Lelebrr 0 Denunciar post Postado Setembro 9, 2011 Bom gente ... deixa eu tentar explicar ... tenho uma tabela de eventos ... que seria ID_cliente , ID_evento , nome eu gostaria de fazer assim ... que eu pegasse o ID do cliente .. que esta em outra tabela e somasse com esse do evento ... pode ser ID : 01_08 onde 01 = id do cliente e 02 = id do evento ahh eles tem q ser preenchidos automatico ... pois cada cliente vai ter x eventos .. Obrigado Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Victor Cometti 8 Denunciar post Postado Setembro 9, 2011 como é uma relação n X n ou seja podem ter n clientes para um evento e podem ter n eventos para um cliente, cria uma terceira tabela para relacionar os dois, e defina a chave primária como união dos dois id´s tabela cliente id nome ... tabela evento id nome ... tabela cliente_evento id_cliente id_evento chave primária(id_cliente,id_evento) ... Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Lelebrr 0 Denunciar post Postado Setembro 9, 2011 como é uma relação n X n ou seja podem ter n clientes para um evento e podem ter n eventos para um cliente, cria uma terceira tabela para relacionar os dois, e defina a chave primária como união dos dois id´s tabela cliente id nome ... tabela evento id nome ... tabela cliente_evento id_cliente id_evento chave primária(id_cliente,id_evento) ... Ola amigo .. obrigado .. eu intendi como que é ... mas nao consegui intender como faz ... pode me ajudar?? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Victor Cometti 8 Denunciar post Postado Setembro 9, 2011 posso ajudar sim você já tem criadas as tabelas cliente e evento?? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Lelebrr 0 Denunciar post Postado Setembro 9, 2011 posso ajudar sim você já tem criadas as tabelas cliente e evento?? sim .. e dentro das 2 contem .. contem a coluna id Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Victor Cometti 8 Denunciar post Postado Setembro 9, 2011 agora cria uma terceira tabela para relacionar as duas CREATE TABLE `cliente_evento` ( `id_cliente` int(5) NOT NULL,--mesmo tipo de campo do id do cliente `id_evento` int(5) NOT NULL,--mesmo tipo de campo do id do evento PRIMARY KEY (`id_cliente`,`id_evento`),--define a chave primária como união de duas chaves FOREIGN KEY (`id_cliente`) REFERENCES `cliente` (`id`),--especifica de onde é a referência do campo id_cliente FOREIGN KEY (`id_evento`) REFERENCES `evento` (`id`)--especifica de onde é a referência do campo id_evento ) isso é o básico Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Lelebrr 0 Denunciar post Postado Setembro 9, 2011 agora cria uma terceira tabela para relacionar as duas CREATE TABLE `cliente_evento` ( `id_cliente` int(5) NOT NULL,--mesmo tipo de campo do id do cliente `id_evento` int(5) NOT NULL,--mesmo tipo de campo do id do evento PRIMARY KEY (`id_cliente`,`id_evento`),--define a chave primária como união de duas chaves FOREIGN KEY (`id_cliente`) REFERENCES `cliente` (`id`),--especifica de onde é a referência do campo id_cliente FOREIGN KEY (`id_evento`) REFERENCES `evento` (`id`)--especifica de onde é a referência do campo id_evento ) isso é o básico perfeito amigo .. e se caso eu queira pegar o resultado da soma das 2 e somar com mais 1???? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Victor Cometti 8 Denunciar post Postado Setembro 9, 2011 só para entender, para que você quer fazer isso?? a soma é fácil select (`id_cliente` + `id_evento` + 1) as soma from `cliente_evento` mas não vejo utilidade Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Lelebrr 0 Denunciar post Postado Setembro 9, 2011 vou tentar explicar rs... eh uma pagina de cadastro .. que o cliente cadastra os seus dados ... nela é gerada um id esses clientes que cadastraum os eventos .. por isso a juncao dos 2 ids ... exemplo ... cliente com o id 01 criou um evento com o id 04 intao gostaria que ficasse meio que 01_04 ai ... os funcionarios que querem trabalhar .. vaum c cadastrar ... gerando o terceiro id .. e para saber o numero final ... ID1+ID2+ID3 acha q estou complicando??? rs teria alguma maneira mais facil? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Victor Cometti 8 Denunciar post Postado Setembro 9, 2011 a terceira tabela utiliza como id a união do id do cliente e do id do evento É um número único, não há a menor possibilidade de se repetir, e mesmo se você tentar não vai conseguir pois o banco não vai aceitar e outra, elimina a possibilidade de um cliente se cadastrar no mesmo evento mais de uma vez Pode ser que esteja pensando de uma maneira e você de outra mas aproveite as tabelas para fazer da sua forma somente adaptando a sua necessidade Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Lelebrr 0 Denunciar post Postado Setembro 9, 2011 a terceira tabela utiliza como id a união do id do cliente e do id do evento É um número único, não há a menor possibilidade de se repetir, e mesmo se você tentar não vai conseguir pois o banco não vai aceitar e outra, elimina a possibilidade de um cliente se cadastrar no mesmo evento mais de uma vez Pode ser que esteja pensando de uma maneira e você de outra mas aproveite as tabelas para fazer da sua forma somente adaptando a sua necessidade rs .. eh amigo .. acho q você esta pensando de uma maneira e eu oura ... vamos por partes ... o cliente eh o dono do evento .. ele vai c cadastrar apenas uma vez ... mas o cliente pode ter x eventos e x credenciais .. q seria a terceira id e nunca vai c repetir os ids ... pq c eles c juntao e ficao em auto increment ... ou seja .. qd o clente 1 criar um evento na tabela evento fica 1_1 ... qd ele criar outro evento .. vai ficar 1_2 assim por diante .... e qd criarem uma credencial .. exemplo .. cliente 1 cria uma credencial no evento 2 .... vai ficar ID: 1_2_1 .. c criar outra no mesmo evento .... 1_2_2 sera q eh possivel??? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Victor Cometti 8 Denunciar post Postado Setembro 9, 2011 não isso não é impossível, mas vai depender muito da modelagem do seu banco pense ae, a credencial pertence ao cliente ou ao evento estude as formas normais, entidade e relacionamento. isso é com você ae Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Lelebrr 0 Denunciar post Postado Setembro 9, 2011 a credencial percente ao evento .. que pertence ao cliente .. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites