Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Guilherme_90

O que é preciso saber pra pessoa se achar Programador?

Recommended Posts

Boa noite pessoal, eu vivo me batendo esta pergunta!

A vocês que são experientes me digam, ser programador necessariamente ele tem que saber tudo que lhe perguntar, ou saber resolver qualquer tipo de problema em menos tempo, para provar para os outros que é bom?

Ou no que se resume a pessoa ser programadora? Eu pergunto isso por que apesar de trabalhar na área, não sei se EU posso me considerar programador.

Outro fator que quero colocar aqui é, preciso muito pegar serviços por conta própria, mas o medo não deixa por que tenho medo de pegar e não conseguir fazer o que o cliente pedir. O que vocês me aconselham?

Eu realmente to precisando dessa ajudinha, obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tu acha? Eu tenho certeza que ajudou! Muito obrigado cara, mas eu gostaria da sua opnião como programador experiente.

Compartilhar este post

Link para o post

ser programador necessariamente ele tem que saber tudo que lhe perguntar

Não, porque um programador nunca vai saber tudo.

ou saber resolver qualquer tipo de problema em menos tempo, para provar para os outros que é bom?

Programar não é uma competição, a não ser que você faça do ato uma competição ..

Eu pergunto isso por que apesar de trabalhar na área, não sei se EU posso me considerar programador.

Você pode se considerar um programador de várias formas, a definição de todas é bem difícil pois cada um tem uma visão diferente, mas ..

Outro fator que quero colocar aqui é, preciso muito pegar serviços por conta própria, mas o medo não deixa por que tenho medo de pegar e não conseguir fazer o que o cliente pedir. O que vocês me aconselham?

Isso cabe a você, se você acha que pode fazer, faça, se não pode, é experiência e estudo que você ganha .. mas porque ?, o cliente quando te pede pra fazer alguma coisa, seja lá o que for, pra você é um problema, e seu objetivo consiste em resolver este problema, na mesma hora que você diz, 'desculpe, mas não posso fazer', você ganha uma trilha para seguir, essa trilha é procurar como resolver este problema, e nisto, você vai aprender a resolver ..

Compartilhar este post

Link para o post

ser autodidata, aprender ingles e saber interpretar os requisitos rsrs

Compartilhar este post

Link para o post

ser autodidata, aprender ingles e saber interpretar os requisitos rsrs

Errado, errado e certo

Porque 'ser autodidata' ? quer dizer então que você só aprende o que você mesmo faz .. ?

Aprender inglês é um fator importante na programação, afinal, sem os 20% da língua inglesa nos não sabíamos como codificar, os outros 80% você só aprende se realmente achar necessário .. eu por exemplo, não sei 60% de inglês, muito mal conheço as regras .. mas não é só por isso, que uma pessoa deve se desconsiderar um programador .

Compartilhar este post

Link para o post

o autodidata, acho q ficou 'meio estranho',quis dizer q você tem aprender mta coisa por conta e se atualizar, quase td o conteudo de ponta esta em ingles, se você quer aprender primeiro e mais rapido você tem aprender ingles.....ou se não pode esperar o pessoal traduzir artigos/tutorias....

Compartilhar este post

Link para o post

o autodidata, acho q ficou 'meio estranho'

Sim, ficou estranho .. rsrs

quis dizer q você tem aprender mta coisa por conta e se atualizar

Verdade, mas não descarte a possibilidade de aprender algo com alguém, às vezes você vendo em prática a pessoa fazendo na sua frente, ou te explicando alí na hora todas especialidades/definição de um código feito/usado, você pode entender muito melhor

quase td o conteudo de ponta esta em ingles, se você quer aprender primeiro e mais rapido você tem aprender ingles.....ou se não pode esperar o pessoal traduzir artigos/tutorias....

Verdade em partes, mas o fato de 'saber' e não 'saber' inglês na ponta da língua em relação a se tornar um programador, é totalmente descartável

Compartilhar este post

Link para o post

Verdade, mas não descarte a possibilidade de aprender algo com alguém, às vezes você vendo em prática a pessoa fazendo na sua frente, ou te explicando alí na hora todas especialidades/definição de um código feito/usado, você pode entender muito melhor

concordo com isso!

Compartilhar este post

Link para o post

Andrey, cara muito obrigado pelas suas respostas, ajudou muito mesmo! Sobre a questão de pegar serviços por fora, eu concordo mas também discordo com a afirmação:

mas porque ?, o cliente quando te pede pra fazer alguma coisa, seja lá o que for, pra você é um problema, e seu objetivo consiste em resolver este problema, na mesma hora que você diz, 'desculpe, mas não posso fazer'

Mas agora eu pergunto: O que o cliente vá pensar de mim? Que sou um mal profissional? É justamente neste ponto que vivo batendo cabeça, entendeu?

Compartilhar este post

Link para o post

mas porque ?, o cliente quando te pede pra fazer alguma coisa, seja lá o que for, pra você é um problema, e seu objetivo consiste em resolver este problema, na mesma hora que você diz, 'desculpe, mas não posso fazer'

Mas agora eu pergunto: O que o cliente vá pensar de mim? Que sou um mal profissional? É justamente neste ponto que vivo batendo cabeça, entendeu?

Quando um cliente pede para que você faça algo, primeiramente você analisa se tem condições de fazer.

Se quer um conselho, evite dar a resposta ao cliente de imediato mesmo que tenha a resposta e seja positiva. Principalmente quando se faz orçamentos. São questões de estratégia, negociação.

vou colocar uma situação como exemplo,

vamos supor que você seja programador web (php, mysql, etc).

um cliente pede para que você faça streaming de rádio via web e também para tablets e smartphones.

Mas você não sabe programar Java (android) e muito menos objective-c (iOS).. Mas só por isso você vai desistir do serviço ? Tem uma grana boa envolvida, sem contar as mesadas da manutenção e futuros negócios que poderão gerar mais oportunidades. Nesse ponto entra a questão do empreendedorismo.

Mesmo que você não tenha aptidão para esse tipo de serviço, você "dá os seus pulo". Procure alguém que o faça e você recebe comissões sobre a indicação e gerência do projeto. Sacou ?

Outro meio é você aprender a fazer, por conta própria (autodidata) ou fazendo algum curso, assim adquirirá mais conhecimento e, todo conhecimento é valioso.

Basicamente, amplie a sua visão para enxergar soluções.

Compartilhar este post

Link para o post

Rapaz eu não me considero um programador ( e não sou mesmo )

Mas sou auto-didata e vou aprendendo PHP e MYSQL a medida que vou inventando coisas nos meus sites....E olha que adoro inventar.....ehehehe

Enfim, alguns fazem vários cursos e já pegam os "pulos-do-gato"...os auto-didatas vão um pouco mais devagar..porém com muito mais persistência e aprendem na base da porrada...

Quem aqui já não perdeu hoooooooooras tomando surra de um script bunda que hoje a gente faz em 30 segundos....

Ser programador, ou na verdade ser QUALQUER COISA....vai mais da sua auto-confiança em aprender na prática....

Ou você acha que um engenheiro, um médico, um advogado ao sair da faculdade se considera um profissional de sua área....rssssssss

Todos eles saem da faculdade com a CERTEZA ABSOLUTA que não são profissionais...ainda, porém a prática e as surras irão fazer deles profissionais..(ou não)...rssss

Confundi mais?

Abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Esse é um dos tópicos em que leio todas as respostas e aprendo um pouco com cada uma delas. Também sou programador, não sou f*** e ainda acho que estou longe de estar entre os melhores, mas acredito que se aprende a programar quem gosta de programar, quem gosta do que faz e corre atrás independente dos obstáculos. Assim que acabei de ler esse tópico, consegui resolver um problema que tava quebrando cabeca desde cedo, tudo porque me senti mais motivado com as palavras do nosso amigo Andrey(sem rasgação de seda)...a verdade é que procuro solucionar o problema por mais dificil que ele seja, seja pesquisando, perguntando, sei lá, tem um infinito de opçoes.

Acho que não existe um modelo de 'programador perfeito', pode até ter um melhor que você mas isso significa que ele se esforçou mais, pesquisou mais, ficou horas na frente do pc lendo tutorias e apostilas e acreditou que um dia conseguiria alcançar seu objetivo. Eu espero um dia sinceramente chegar ao pés de grandes programadores como Willian Bruno, Andrey, João Batista e tantos outros aqui do fórum e desse Mundão afora, mas até lá busco aprender o máximo possível com todo conteúdo disponível na internet, site e fóruns. Pra mim ser bom é só uma questão de persistência, um dia você chega lá. Afinal, eles tbm não chegaram!!

Acho que seu conhecimento de si próprio dirá até onde você pode ir e quer chegar. Talves realmente seja uma competição,afinal estamos tentando sempre superar os outros pra conseguir algum beneficio próprio...

Já deu né falei pacas, o importante é buscar conhecimento e mais conhecimento e saber aceitar que existem pessoas melhores que você e que você pode aprender com elas ;)

É assim que penso, posso estar errado ,mas é errado que agente acerta né mesmo. Flw!!

Compartilhar este post

Link para o post

só não não acho elgal encarar tudo como competição.. mas infelizmente é assim.. isso é fruto do "ego", da "soberda", que geram inveja, por exemplo.

Não acho saudável pois é negativo.

como comentaram, há formas saudáveis para competir, como os torneios, por exemplo, inclusive torneios patrocinados por grandes empresas pagam cheques milionários para os vencedores.

Compartilhar este post

Link para o post

só não não acho elgal encarar tudo como competição.. mas infelizmente é assim.. isso é fruto do "ego", da "soberda", que geram inveja, por exemplo.

Não acho saudável pois é negativo.

como comentaram, há formas saudáveis para competir, como os torneios, por exemplo, inclusive torneios patrocinados por grandes empresas pagam cheques milionários para os vencedores.

Concerteza...a realidade é essa ai =S... aliás seu comentários me deu uma idéia meio maluca kkkkk

bem que o pessoal aqui do fórum(os BOSS hehe) poderiam fazer um torneio desse tipo, acho que seria legal, iria motivar a galera. Sei lá tipo postar um desafio onde em x dias teriamos que desenvolver um script somente em PHP, um mini sistema de busca interna trabalhando com alguma função do PHP. No final a galera postava seus scripts e debatia como chegaram na solução, postava as referências, etc...podia até abri um tópico ixi a imaginação flui nessas horas, olha q to dormindo sentado hehehehe

Nem precisa rolar premio, apenas um desafio...fica a dica ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Bom dia pessoal, acabei de tomar um cafezinho e vou trabalhar aqui em casa!hehehe

Agradeço MUITO pelo ajuda de vocês, e sem dúvidas li todas as respostas e gostei de ponto de vista de cada um.

Gostei bastante do que hinom e Clear disseram, na verdade é por aí mesmo. Dependendo da tecnologia que será utilizada,o negócio é encarar mesmo e pronto, procurar alguém experiente e aprender com a mesma.

Então, resumidamente, vamos que: Não tenhas medo, encare o problema e consiga ajudas, pois é assim que aprende. hehehe

Compartilhar este post

Link para o post

Se você prestar atenção verá que cada um tem sua definição de programador. Faz um teste, diz que aprendeu uma linguagem em uma semana, vai aparecer um(s) que vai dizer que não e vai dar uma explicação

Compartilhar este post

Link para o post

Não, oras .. isso pra mim não existe, mesmo que eles pensem isso .. eu duvido que se esse 'cliente', estivesse no seu lugar, na mesma situação do que a sua, faria o mesmo .. você falar que não pode fazer, ou que não sabe, não é vergonha, mas agora falar que sabe fazer, e não conseguir fazer, aí sim é vergonhoso ..

Enfim, alguns fazem vários cursos e já pegam os "pulos-do-gato"...os auto-didatas vão um pouco mais devagar..porém com muito mais persistência e aprendem na base da porrada...

Hahaha, sim e não ! quando você aprende por si próprio, o conhecimento adquirido é bem maior .. eu não fiz curso, sei o que sei por força de vontade.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.