Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Francisco Brito

[Resolvido] criação tabela

Recommended Posts

Boa Tarde.

Pessoal, tenho uma tabela (utilizada para fretes de caminhões) com mais de 200 campos. Recentemente descobri que isto é TOTALMENTE errado.

Minha tabela, possui

Dados do cliente (nome, email, telefones... e porai vai)

Endereço de origem (campos com endereço completo do destino)

Endereço de destino (campos com endereço completo do destino)

Itens a serem transportados (são mais ou menos 60 itens eu tenho um campo pra cada item... ou seja... quando o item vai ser transportado... é inserido o valor "1" dentro do campo do item)

Valor do serviço

valor do desconto

valor total

e mais varios campos.

Recentemente descobri que isto é MUITO ERRADO, que eu não devo fazer assim, que deveria ter varias tabelas... 1 pra cliente, 1 pra endereço de origem, 1 pra endereço de destino e outra tabela onde eu iria adicionar os itens do pedido ao frete.

Até ai tudo bem... agora vem minha grande duvida... !

Eu tenho um formulário em 1 só tela... onde o cliente coloca os dados dele, o endereço de oritem, o endereço de destino, e os outros 60 campos, é onde ele coloca a quantidade de cada item que vai ser transportado.

Seu eu separar essas tabelas, na hora de mandar gravar isso eu preciso fazer algo dizendo que o cliente, endereço de origem, endereço de destino e os itens são referentes ao frete XXXXX.

Ai é que vem a GRANDE PERGUNTA... como é que vou mandar gravar isto em tabelas separadas sendo que eu ainda não tenho o numero do frete?

(ta dificil de entender né?)

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Entender o problema é simples.

Explicar a solução nem tanto.

Existem diversas formas de resolver mas todos passa por alguma experiência em BD e aplicações.

Sugiro uma leitura básica sobre BD´s e a linguagem/ambiente em que pretende implementar a aplicação.

Dicas de leitura - O Google é teu amigo nisto

Modelagem de Dados
Transações em Bancos de Dados
Constraints de BD
Camadas de Aplicação
Manual da Linguagem em questão.

Uma outra boa dica é estudar códigos prontos feito por pessoas que dominem o assunto, ajuda a dar uma luz.

Espero ter ajudado.

Compartilhar este post

Link para o post

Vou dar uma pesquisada, porem o que acabei pensando foi no seguinte.

Quando eu enviar este formulário, vou mandar o php gravar primeiro em uma tabela, depois mando ler esta linha, pego a ID e mando gravar os outros.

Wow!

Se eu estiver errado ao fazer isto também... me avise antes que eu faça. Hehehe.

Um amigo olhou esta tabela minha e falou "Noob... você é um noob". LOL

Compartilhar este post

Link para o post
...

Quando eu enviar este formulário, vou mandar o php gravar primeiro em uma tabela, depois mando ler esta linha, pego a ID e mando gravar os outros.

...

É uma solução.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.