Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Andrey Knupp Vital

Integração com a Cielo adaptada pro ZendFrame

Recommended Posts

Olá gente, bem, um amigo meu está desenvolvendo uma aplicação na qual terá pagamento com cartão de crédito, tudo beleza, porém ele irá utilizar a Cielo como Gateway de pagamento, mas ele utiliza ZendFramework na aplicação, e ele me perguntou como faria pra adaptar a classe previamente postada do João Batista Neto para Zend :seta: https://github.com/iMastersDev/cielo

 

Perguntei pra algumas pessoas, poucas souberam me responder , pois ele me perguntou e eu estou aqui repassando a pergunta .. eu não manjo de ZendFramework .. então não soube responder !

 

Abraços.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

porém ele irá utilizar a Cielo como Gateway de pagamento

 

Apenas uma correção para não gerar confusões futuras, até onde eu sei a Cielo não é um Gateway de Pagamento, ela já é a instituição final que fornece o pagamento direto para várias bandeiras de cartão de crédito, como também é o caso da Redecard. Gateways de Pagamentos seriam empresas como iPagare, Braspag, Locaweb, Cobre Direto, entre outras, que fornecem uma única API de integração para diversas instituições (Cielo, Redecard, Itaú, Bradesco, BB, etc).

 

Eu já conhecia a biblioteca de integração em PHP que o João Batista criou para integrar com a Cielo, mas para responder a sua dúvida resolvi dar uma revisada nela e cheguei a conclusão que não é muito vantagem adaptá-la para usar com o ZF, pois teríamos que modificar muitas coisas, como por exemplo:

 

  1. Ela usa uma biblioteca própria para fazer requisições Http, no ZF já temos o Zend_Http que faz a mesma coisa, então ficaria melhor adaptar todas as chamadas http para usar a biblioteca fornecida pelo ZF.
  2. Para usá-la no ZF colocaríamos na pasta "library", mas para funcionar dentro da aplicação sem precisarmos usar includes ou requires teríamos que mudar toda a estrutura de diretórios, que atualmente é "cielo/dso/cielo/Cielo.php".

Se você der uma estudada na documentação da Cielo não é muito difícil fazer esta integração do zero usando o ZF, pois o ZF possui várias bibliotecas que facilitam a integração.

 

A biblioteca que o João criou é ótima, mas acredito que seja mais indicada para ser utilizada em aplicações que não utilizem frameworks ou então para servir de base para você criar sua própria biblioteca usando o framework que preferir.

 

Esta é apenas a minha opinião, pois vi que seriam necessárias várias modificações para usar com o ZF. Se alguém discordar, por favor nos diga como faria essa integração, pois eu também estou montando uma plataforma de e-commerce usando o ZF e logo precisarei desta intengração. ^_^

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Apenas uma correção para não gerar confusões futuras, até onde eu sei a Cielo não é um Gateway de Pagamento, ela já é a instituição final que fornece o pagamento direto para várias bandeiras de cartão de crédito, como também é o caso da Redecard. Gateways de Pagamentos seriam empresas como iPagare, Braspag, Locaweb, Cobre Direto, entre outras, que fornecem uma única API de integração para diversas instituições (Cielo, Redecard, Itaú, Bradesco, BB, etc)

 

Pois é, eu que não detalhei exatamente .. apenas informei que ele usa um Gateway de pagamento, pode ter ficado meio estranho pra você, na verdade, usa o iPagare com OpenCart ..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Hum, dei uma olhada no código, e vamos lá.

Esta biblioteca é díficil de integrar não apenas na ZF, mas sim em qualquer aplicação que use apenas Autoloader para carregar suas classes, isso é porque ela foi construída apenas sobre o uso de requires, sem namespaces.

O ideal é colocar a pasta dso em algum local que esteja no include_path do PHP, e usar dando require mesmo, isso, ou como o Leozitho disse, recriar a biblioteca sem utilizar require's..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pois é, eu que não detalhei exatamente .. apenas informei que ele usa um Gateway de pagamento, pode ter ficado meio estranho pra você, na verdade, usa o iPagare com OpenCart ..

 

Mas ele pretende integrar direto com a Cielo ou continuar usando o iPagare? Se ele preferir continuar usando o iPagare a biblioteca do João Batista não serve, pois ela foi feita pra integrar direto com a Cielo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.