Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

ro.fonseca

Zend e performance...

Recommended Posts

Então, vou ser bem direto na pergunta. É viavel trabalhar com o Zend é um Portal que será acessado por mt gente?? Tipo, um uol da vida ou mais q isso. O zend diminiu um bocado a performance nao?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olha estou trabalhando com zend a muito pouco tempo.. e não axei nada de "lerdo" minha aplicacão ... fiz um pequeno portalzinho no wordpress e ODIEI ele sim ficou lerdo.... mt lento mesmo... talvez seja o caso do flash se voce usar o flash da "maneira errada" seus movies vão ficar com 1 mega, 2 megas... se usar corretamente você tem resultados FANTASTICOS (menos na otimização e mobile).... porém não posso te dizer exatamente se um site do porte do uol.com.br, terra, globo, etc... Se voce trabalhar com um portal deste tamanho com MUITOS acessos e trabalhando o banco feito louco voce tem que partir pra um "nivel" mais tenso como ruby on rails da vida...

twitter, grupon e outros foram montados nesta plataforma... pode ser o caso de um portal deste tamanho creio eu.

OBS: Não sei se estou falando besteira mas dei minha opinião :P

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, normalmente isso depende do tanto de requisições que serão feitas ao servidores, do tanto de operações no banco de dados, da configuração do cache, etc. Ou seja, vários fatores. Não pense que o servidor do UOL é pequeno e a linguagem e código deles são os melhores do mundo. Tudo é em escala.

Na empresa onde trabalho usamos Zend e a poderosa engine de template dele. A performance é ótma, não temos problemas com isso, afinal, todo o código é revisado, e são feitos benchmarks para atingir as melhores velocidades possíveis. As queries de banco de dados entram no cache, etc, etc.

Portanto, faça testes.

Compartilhar este post

Link para o post

voce tem que partir pra um "nivel" mais tenso como ruby on rails da vida...

Em termos de performance a linguagem Ruby é uma das piores que existem e também não é das melhores para aplicações de grande porte, um exemplo disso é o Twitter que foi construído com Ruby e depois de uma série de problemas migrou para o Java. Já o Facebook (a rede social mais usada em todo o mundo) continua até hoje rodando em PHP, o que demonstra que o PHP atende perfeitamente aplicações de grandíssimo porte. A única vantagem ao meu ver do framework Ruby on Rails é que ele possui desenvolvimento ágil, ou seja, você faz mais com menos código.

Respondendo a pergunta do autor do tópico, se o portal for até de médio porte eu acho que vale a pena sim usar o ZF, pela maturidade e segurança da sua estrutura. Agora se o portal for de grande porte (como é o caso do UOL) e exija muito desempenho na aplicação (também da pra otimizar em termos de hardware), talvez seja o caso de você pensar duas vezes se compensa mais usar o ZF ou desenvolver um framework próprio, pois como já discutimos em outro tópico aqui no fórum com o João Batista Neto, o ZF foi desenvolvido para atender N cenários diferentes de aplicações, portanto obviamente ele irá gastar muito mais desempenho do que um framework que foi desenvolvido para antender exclusivamente as necessidades da sua aplicação.

Veja bem, não estou dizendo que o ZF não serve para aplicações de grande porte, só estou falando pra você avaliar melhor se precisar de bastante desempenho em sua aplicação.

Lembrando que na versão 2.0 do ZF (que já está em BETA) teremos algumas melhorias com relação ao desempenho. :)

Compartilhar este post

Link para o post

galera, vlw pelas respostas, eu acho q vou usar o zend mesmo, até pq como fooi falado, eu posso tb ter o auxilio do hardware no desempenho do portal e tb pelo fato do zend 2 está chegando com um melhor desempenho q a versão atual.

abraço!

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.