Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Elektra

[Resolvido] Borda de tecido (retalho)

Recommended Posts

Por enquanto, usei um shape do PS + pattern, filtro para texturizar, e brush stitches (ponto de cruz > xxx).

Quebra o galho, a borda não fica muito visível (nenhuma suavização - arquivo de teste).

tecido400.jpg

Mas penso simular retalhos de tecido com pesponto (----) em formas personalizadas e dar um tratamento nas bordas. Na imagem feita pelo scanner, um pano velho rasgado a mão pra observar o resultado.

tecidoscan400.jpg

Baixei um pacote de brushes de 'grama', foi o que me ocorreu para os 'fiapos' da borda, mas não estou sabendo como usar para criar o efeito. Especialmente por conta das formas e seleção para aplicar o pattern.

Há diversos tutoriais para criar textura de tecido, não a borda.

Sugestões são bem vindas.

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Opa,

Elektra - não sei se entendi direito o que você necessita criar, seria um retalho ou alguma forma de tecido costurada? é mais ou menos isso? A meneira como você fez essa borda com fiapos é no mínimo, muiiiito criativa, eu n teria tido tanta criatividade assim viu eu faria com pintura que tenho maior domínio, bom diga-se de passagem que achei muito bons os fiapos.

Outra questão é a costura, já passei por isso para desenvolver um layout de um site para uma loja de tecidos aqui da cidade (sofri viu), más junto com esse "sofrimento" consegui maneiras "criativas" para simular o costurado, segue o exemplo abaixo:

recortef.png

Apenas usei um pattern (sem textura no exemplo) e para fazer as costuras usei texto =), a fonte que usei foi a "BN Year 2000" com a letra "x" minúscula seguindo um traçado da pen tool, é uma maneira peculiar más dá certo.

Bom, essa foi uma maneira de fazer a costura, vou ver se descubro alguma maneira de simular os fiapos (apesar de achar os seus muito bons) e assim que eu encontrar ou desenvolver alguma tecnica explico aqui no tópico como foi.

Beijos!

Compartilhar este post

Link para o post

Willians a costura é o de menos, tenho um pacote de brushes para isso (stitch_by_boyingopaw). Vou usar os pontos na parte de dentro do retalho, a borda fica visível.

O que ainda não descobri como fazer são os fiapos, para simular um tecido rasgado.

A imagem acima é de uma toalha velha que eu rasguei e digitalizei no scanner (não lembrei na hora de botar um fundo escuro pra dar contraste).

Tive uma idéia para usar o pattern de outra forma, mas ainda não deu tempo de testar, faço isso à noite.

Simular os fiapos manualmente em muitos objetos, mesmo usando a tablet, ocupa tempo demais. No máximo eu acrescentaria alguns detalhes. Imagine fazer isso para o topo de uma página ou em formas como flores, bichinhos, nuvens, etc.

Beijos

Compartilhar este post

Link para o post

Após algumas tentativas (& tretas). Pode melhorar.

Fireworks + Photoshop, ainda sem nenhum tratamento manual.

tecido.png

Ampliei a imagem 50%, apenas para visualização.

Refinando um pouco mais a borda e adicionando alguns fiapos com a tablet, dá pro gasto. Vou usar em imagens pequenas.

obs: se fosse possível rotacionar apenas o objeto em 360º o brush de grama ia facilitar muito. Mover o canvas não resolve.

Compartilhar este post

Link para o post

Tópico [Resolvido] ... by me :grin:

Pesquisando outros sites com tutoriais para PS, aprendi como mudar o ângulo de aplicação do brush. Nenhum dos meus livros (tenho vários) comenta algo.

Bom demais! Isso vai ser muito útil para outras idéias que tenho.

grassvb.jpg

Mesclando a borda que obtive pelo Fireworks com o brush de grama, algum refinamento + recurso manual com a tablet, vai ficar perfeito.

Também encontrei um tuto para criar stitches (pontos de costura) e aplicar com path.

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Elektra - Confesso que estive trabalhando tanto no FDS e tão cansado que nem tive tempo de procurar algo relacionado para te dar um auxílio, peço desculpas por isso. Ademais, te parabenizo pelo esforço em encontrar uma solução, na certa mais pessoas serão beneficiadas já que trata-se de um "efeito" muito pouco comum na internet. Obrigado.

Beijos!

Compartilhar este post

Link para o post

Nem esquenta Willians, pedi apenas uma sugestão, não milagres.

Conheço pencas de tutoriais, nada nem parecido.

Usar o Fireworks foi acidente de percurso, mas gostei do que consegui.

Ainda não tive tempo de juntar tudo no PS, vai ficar melhor que a encomenda.

Beijo ^_^

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.