Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

japalfalfa

inserts simultaneos

Recommended Posts

Boa tarde pessoal, tudo bem?

seguinte, estou desenvolvendo um sistema de cadastro, onde, possivelmente, vários usuários farão cadastros simultamente...

o que eu queria saber é se por exemplo 10 computadores enviarem um comando insert para a mesma tabela, ao mesmo tempo, vai dar algum problema?

eu só testei com 2 e a principio funcionou... (mas só tenho 2 pcs para testar =/ ) huehueh

abraços

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Oi Andrey, tudo bem? valeu pela resposta, fico bem mais tranquilo agora hehe.

eu sei que é difícil acontecer, mas mais por curiosidade mesmo:

digamos que o banco receba estas 10 requisições de insert ao mesmo tempo, como ele processa? tipo qual vai primeiro? (no caso de chegarem EXATAMENTE ao mesmo tempo?)

valeu!

Compartilhar este post

Link para o post

Olá japalfalfa,

A ordem de requisição é feita pelo próprio banco de dados, não se preocupe quanto a isto. Poderás ter muitos registros sendo inseridos simultaneamente sem nenhum risco.

Abraços.

_ _

Fabiano Abreu

Papo Sql - Um blog com tutoriais, dicas e truques sobre SQL

Compartilhar este post

Link para o post
digamos que o banco receba estas 10 requisições de insert ao mesmo tempo, como ele processa? tipo qual vai primeiro? (no caso de chegarem EXATAMENTE ao mesmo tempo?)

Os servidores funcionam pelo conceito de Threads.

De modo simplificado, toda vez que uma requisição é feita, o servidor cria uma réplica da rotina responsável por processá-la. Essas threads executam em 'paralelo' (o termo correto é 'concorrentemente'), pois cada uma recebe o controle da CPU por um tempo determinado, depois é a vez de outra thread e assim por diante.

O próprio SGBD possui mecanismos para evitar acesso concorrente a um mesmo arquivo, para evitar a corrupção de dados. Mesmo que várias requisições cheguem ao servidor de uma só vez, apenas uma terá o acesso a uma determinada tabela de cada vez. Como o tempo necessário para executar uma operação de INSERT é muito pequeno (da ordem de milissegundos), têm-se a impressão que ocorrem ao mesmo tempo, mas isso não é verdade.

Compartilhar este post

Link para o post

Quem disse que faculdade não ensina nada de útil? :D

Meu professor de Sistemas Operacionais 1 ficaria orgulhoso...

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.