Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

hoperipatetikos

Gotoandplay na timeline principal com botão em movieclip?

Recommended Posts

Saudações a todos. Acabo de me inscrever neste fórum, e a dúvida que me levou a isso é a seguinte:

Existe alguma maneira de dar gotoAndPlay na timeline principal a partir de um botão que esteja inserindo dentro de um movieclip?

Criei uma animação em que, em certo momento, um movieclip ocupa todo o palco, imitando um monitor com botões de navegação. Porém, gostaria que, depois de ver o conteúdo deste movieclip de monitor, fosse possível voltar para a animação da timeline principal, no frame seguinte. A dificuldade é que o botão teria que estar dentro do movieclip.

Não conheço nada de AS 3.0 exceto o comando gotoandplay, que uso neste formato:

"instânciadobotão".addEventListener(MouseEvent.CLICK, "nomedafunção");

function "nomedafunção"(event:MouseEvent):void

{

gotoAndPlay("número do frame para o qual quero que a animação vá");

}

No entanto, quando o botão não está na mesma timeline que essa instrução, não funciona, dizendo que a propriedade "instânciadobotão" está indefinida.

Pelo que entendi, o botão precisa ser um objeto no mesmo frame da instrução, para que ela funcione, certo?

Existe algum método de estabelecer um referencial para o botão fora desse frame?

Desde já agradeço a quem responder.

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá hoperipatetikos e seja bem vindo ao fórum!

Em cada MovieClip, existem as camadas (Layers) assim como na palco principal (Stage).

Se você dentro de um MovieClip inserir apenas o comando "gotoAndPlay", entende-se que a ação é referida as layers deste MovieClip. Você pode inserir vários MovieClips no seu filme e executar ações entre eles, exemplo: A partir do MC1, executo ação no MC3, ou do MC5 ação para o MC2, ou palco principal, etc. Mas para isso você deve indicar nas ações o "caminho" do objeto alvo que receberá o comando, no seu caso seria o palco principal, veja o ex:

MovieClip(root).gotoAndPlay("número do frame para o qual quero que a animação vá");

Att.

Compartilhar este post

Link para o post

Agradeço pela resposta, mas ainda me resta uma dúvida:

Se eu quero que um botão dentro de um movieclip execute o gotoandplay na timeline principal, como eu devo escrever o código, já que a variável parece ser o nome do movieclip?

movieclip(root).gotoandplay

Não é isso?

Eu devo substituir, então, "movieclip" pelo nome do movieclip, certo? Porém, se é na timeline principal que eu quero executar o comando, como deve ficar?

Agradeço mais uma vez.

Abraço,

Luiz.

Compartilhar este post

Link para o post

Public2004,

Estive fazendo uns testes e entendi como dar o play na principal. Na verdade, o código é aquele mesmo, sem substituir nada. "root" aponta para a timeline principal, digamos. Não é isso?

Agora criei outro fla para testes. Neste, há duas layers na timeline principal. Em uma, há um movieclip chamado "mc1", na outra, um movieclipe chamado "mc2".

Em MC1, há um botão. Criei uma função para ele do tipo gotoAndPlay, mas quero que ela execute no MC2, levando para o segundo frame do movieclip MC2.

Aí, sim, imagino que "root" deva ser substituído por alguma coisa nesse código. Já tentei colocar "mc2" (entre aspas ou não), mas não deu resultado.

Sabe o que devo fazer?

Agradeço mais uma vez.

Abraço.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.