Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Leozitho

Problema com Bootstrap dos módulos

Recommended Posts

Olá pessoal,

Eu comecei agora a trabalhar com módulos no ZF, basicamente para separar o front-end da parte administrativa da aplicação, pois antes eu usava uma aplicação independente para cada parte.

Acontece que eu criei os dois arquivos Bootstrap.php para cada módulo mas o ZF está ignorando estes arquivos, será que eu fiz alguma coisa errada ou está faltando algo?

Minha estrutura está assim:

/application

____/modules

________/admin

____________/Bootstrap.php

________/default

____/Bootstrap.php

Um arquivo Bootstrap.php na raíz da pasta "application" e os outros dois na "admin" e "default".

/application/modules/default/Bootstrap.php

<?php

class Default_Bootstrap extends Zend_Application_Module_Bootstrap
{

public function _initViewHelpers() {

$this->bootstrap('layout');
   	$layout = $this->getResource('layout');
   	$view = $layout->getView();

$view->doctype('XHTML1_TRANSITIONAL');
   	$view->headMeta()->appendHttpEquiv('Content-Type', 'text/html; charset=utf-8');
   	$view->headTitle('Título da Página')->setSeparator(' | ');
   	$view->headLink(array('rel' => 'favicon', 'href' => '/favicon.ico'));
   	$view->headLink()->appendStylesheet('/css/base.css', 'screen');
   	$view->headScript()->appendFile('/js/jquery.js', 'text/javascript');
   	$view->headScript()->appendFile('/js/functions.js', 'text/javascript');
}

}

O ZF simplesmente ignora o método _initViewHelpers ou qualquer outro método dos arquivos Bootstrap.php dentro dos módulos, eu coloquei um exit pra ver se abortava e não abortou.

Alguém sabe o que pode ser?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara... este Module_Bootstrap é uma coisa que eu até hoje não entendi para que serve. Em teoria (pelo menos na lógica), a ideia dele era permitir configurações específicas para cada módulo. Na prática o que acontece é que, independente do módulo chamado ele executa todos os bootstraps, independente do módulo chamado.

Eu sei que não é a melhor forma de fazer, mas sempre coloco estas informações que você colocou diretamente no arquivo de layout de cada módulo.

É feio??? Eu acho, mas foi o único jeito até hoje que consegui fazer funcionar.

Carlos Eduardo

Compartilhar este post

Link para o post

Todos os arquivos Bootstrap rodam juntos? Assim não serve pra resolver o que eu preciso. :(

Aqui na minha aplicação tem alguma coisa errada, só o Bootstrap principal tá rodando.

A sua idéia de setar essas configurações no arquivo de layout é uma saída. :)

To pensando seriamente em desistir de usar módulos pra separar o front-end do back-end. Deu uma dor de cabeça danada pra fazer funcionar os layouts, tive que criar um plugin e achei meio gambiarrado. Agora esse problema com o bootstrap. Ah, e tem também os prefixos dos controllers, models, forms que tem que colocar pra cada módulo.

Você particularmente usa módulos nos seus projetos, Carlos? Você acha melhor usar módulos ou criar duas aplicações no meu caso?

Compartilhar este post

Link para o post

Todos os arquivos Bootstrap rodam juntos? Assim não serve pra resolver o que eu preciso.

Todos rodam juntos. Não serve para nada!!! (eu pelo menos não achei utilidade ainda).

Você particularmente usa módulos nos seus projetos, Carlos? Você acha melhor usar módulos ou criar duas aplicações no meu caso?

Módulos, com certeza. Não precisa criar plugin nenhum para funcionar os layouts por módulo não... Sobre a questão de prefixos, eu não vejo problemas, tanto é que deixo o prefixo inclusive no módulo default. Crio os controllers/actions pelo Zend Tool (que adiciona por padrão o prefixo ao controller dentro do módulo).

Agora estou meio enrolado aqui (descobri que clonaram meu carro!!!), mas assim que chegar no escritório vou criar um artigo para ensinar a rodar isto e posto aqui o link.

Carlos Eduardo

Compartilhar este post

Link para o post

Poxa, que f*** heim! Espero que resolva logo o problema com o carro.

Irei aguardar o artigo então! :joia:

Eu também uso o ZendTool pra criar os controllers, models e forms, mas como já tinha o sistema administrativo pronto rodando independente tive que mudar tudo manualmente pra funcionar como módulo. Por falar nisso, ainda não consegui fazer funcionar os formulários, to pesquisando pra ver se tem que setar o path em algum lugar.

Compartilhar este post

Link para o post

Poxa, que f*** heim! Espero que resolva logo o problema com o carro.

Irei aguardar o artigo então! :joia:

Eu também uso o ZendTool pra criar os controllers, models e forms, mas como já tinha o sistema administrativo pronto rodando independente tive que mudar tudo manualmente pra funcionar como módulo. Por falar nisso, ainda não consegui fazer funcionar os formulários, to pesquisando pra ver se tem que setar o path em algum lugar.

Cara, eu comecei a mecher com módulos um tempo TB... E tive esta mesma dúvida.

Ele sempre executava todos os bootstraps ... aí fiz uma parada lá que resolveu .. é simples ... não me lembro como ... quando chegar em casa coloco aqui ...

Mas tem como fazer de forma independente sim !!

Vlw.

Compartilhar este post

Link para o post

http://matiasrezende.com.br/blog/zend-framework/trabalhando-com-layouts-diferentes-por-modulo-no-zend-framework/

Pronto. Demorou mas saiu o artigo.

Qualquer dúvida, só postar.

Carlos Eduardo

Compartilhar este post

Link para o post

Olá pessoal,

Eu comecei agora a trabalhar com módulos no ZF, basicamente para separar o front-end da parte administrativa da aplicação, pois antes eu usava uma aplicação independente para cada parte.

Acontece que eu criei os dois arquivos Bootstrap.php para cada módulo mas o ZF está ignorando estes arquivos, será que eu fiz alguma coisa errada ou está faltando algo?

Minha estrutura está assim:

/application

____/modules

________/admin

________/default

____/Bootstrap.php

Um arquivo Bootstrap.php na raíz da pasta "application" e os outros dois na "admin" e "default".

/application/modules/default/Bootstrap.php

<?php

class Default_Bootstrap extends Zend_Application_Module_Bootstrap
{

public function _initViewHelpers() {

$this->bootstrap('layout');
   	$layout = $this->getResource('layout');
   	$view = $layout->getView();

$view->doctype('XHTML1_TRANSITIONAL');
   	$view->headMeta()->appendHttpEquiv('Content-Type', 'text/html; charset=utf-8');
   	$view->headTitle('Título da Página')->setSeparator(' | ');
   	$view->headLink(array('rel' => 'favicon', 'href' => '/favicon.ico'));
   	$view->headLink()->appendStylesheet('/css/base.css', 'screen');
   	$view->headScript()->appendFile('/js/jquery.js', 'text/javascript');
   	$view->headScript()->appendFile('/js/functions.js', 'text/javascript');
}

}

O ZF simplesmente ignora o método _initViewHelpers ou qualquer outro método dos arquivos Bootstrap.php dentro dos módulos, eu coloquei um exit pra ver se abortava e não abortou.

Alguém sabe o que pode ser?

É eu faço igual ao Matias, coloco as informações no layout e trabalho apenas com 1 bootstrap!

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.