Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Guilherme_90

PHP dá futuro para quem deseja ser um futuro Analista?

Recommended Posts

Boa noite pessoal. Bom, desculpe criar este tópico, porém tem vez que bate certas dúvidas na minha cabeça, que não consigo resolver sem a opnião de pessoas experientes.

Trabalho com PHP, CSS, e estudo Ext JS 4. Vocês acham que, uma pessoa que pensa em ser um Analista de Sistemas, a linguagem em que a pessoa focou pode atrapalhar na carreira? No caso do PHP, uma pessoa pode se tornar Analista só por saber PHP, ou essa idéia de saber uma linguagem determinada de programação não necessariamente influência?

PHP dá pra ser usado em projetos grandes? Para trabalhar em uma grande empresa, por que as mesmas (as empresas) escolhem outras tecnologias, tipo .NET, Java ao invéz do PHP?

Dá pra ganhar dinheiro com PHP, e trabalhando com algum framework de grande importância no mercado?

São tipos de perguntas que muitos por aqui sempre fazem mas não perguntam! O que vocês me dissem? Aguardo retorno, muito obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

a linguagem em que a pessoa focou pode atrapalhar na carreira?

Depende do ponto de vista, depende do que te mandam fazer ..

No caso do PHP, uma pessoa pode se tornar Analista só por saber PHP, ou essa idéia de saber uma linguagem determinada de programação não necessariamente influência?

Claro que influencia ...

PHP dá pra ser usado em projetos grandes? Para trabalhar em uma grande empresa, por que as mesmas (as empresas) escolhem outras tecnologias, tipo .NET, Java ao invéz do PHP?

Depende do projeto.

Dá pra ganhar dinheiro com PHP, e trabalhando com algum framework de grande importância no mercado?

Eu não uso framework pra back-end, pra front end eu só uso jQuery, jQuery-ui .. acho que não há necessidade de utilizar outros, já que consigo fazer tudo que preciso com esses dois .. portanto muitas ofertas de trabalho que vejo, pedem Zend no currículo.

Apesar de que, Zend deve ser o melhor framework .. eu não curto muito a idéia de utiliza-lo em projetos, afinal .. acho que é um saco de gordura .. acaba que facilita o lado do desenvolvedor e complica o lado do servidor.

Compartilhar este post

Link para o post

Caro amigo, no meu ponto de vista, pra você ser um analista você tem q saber mais do que PHP...pra ser analista você tem que ter conhecimento não só em uma linguagem... você tem q ser o mais abrangente possível e ser apto a apender qualquer nova linguagem ou ferramenta, além de saber lidar com clientes e saber entender os problemas e transforma-los em soluções, que é isso que o mercado espera de um bom profissional de TI. Eu tenho conhecimentos em PHP,JAVA,DELPHI,C,C++,SQL mas se precisar aprender uma coisa nova, estarei disposto e me esforçarei ao maximo pra aprnder. Recentimente fiz um treinamento na TOTVS, lá eles utilizam uma linguagem própria baseado no xBase, Clipper chamada ADVPL, se chegar a ser contratado vou ter q aprender a fundo a programar nessa linguagem. Se você for bom em uma linguagem concerteza não terá dificuldades em aprender outra (foi assim comigo), sabia apenas PHP entrei numa empresa que precisava saber JAVA, tive que apender, o que eu quero te falar é que se você tiver um bom raciocinio lógico não vai ter dificuldades em outras plataformas. O ideal que você não se prenda a uma só tecnologia, tente absorver o maximo de conhecimento possível, ;) fik a dica.

Compartilhar este post

Link para o post

Vocês acham que, uma pessoa que pensa em ser um Analista de Sistemas,

a linguagem em que a pessoa focou pode atrapalhar na carreira?

Para o Analista, a linguagem que será utilizada no projeto não tem relevância. O trabalho do analista é conseguir identificar o problema e organizar uma solução. O Analista é o cara que conversa com o cliente, faz o levantamento de requisitos e é capaz de conversar com a equipe de desenvolvimento para que o produto esteja de acordo com o contratado pelo cliente.

A linguagem que será utilizada no projeto, do ponto de vista do analista, é meramente uma ferramenta. Ele poderá até opinar e ajudar a decidir sobre a melhor ferramenta, mas o foco do Analista é o produto, não a ferramenta que será utilizada na sua criação.

No caso do PHP, uma pessoa pode se tornar Analista só por saber PHP

O analista pode se tornar analista, mesmo sem saber uma linguagem de programação. Como eu disse antes, o trabalho do analista é o produto. Se, mesmo sem conhecer uma linguagem, o analista for capaz de conversar com a equipe de desenvolvimento a ponto de garantir que o produto desenvolvido esteja de acordo com os requisitos e possa deixar o cliente satisfeito, então ele será um bom analista, mesmo sem conhecer uma linguagem de programação.

PHP dá pra ser usado em projetos grandes?

Sim.

por que as mesmas (as empresas) escolhem outras tecnologias, tipo .NET, Java ao invéz do PHP?

A linguagem ou plataforma é uma ferramenta que será utilizada na construção de um produto. Se linguagem X for mais adequada à solução que linguagem Y, então uma empresa preferirá a linguagem X. Existem empresas especializadas em determinados problemas de domínio que, muitas vezes, são melhores resolvidos utilizando-se uma linguagem ou plataforma específica.

Contudo, não se pode generalizar que linguagem X é a escolha das grandes empresas pois elas sempre escolherão a linguagem ou plataforma que melhor se adeque ao problema à ser resolvido (entenda melhor se adeque como melhor resultado por menor custo).

Dá pra ganhar dinheiro com PHP

Sim.

e trabalhando com algum framework de grande importância no mercado?

Também.

Compartilhar este post

Link para o post

Nielson Rocha

Bom, eu sempre tenho mente aberta para novoc conhecimentos, jamais vou me prender em uma, isso é péssima idéia. Quanto ao raciocínio lógico, bom, não sei dizer que sou bom nisso ou não.. eu geralmente garro bastante quando aparece um problema que para mim, a lógica é cabeluda. Tento ao máximo resolver, mas nem sempre eu consigo e tenho que apelar aos amigos, fóruns, etc.

João Batista Neto

Se o papel do Analista é o produtos, requisitos, a engenharia de software, se ele não foi um programador, como ele vai saber qual tecnologia é mais adequada ao projeto?

Compartilhar este post

Link para o post

como ele vai saber qual tecnologia é mais adequada ao projeto?

Como eu disse, ele pode até opinar e ajudar a decidir sobre isso, mas não é algo fundamental, ou regra, para o Analista. Muitos analistas foram desenvolvedores antes de se tornarem analistas e, por isso, conseguem ajudar na escolha da tecnologia.

Basicamente:

O analista de sistemas deve servir como um tradutor entre as necessidades do usuário e o programa a ser desenvolvido pelo programador. Para isto, deve ter conhecimento abrangente da área de negócio na qual o sistema será desenvolvido, a fim de que possa implementar corretamente as regras de negócio.

Compartilhar este post

Link para o post

Só reiterando: Linguagens de Programação são FERRAMENTAS. Um bom desenvolvedor não se prende a ferramentas.

E como já dito pelo nosso colega JBN, o intuito de um analista de sistemas não é o desenvolvimento em si, ele atua como 'uma ponte', um tradutor entre o problema do mundo real e a solução computacional desejada.

Quando o cliente fala:

- Quero um botãozinho ali no canto que automaticamente organize os dados em ordem alfabética e outro em ordem de data.

Cabe ao analista traduzir para algo mais "inteligível", livre de possíveis indefinições ou duplos sentidos e repassar os requisitos para a equipe de desenvolvimento:

- O sistema deve possuir uma interface gráfica amigável.

- Na tela de listagem de dados deve haver a possibilidade de ordená-los por ordem alfabética ou temporal.

Esse é um exemplo simples, em que não seria difícil a própria equipe de desenvolvimento "traduzir". Entretanto, como nem tudo são flores, às vezes a descrição das necessidades do cliente é meio nebulosa. É aí que entra o analista.

Aqui tem uma tirinha bem-humorada sobre o assunto:

tirinha218.png

Compartilhar este post

Link para o post

Muito obrigado pelas respostas pessoal, ajudou demais. Desculpem a demora ao vir no tópico, pois o tempo está corrido!

Só me tiram mais algumas dúvidas:

1º - Pra pessoa se tornar Analista, o mesmo precisa entender BEM de modelagem de banco de dados, e Engenharia de Software?

Compartilhar este post

Link para o post

acho q n. o q determina as atividades do analista é tipo de empresa q você trabalha..... tem empresa q você faz td, modelagem, analise e programação.... ja em consultorias você foca mais um atividade

Compartilhar este post

Link para o post
1º - Pra pessoa se tornar Analista, o mesmo precisa entender BEM de modelagem de banco de dados, e Engenharia de Software?

Sim, principalment emodelagem de dados

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado pessoal.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom dia Guilherme,

Concordo plenamente com o João Batista Neto. Em bom português:

Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa.

Em minha opinião você consegue ser um programador com um curso técnico e muita ralação.

Para ser Analista a história é outra. O conhecimento necessário é muito mais amplo, envolve muitas áreas do conhecimento. Algo que dificilmente você obterá fora de uma faculdade.

É uma profissão reconhecida com graduação superior.

Quer ser programador? Php tem muito mercado e os profissionais são valorizados no mercado.

abs.

Compartilhar este post

Link para o post

como assim?......graduação não da essa reserva de mercado ai...

Compartilhar este post

Link para o post

Bom dia Guilherme,

Concordo plenamente com o João Batista Neto. Em bom português:

Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa.

Em minha opinião você consegue ser um programador com um curso técnico e muita ralação.

Para ser Analista a história é outra. O conhecimento necessário é muito mais amplo, envolve muitas áreas do conhecimento. Algo que dificilmente você obterá fora de uma faculdade.

Quer ser programador? Php tem muito mercado e os profissionais são valorizados no mercado.

abs.

Mas então me diz uma coisa, quais tipos de conhecimentos básicos são requeridos para se tornar Analista, exceto os que já citei?

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.