Célio A. 4 Denunciar post Postado Dezembro 25, 2011 Se quero uma vaga como programador Junior (php) quais as competências básicas que devo ter? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Bruno Augusto 417 Denunciar post Postado Dezembro 25, 2011 Bom, acredito que seja entender de lógica de programação e dominar o básico da linguagem e estar em constante evolução, pois já no nível Pleno (intermediário) o programador deve começar a se inteirar com Orientação a Objetos e Padroes de Projetos. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Joao Paulo Nunes 0 Denunciar post Postado Dezembro 25, 2011 Será que você poderia ser mais especifico no que exatamente é o básico em PHP, tbm estou interessado em trabalhar com desenvolvimento WEB, tenho estudado sobre PHP, mas não sei diferenciar o Basico do avançado(por incrivel que pareça). Ainda não vi sobre Orientação a Objetos ou Padrões de Projetos e qual desses dois devo aprender primeiro? *Estou começando com programação agora, e escolhi trabalhar com PHP, não conheço outras linguagens... Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Bruno Augusto 417 Denunciar post Postado Dezembro 25, 2011 Primeiro aprenda sobre Lógica de Programação. Então, seja da forma que for aprenda o bê-a-bá da linguagem. Depois "devore" o Manual. Não precisa ler TUDO, tem coisas que você potencialmente JAMAIS irá usar, ou se usar, vai ser beeeem lá na frente. Mas tudo sobre strings, arrays, arquivos, imagens, xml e etc. é o básico que um Junior deve saber. Quando você sentir que domina a coisa, estude Orientação a Objetos.Programar Orientado a Objetos não é só jogar suas funções proceduraris dentro de um class {}, enão estude bem e a fundo os conceitos. Depois estude os Padrões de Projeto (Design Patterns). Só com esse resumo você tem direções para bem uns 3 ou 4 anos de estudo ^_^ Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Leozitho 81 Denunciar post Postado Dezembro 25, 2011 Bruno, acho que você inverteu a ordem das coisas aí. Ao meu ver se deve primeiro estudar Design Patterns pra depois estudar OOP, pois pra se trabalhar com OOP você precisa entender de padrões de projeto. Caso contrário o cara vai simplesmente reunir todas as suas funções procedurais dentro de uma classe como você falou anteriormente. No meu caso eu estudei e continuo estudando os dois paralelamente. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Bruno Augusto 417 Denunciar post Postado Dezembro 25, 2011 Não cara, porque se ele não sabe, por exemplo, o que é um Objeto, quando realmente uma herança deve ser aplicada ou como usufruir do polimorfismo proporcionado pelas Interfaces, pode ter ainda mais dificuldades em aprender e aplicar corretamente os Padrões de Projeto. Alguns deles são fáceis de entender, outros são bem complicados (pra mim pelo menos), sem um entendimento no mínimo decente sobre Orientação a Objetos, o cara mal vai entrar no mundo dos DP's e já vai sofrer de Patternite Crônica. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
shini 318 Denunciar post Postado Dezembro 25, 2011 Leozitho Postado 25 dezembro 2011 - 17:28 Ao meu ver se deve primeiro estudar Design Patterns pra depois estudar OOP, pois pra se trabalhar com OOP você precisa entender de padrões de projeto. N tem como o cara aprender design patterns sem saber OO, mta coisa se basea em interfaces, polimorfismo. agora o q um programado jr precisa........rs se depender do mercado é mta coisa....ex OO, banco de dados, js e mais algum framework, CSS, framework php, algum outro framework como o smarty. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Leozitho 81 Denunciar post Postado Dezembro 26, 2011 N tem como o cara aprender design patterns sem saber OO, mta coisa se basea em interfaces, polimorfismo. Sim, um depende do outro e pensando melhor o mais certo seria aprender os dois juntos, como eu particularmente venho fazendo. Trabalhar com classes e objetos a maioria dos programadores que programam apenas de forma procedural já sabem, pois até se você baixa uma lib pronta como a PHPMailer para envio de e-mails ou WideImage para manipulação de imagens, elas já trabalham com classes e objetos. Agora pra você poder estudar OOP mais a fundo e poder criar suas próprias classes, interfaces e etc de maneira correta, precisa aprender também Design Patterns. Com relação aos requisitos exigidos do Programador Jr, eu acredito que isso varie bastante de acordo com a empresa que está contratando o programador, pois eu já vi empresas exigindo bem mais requisitos do que outras para um mesmo tipo de cargo. Além do conhecimento o que certamente muda bastante de um tipo de cargo para o outro é a responsabilidade exigida do profissional, e também o salário é claro. hehe Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
hinom 5 Denunciar post Postado Dezembro 26, 2011 as definições para jr, pleno ou senior variam de acordo com a interpretação que cada empresa faz.. podem ver como exemplo este tópico onde cada um deu uma definição sem chegar a um consenso até o momento. extenso um jr, ao meu ver é aquele que tem que saber ao menos instalar o PHP manualmente, tem que conhecer ferramentas básicas para trabalhar como o github, subversion, ter domínio sobre sistemas operacionais populares como windows, linux e os-x saber preparar o ambiente de trabalho, não importa qual sistema operacional, pois no dia-a-dia nem sempre poderá escolher o que será usado num projeto. saber o básico de redes como protocolos, tipos de rede, etc.. pois isso é o básico de informática.. SGDBs, e-mail e básico sobre segurança da informação. Não preciso falar sobre HTML, JavaScript, CSS, ActionScript, certo? Pois todos que lidam com web tem que saber isso. Um erro muito comum nas gerações de programadores web atuais é aprender a programar linguagens server-side sem saber o básico dos recursos client-side (html, js, css, entre outros). Isso é como entrar numa faculdade sem ser alfabetizado. Falando mais especificamente sobre o PHP, tem que saber logicamente procurar soluções por conta própria. A maioria dos novatos não sabe fazer isso pelo simples fato de não saber básico de inglês técnico. Quando aparece um e-warning qualquer que seja ficam assustados com as mensagens em inglês. As mensagens são compostas por geralmente 2 a 4 palavras simples, mas o sujeito não tem a mínima capacidade de tentar traduzir. Um júnior tem que saber se virar, não pode ficar incomodando outros no ambiente de trabalho para que resolvam algo, pois isso atrapalha a equipe que está ocupada também. Cada um com seus problemas. analogia Em suma, um júnior é aquele que basicamente sabe se virar. Faça uma analogia com um bebê de colo. Um bebê de colo precisa de máxima atenção durante os primeiros 20 meses pós-parto, pois não sabe andar, falar, expressar sentimentos, etc.. Um bebê de colo, por exemplo, chora para expressar qualquer coisa. Se está com fome, chora. Se está com dor, chora. Se está triste chora. Se está com sono, chora. Se ninguém está por perto, na visão dele, chora. Um júnior é aquele bebê que já cresceu, sabe andar (cambaleando mas anda), sabe diferenciar os sentimentos, por exemplo, quando está com fome pede comida ao invés de chorar. Se está com sono, dorme ao invés de ficar chorando. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Bruno Augusto 417 Denunciar post Postado Dezembro 26, 2011 Nossa, por essa sua definição de Junior, hinom, ainda me faltam uns bons bocados ainda... Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Célio A. 4 Denunciar post Postado Dezembro 26, 2011 github e subversion são ferramentas basicas para programar em php? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Bruno Augusto 417 Denunciar post Postado Dezembro 26, 2011 São coisas diferentes, mas que tem o mesmo propósito. E eu não uso nenhum dos dois, afinal, programo sozinho (e por hobby). Mas se pintar a necessidade, basta aprender. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
hinom 5 Denunciar post Postado Dezembro 27, 2011 #11 Para programar PHP não precisa nem mesmo saber HTML. Mas a sua dúvida é em relação ao mercado de trabalho, certo? Quando for procurar uma colocação no mercado de trabalho encontrará na maioria dos anúncios: estagiário web / web programador júnior - PHP - HTML/JS/CSS - Versionamento - Banco de dados - Inglês básico conhecimentos adicionais: - JAVA - C++ - Desenvolvimento para smartphones e tablets ( iOS, Android, WindowsPhone ) - Idiomas: Espanhol, Inglês (business level) - Fazer malabaris "Versionamento" é o controle de versões de um software. É importante utilizar quando se trabalha em equipe ou mesmo sozinho caso queira ter um melhor controle sobre os seus aplicativos. O versionamento, antigamente (até 3 anos atrás), não era pedido com frequência. Geralmente ficava na parte "conhecimentos adicionais".. Mas hoje está mais frequente como quesito básico. Preste bastante atenção pois a tecnologia muda muito rápido. Por exemplo, o versionamento até 5 anos atrás quase ninguém usava git. O popular era o subversion. Mas então surgiu o github que mostrou-se um pouco melhor e muitos deixaram o subversion. Enfim.. tem que estar atento ao fluxo do mercado para saber por onde caminhar. Há um novo ítem em "conhecimentos adicionais" que é o desenvolvimento para ambiente mobile. Em curto/médio prazo, acredito que no Brasil já estará definido como quesito básico. Por isso fique atento. Nesse ponto assim como em outros, atente-se à questão regional. Fora do Brasil, em países desenvolvidos, saber desenvolvimento mobile é quesito básico há mais de 6 anos. No Brasil isso vai começar acontecer agora e extender-se nos próximos 30 anos devido ao boom econômico, caso a economia mantenha-se estável até lá. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites