Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Mário Monteiro

MIT cria chip de computador que imita o cérebro

Recommended Posts

MIT cria chip de computador que imita o cérebro

 

Durante décadas, cientistas vêm sonhando em construir sistemas capazes de replicar o talento do cérebro humano para aprender novas tarefas. Agora, pesquisadores do MIT deram um grande passo nessa direção ao criarem um chip de computador que imita como os neurônios do cérebro se adaptam em resposta a novas informações. Acredita-se que esse fenômeno, conhecido como plasticidade, seja a base de várias funções cerebrais, incluindo o aprendizado e a memória.

 

Com cerca de 400 transistores, o chip de silicone pode simular a atividade de uma única sinapse cerebral – uma conexão entre dois neurônios que permite que a informação passe de um para o outro. O chip vai ajudar os neurocientistas a aprender mais como o cérebro funciona e poderia ser usado em várias próteses, como retinas artificiais, de acordo com Chi-Sang Poon, um dos principais pesquisadores do projeto.

 

As atividades das sinapses dependem de canais de íons, que controlam o fluxo de átomos carregados, como sódio, potássio e cálcio. Esses canais também são essenciais para dois processos conhecidos como long-term potentiation (LTP) and long-term depression (LTD), que fortalecem e enfraquecem as sinapses, respectivamente.

 

Os pesquisadores do MIT criaram seu chip de computador de forma que os transistores consigam imitar a atividade dos diferentes canais de íons. Enquanto a maioria dos chips opera em modo binário, os fluxos atuais através dos transistores do novo chip atuam de forma analógica.

 

Os responsáveis pelo projeto pretendem construir sistemas para modelar funções neurais específicas, como o sistema de processamento visual. Esse tipo de sistema pode ser bem mais rápido que computadores digitais. Até mesmo em sistemas computacionais de alta capacidade, levam-se horas ou dias para simular um simples circuito cerebral. Com o sistema analógico do chip, a simulação é mais rápida que o próprio sistema biológico.

 

Outra potencial utilidade é a construção de chips que possam interagir com sistemas biológicos. Isso pode ser útil para habilitar a comunicação entre próteses como retinas artificiais e o cérebro. Segundo Poon, esses chips, futuramente, podem ser tornar blocos de construção para aparelhos com inteligência artificial.

 

Com informações de MIT News

 

Fonte: iMasters

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fantástico mesmo

 

mit_chip.jpg

 

Site do MIT mostra o chip (ao centro) que simula a sinapse (Foto: Reprodução)

 

Fonte: G1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.