Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Kamon Florentino Mesquita

Como modelar um livro de receitas

Recommended Posts

Galera,

Estou tentando fazer um livro de receitas em PHP. A aplicação irá possibilitar ao usuário a criação (inserção) de novas receitas, a consulta, edição (principalmente no caso de ter cometido algum erro) e exclusão das receitas armazenadas. A modelagem do banco de dados feita ate o momento é a seguinte (Lembrete: Uma receita tem vários ingredientes e um ingrediente pode estar em várias receitas):

receita

* id

* nome

* tempo_preparo

* rendimento

ingred

* id

* nome

receitaIngred

* id

* id_receita

* id_ingred

* quantidade

* unidade

Até aí tudo bem. O problema surgiu quando lembrei que os ingredientes muitas vezes estão divididos em categorias: calda, cobertura, massa, camada 1, camada 2, camada 3 (no caso de um bolo de várias camadas ou tortas). Este tipo de informação não pode ser omitida, já que é essencial para o preparo da receita. Também não há como se saber previamente todas as subdivisões dos ingredientes (havia uma receita de bolo três camadas, por exemplo, em que os ingredientes eram divididos em: Ganache ao leite, Ganache branco e Ganache meio amargo). Com esta situação inesperada, não soube mais o que fazer. Então pensei que talvez banco de dados não solucione corretamente o meu caso. Pensei em armazenar as receitas em XML gerado pelo PHP (o problema seria implementar as operações). Talvez até tentar usar tanto BD quanto XML (o que ainda não se como funcionaria e se funcionaria). Preciso de ajuda ou ideias em solucionar este empecilho em relação aos dados de ingredientes. Agradeço desde já e espero ter sido claro quanto minha dúvida.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Dificilmente a modelagem relacional não consegue modelar alguma coisa de informação.

Se você tem várias categorias de ingredientes, então você vai ter uma tabela CategoriaIngrediente, com nome e ID. E esse ID vai ser FK na tabela de Ingrediente.

As subdivisões dos ingredientes acredito que não são infinitas. Você precisa entender um pouco, no seu caso, o universo da culinária, para perceber a limitação dessas categorias. Tenho certeza que receitas não são tão complexas a ponto do MER não resolver.

Compartilhar este post

Link para o post

Heey Kamon,

você conseguiu afinal resolver o problema?

Se sim como você o fez, eu tbm estou tentando montar um livro de receitas, mas tive problema em criar sub-divisões nas categorias, alguém poderia me explicar me didaticamente como fazê-lo?

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.