Mulambo 1 Denunciar post Postado Dezembro 8, 2011 E ai pessoal, tudo tranquilo? Sei que não existe esse papo de "linguagem tal é a melhor", isso é tudo variável. Mas minha dúvida é bem pessoal, no meu caso eu programo em php (Começando agora com OO), e ando interessado em aprender alguma linguagem para desktops. Comecei com Java, me parece meio chatinho agora no inicio, mas vamos ver o que vair dar.. A questão é, para softwares, qual linguagem se sai melhor levando em conta quesitos como, mercado de trabalho, consumo de ram, facilidade de aprendizado, afinal qual linguagem é mais usadas por grandes empresas? PHP-GTK tem futuro para desktop? É isso ae, abraços! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Vinicius Ianni 189 Denunciar post Postado Dezembro 8, 2011 Se eu estivesse começando hoje na programação, aprenderia php (oo e etc), java (que é um tramplim pro android) e provavelmente ficaria tranquilo por um bom tempo com essa dupla. O mercado para bons programadores php é muito atraente com várias boas possibilidades sejam salariais ou na forma como você pode trabalhar. Por ser uma linguagem em evolução constante deverá perdurar ainda por muito tempo. Java também tem um bom mercado de trabalho, ser falar que é uma linguagem multiplataforma, o que lhe dá uma flexibilidade maior do que uma linguagem que está presa a um unico sistema operacional. Além disso, o android é baseado nela, e com isso você poderá aprender facilmente a programar em android e entrar num mercado em plena ascensão que é o desenvolvimento para plataformas moveis. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Lucas Peperaio 20 Denunciar post Postado Dezembro 8, 2011 Vou tentar responder suas perguntas: Mercado de trabalho: Depende da sua região, aqui por exemplo em Presidente Prudente / SP, o forte para desktop é a plataforma Microsoft (C#, C++) e Delphi. Faça uma pesquisa nas Software Houses da sua cidade e veja o que eles mais usam. Consumo de ram: Em geral, as plataformas de desenvolvimento (IDE) não consomem muita memória, tanto em produção, quanto em execução. Já fiz aplicaticos complexos em Delphi com banco de dados Firebird, quando eu rodava, gastava aprox 1.5 MB de RAM. Em Java rodando programas similiares, consumia 2 MB RAM. Facilidade de aprendizado: Eu não programo em Java, só em Delphi e C#. Pelo menos nessas linguagens eu encontrei facilidade. Entretanto, como você já meche com PHP, irá encontrar similaridades no Java, vamos dizer que eles são primos distantes rs. De um modo básico, Javascript, Java e PHP são similares no modo como tratam variáveis e funções. Qual linguagem é mais usadas por grandes empresas: Novamente depende da sua região. As grandes empresas tem desenvolvido muito em Java, C# e Delphi. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Bruno Augusto 417 Denunciar post Postado Dezembro 8, 2011 Olha, não sei te dizer qual é a "melhor", mas eu, se fosse partir para uma linguagem Desktop, optaria por Java poque é uma linguagem que eu respeito. Concordo que é uma linguagem "chata" no começo, principalmente por sua tipagem forte. Na minha opinião, se no PHP houvesse um mix entre sua tipagem fraca de variaveis com a tipagem forte do Java quando em Orientado à Objetos, seria perfeito. Tipo, quando você se aprofunda na linguagem (PHP), sente falta de um: public function setName( String $name ) {} Não que não seja possível você criar classes para String, Integer, Boolean assim como faz com qualquer outra Interface (ou até mesmo classe) que deseje fazer o typehint, mas não é a mesma coisa. Acho que puxei mais pro lado pessoal,mas como você pediu a opinião... Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Mulambo 1 Denunciar post Postado Dezembro 13, 2011 Bacana, valeu pelas respostas!! Realmente eu queria outras opiniões, o que a maioria diz é que java é "pra ganhar dinheiro". Ou seja, uma linguagem bem comercial.. No meu caso então vou seguir em frente com estudo em java, e quem sabe mais pra frente alguns conceitos de C/ C++ :) Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites