Licença Oracle

Recommended Posts

Tenho uma grande dúvida com relação ao uso do banco de dados Oracle, pois segundo um instrutor da impacta, aonde eu fiz o curso administração I 10G, é possível baixar o software do banco de dados da Oracle e usa-lo sem se preocupar com a licença, pois a oracle ganha é no serviço e no suporte. Desta forma é possível usar o banco de dados Oracle sem se preocupar com a licença ( e não estou falando da versão free Oracle XE), porém o banco de dados não tem suporte pela oracle, bem como não é possível passar seus patchs, ou seja, sem o licenciamento o banco não tem garantias. A minha pergunta é esta, procede esta informação que me passaram no curso?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não, as versões não free são comerciais, procure um representante Oracle para avaliar seu caso.

Compartilhar este post

Link para o post

Realmente não sei , parece que para efeitos acadêmicos (para auto estudo) a instalação é livre mas não sei de detalhes.

Na página não fala em licenciamento, mas se vai fazer alguma aplicação comercial acho melhor se contactar um representante.

Compartilhar este post

Link para o post

Boa tarde,

Para usar para estudar(sozinho) já para montar um curso voce deve pagar pelas licenças que estão nas maquinas...

Para Desenvolvimento, vai depender do contrato, mas geralmente é grátis também...

Para usar em produção tem que comprar a licença... Já Homologação, depende do contrato...

FLw

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal,

Vou explicar um pouco que conheço sobre licenciamento Oracle.

Para qualquer versão do banco de dados Oracle, exceto, o Oracle Database XE (Express Edition) existe licenças para utilização que são PAGAS. O modelo de licenciamento pode ser feito por CPU, usando o fator de multiplação 0.5 para plataforma INTEL e 0.7 para RISC/SPARC/POWER por CORE de CPU. Ou seja, caso seu servidor tenha 2 processadores com 4 núcleos cada, então deve ter 4 Licenças para o banco de dados Oracle Enterprise/standard/Standard one.

Outro modelo de licenciamento é por Usuário nomeado, você informa quantos usuários vão utilizar o banco de dados e faz as licenças por usuário utilizado, geralmente é válido para ambientes de desenvolvimento, homologação e testes dentro das empresas.

Porém, caso seja para estudo próprio, usando o seu micro ou notebook. Não tem problema, pode baixar qualquer software da Oracle e utilizar-lo normalmente, sem restrição. Para fins de estudo.

A lei de licenciamento somente se aplica quando está no âmbito comercial.

Abraços,

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.