Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

DAMPA

[Resolvido] Devo vender sites criptografados?

Recommended Posts

Olá tudo bem? acabei de fazer o cadastro sou novo no fórum, então peço desculpas se já abordaram esse tema aqui.

Sou desenvolvedor web (php), e gostaria de saber dos companheiros programadores, o que vocês acham de ao vender um site em php, vender ele criptografado.

Bem, em contrato digo que qualquer profissional pode dar manutenção no site desenvolvido por minha empresa, mas o problema é que existem muitos que não sabem programar e ficam copiando código dos outros. Eu desenvolvo minhas aplicações, fico horas quebrando a cabeça para desenvolver.

Por que tudo isso? Estou desenvolvendo sites para uma empresa no sul do país, e o dono já me falou que um amigo dele saiu de uma agência e agora faz freela. Colegas, paguei caro em meus cursos, não sou programador formado no "google search", desenvolver site em cima do código dos outros é facil, o difícil é ralar.

Conto com a compreensão, apoio e opnião da galera geek.

"Vida longa e próspera"

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Realmente este é um assunto polêmico.

Acho que depende muito do tipo de projeto e do nível de complexidade. Eu uso o bom senso.

Quando se trata de sites simples, para apresentação da empresa, eu libero os fontes até para facilitar manutenção futura, independente dos níveis de iteratividade.

Sites corporativos como intranets e extranets, geralmente procuro me defender sim, não pelo código do PHP em si, mas pela propriedade intelectual do sistema. Geralmente estes aplicativos ficam em data centers contratados pela empresa e com total acesso. As regras de negócio ficam abertas, neste caso acho justo defender.

Por outro lado, o OpenSource tem ganhado força na comunidade web em geral e eu acho isso muito legal, principalmente porque a qualidade do que você coloca na WEB define que profissional é você e o mercado está muito mais preocupado em ter você, que é o provedor das soluções, do que os seus códigos.

O código aberto, as publicações em fóruns, posts de twitter e facebook formam um perfil seu na web, e hoje empresas estão de olho no que você produz.

Então acho válido você fornecer determinados códigos e frameworks próprios com o intuito de disceminar o conhecimento para que, mais que seus códigos, o seu nome fique em evidência no mercado.

Claro que existe muita "m*****" feita por iniciantes por aí com copy and paste, mas não esquenta com isso. Se preocupe em guardar propriedade intelectual, Know-How do negócio, o importante não é como é feito, e sim o porque é feito, qual a finalidade.

Essa é a minha humilde opnião.

Abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Opa agradeço, realmente era esse tipo de opnião que eu precisava.

O que procuro proteger é a parte intelectual, ou seja, algo mais complexo, coisas que você não encontra na web.

Como você mesmo disse, não um site simples, mas serviços específicos que requer programação bruta.

Vlw pela dica, forte abraço e sucesso.

"Vida longa e próspera" .\\//

Compartilhar este post

Link para o post

Concordo. Copiar código é fácil, mas fazer do zero, do seu jeito, fazer a sua lógica com certeza a casa cai.

Eu mesmo passo tempo quebrando cabeça pra fazer meus próprios sistemas, mas não faço copy and paste.

Claro que tem determinadas coisas em que você precisa ver como é feito por que dependendo do problema, realmente fica bem difícil de resolver, então vendo umas soluções, ajuda bastante, até porque eu acho meio difícil fugir disso, isso é aprendizado.

Compartilhar este post

Link para o post

Para dúvidas administrativas use o forum Consultoria:

http://forum.imasters.com.br/forum/146-consultoria/

Quanto a sua duvida sobre o modelo de negócios, repetindo, é uma questão meramente administrativa e muito simples.

Vou ser prático para que compreenda melhor, usando o seu caso como exemplo.

Quando oferecer serviços, obviamente deve especificar em contratos sobre os recursos, limitações, direitos e deveres.

Se o cliente exigir que seja entregue os códigos fonte de um projeto, ofereça, pois isso é uma oportunidade de negócio.

Se o cliente quer 100% do projeto incluindo todos os direitos autoriais, calcule um valor que achar justo.

Por exemplo, um software CRM básico, 400 reais a licença.

Incluindo os direitos autoriais (versioning, fontes, enfim, tudo), multiplique por 100 vez o valor, 40.000 R$

obs: os valores são meramente ilustrativos

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.