Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Silvaninha

retornar último registro do grupo

Recommended Posts

Pessoal,

Mais uma ajudinha!

Tenho a seguinte query onde quero exibir somente um registro de cada grupo.

strSQL = "SELECT a.*, b.* FROM mensagens a, usuarios b WHERE a.cod_amigo = '"&codigo_us&"' AND a.cod_usuario=b.cod_usuario group by a.cod_usuario"

Só que ele está retornando o primeiro registro de cada grupo e, na realidade, gostaria que ele exibisse o último registro de cada grupo. Alguma idéia de como poderia fazer isso?

Valeu!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Silvaninha se sua intenção é selecionar apena o ultimo registro tente algo como

SELECT a.*, b.* FROM mensagens a, usuarios b 
WHERE a.cod_amigo = '"&codigo_us&"' AND a.cod_usuario=b.cod_usuario 
order by a.cod_mensagen DESC LIMIT 1;

Pense sempre em outras soluções quando for usar o GROUP BY exige muito do Banco;

Compartilhar este post

Link para o post

Danilo, agradeço a sua ajuda! Na realidade não posso limitar, o que acontece é que existe uma tabela chamada mensagens.

Nela armazeno todas as mensagens enviadas pelos usuarios. Tenho, portanto, dois campos: cod_usuario e o cod_amigo

Se beltrano troca mensagens com fulano, uma hora ele terá o cod_usuario e outra hora o cod_amigo. E vice-versa.

O que quero:

se o beltrano estiver vendo, ele vai ver a última mensagem que fulano enviou a ele.

Se fulano estiver vendo, vai ver a última mensagem que beltrano enviou a ele.

Só que isso é para todos os "grupos".

se troquei mensagens com 5 pessoas, quero exibir as últimas 5 mensagens que recebi de cada um delas!

No sql que postei anteriormente, ele agrupa com odesejo, só que ele mostra a primeira mensagem trocada com cada pessoa. Queria mostrar a última!

Ainda não consegui!

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.